segunda-feira, 19 de outubro de 2009

NO AR... AS AVENTURAS DE RIN-TIN-TIN



Latia grosso e botava a maior moral, salvando todo mundo de ataques de índios, assassinos , forasteiros e contrabandistas. Era no momento de maior perigo que RIN-TIN-TIN surgia para resolver a parada indigesta que os marmanjos da Cavalaria Americana não conseguiam sozinhos por um fim, embora armados e numerosos. Em parceria com o amigo Cabo Rusty, o pastor alemão mais famoso do cinema e da televisão, formava dupla emocionante e terna da mais pura amizade, lealdade e coragem, que marcou pra sempre uma (ou mais) geração (ões) em todo o mundo.

No final dos anos 50, era programa obrigatório da meninada de então, uma jornada televisiva consistente nos fins de semana: Clube do Guri, Teatrinho Trol, Circo Bombril (Carequinha) e as séries Bonanza, Disneylândia e... As Aventuras de Rin-Tin-Tin. Tudo isso no canal 6, TV Tupi. Ai, que bom, hoje não tem aula e tem RIN-TIN-TIN!

Foi em 1954 que o produtor Herbert Leonard teve a ideia de criar um rival para a colie Lassie, que protagonizava com sucesso uma série na televisão americana. Assim, ele foi buscar inspiração no personagem RIN-TIN-TIN, que em 1923 viveu sua primeira aventura cinematográfica no filme “Where The North Begins”, e tornou-se tão popular que salvou a produtora Warner Brother’s da falência. Leonard produziu com a Screen Gems a série western “As Aventuras de Rin-Tin-Tin” de 1954 a 1961. O resultado foi tão positivo que o personagem foi imitado, reeditado e desdobrado em outras redes de TV e na Hollywood com filtro. Mas estes 164 episódios tornaram-se clássicos, e deixaram uma marca definitiva no universo lúdico das crianças da época.

O ENREDO

O órfão Rusty (Lee Aaker) e RIN-TIN-TIN são adotados pela Cavalaria Americana, passando a viver no Forte Apache, no Arizona, no final do século XIX, depois da Guerra da Secessão, onde Rusty recebe o posto honorário de cabo. Seus melhores amigos são: o tenente Rip Masters (James L.Brown), o sargento Biff O’Hara (Joe Sawyer) e o cabo Randy Boone (Rand Brooks). Essa galera enfrentava a pior corja de índios (sim, eles eram vilões terríveis), pistoleiros mal encarados, contrabandistas de uísque e ladrões abomináveis. Mas... na hora que a barra pesava, Rusty soltava o grito salvador:

“A yôôôô ho Rintin!”

e RIN-TIN-TIN resolvia o imbroglio.

LEE AAKER, o Cabo Rusty, ator americano nascido em 1943, atuou em 18 filmes. Estrelou “Benjy” (1951) , dirigido por Fred Zinnemann, ao lado de Henry Fonda. Dois anos depois foi o filho de Geraldine Page em “Hondo” (Caminhos Ásperos), protagonizado por John Wayne.

Eis o pequeno Cabo Rusty adulto .

Mas a estrela da série é RIN-TIN-TIN, que para maior brilho do desempenho canino, o esperto produtor Leonard filmava com 3 cães: o Junior nas cenas com os atores e para a publicidade, outro só para cenas acompanhando a cavalaria e um terceiro, chamado Hey You, para as cenas de lutas.

Pra matar a saudade, o BUCANEIRO mira sua luneta prateada na abertura da série, que foi colorida em 1976, para a reapresentação na rede ABC.
Abram os olhos e sintam.





Fotos e pesquisa: Site Revista TV séries
Vídeo: Divx Video (TMC)

9 comentários:

  1. Olá Buka,eu já era um adulto quando vocês se deliciavam com o heroi canino na tv, mas ví reprises da serie antiga nos cinemas poeira de Fortaleza e os coloridos Lassie de Elizabeth Taylor. Sua hora da saudade é sempre uma delicia.Do velho ator Emiliano Queiroz.

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca esqueci da voz do cabo Rusty. Deveria ser uma criança que fazia a dublagem,
    e eu nunca me esqueci. Acho q ue ficou gravado na minha cabeça porque era da measma idade que o Rusty e eu queria ser como ele, e viver naquele acampamento montando e com aquele amigo o Rintin. Agora eu viajei no tempo, Buca ! Valeu!!
    Adalberto Cesário

    ResponderExcluir
  3. Sempre soube que op Rin-tintin era uma cadela e a Lassie era um cachorrão. Será que é verdade mesmo????? KKKKKKKKKKK!!
    Sol

    ResponderExcluir
  4. meu nome carlos alberto j r sou apaixonado pelo seriado rin tin como less mais podendo ovir ayooooou rin tin e muito bom relenbra uma infansia que ascrianças nao tin tanjta prucupaçao como hoje in felis mente eles nao ten amesma alegria que curti com todos queten aminha idade 44 obrigadfo e quen tiver mais in formasao me comonica

    ResponderExcluir
  5. Quem dublou o cabo Rusty (William Lee Aaker)no Brasil,foi Zezinho Cutolo.O Tenente Rip Masters foi Ronald Batista.Agora,o Sargento O'Hara,me parece que foi o Rolando Boldrin...não tenho certeza.mlmlmarcoslima@gmail.com.

    ResponderExcluir
  6. eu era apenas uma criança que morava no interior do Paraná, e assistir os seriados rintintin pela TV Coroados canal 6, significava deixar de lado o quintal, a poeira e os brinquedos, tomar banho e sentar no sofá! Hah que belos tempos que não voltam atrás!

    ResponderExcluir
  7. It was my favourite serie of my childhood.
    I am 58 years old now

    ResponderExcluir
  8. que sadade dessa série eh tempo bom...

    ResponderExcluir