quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

STUART, UM ANJO NA EDUCAÇÃO



O militante político Stuart Angel, morto em 1971 pela ditadura militar após ter sido preso e torturado nas dependências da Aeronáutica no Rio de Janeiro, tem a sua memória recordada e homenageada, quando acaba de dar nome a uma escola da rede estadual em plena zona oeste, Senador Camará: o Colégio Estadual Stuart Edgar Angel Jones. 1.200 alunos já estudam lá em três turnos.

Quem sabe faz a hora e ela é exata para o merecido tributo, aqui e agora, no momento da instalação da  Comissão da Verdade no Rio de Janeiro, que investiga violações de direitos humanos na ditadura militar, sob o comando do dr Wadih Damous, ex-presidente da OAB.


Dia 1 de abril próximo, data do Golpe, está programada na sede do Dops, Praça Quinze, a solenidade de abertura da Comissão. Na ocasião, acontecerá um desfile de roupas da estilista Zuzu Angel, mãe de Stuart, a primeira estilista a realizar protesto político através da moda em coleção emblemática que retrata a luta corajosa de Zuzu para encontrar o corpo de seu filho, e que será mostrada: estampas e silhuetas bélicas, pássaros engaiolados, balas disparadas contra anjos e anjinhos amordaçados...


A inauguração do Colégio Stuart Angel aconteceu na  ensolarada manhã de segunda feira, dia 25. A jornalista e atriz Hildegard Angel, a maior guerreira pela memória de seu irmão e de sua mãe, comandou as homenagens bastante emocionada, ao lado de Nelson Rodrigues Filho, ativista político e companheiro de Stuart, do secretário municipal de Meio Ambiente Carlos Alberto Muniz e do secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia.


Descerrando a placa no auditório lotado de convidados, aparecem o deputado Glauber Braga, a diretora Kátia Isabel de Lima Costa, o secretário Wilson Risolia,  Hildegard Angel e Cidinha Campos emoldurados pelo banner do inspirado quadro de Glauco Rodrigues: Stuart flexado em tons suaves e pastéis da paz.


Uma caravana de cem convidados partiu do Porcão da Gávea, no Jóckey Clube, para o evento, a bordo de três ônibus munidos de picolés, esperança, solidariedade e de um possante ar refrigerado. Os caminhos estavam livres para Stuart, pois tudo foi leve e suave na nave... Entre as presenças luminosas, a jornalista Liliana Rodriguez, a  deputada Alice Tamborindeguy e a secretária estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.


O ator Bemvindo Sequeira, contemporâneo de Stuart, o ator e ex-vereador Antonio Pitanga, que propôs o nome do Túnel Zuzu Angel, e o polivalente Haroldo Costa, o eterno Orfeu Negro, prestigiaram.


A atriz e escritora Neila Tavares, autora do elogiado espetáculo “Oh, Nelson Rodrigues, que adoráveis criaturas”, de volta no Sesc-Tijuca, não parou um só minuto de conversar com Nelsinho, seu velho amigo, no link zona sul-zona oeste. Neila foi amiga de Nelson Rodrigues que para ela escreveu uma de suas últimas peças: "O Anti-Nelson Rodrigues".


Maria Lucia Dahl, cronista e  atriz atuante no Cinema Novo e no teatro engajado, foi casada com o líder estudantil Marcos Medeiros, com quem teve sua única filha, a também atriz Joana Medeiros. Eliana Pitman emplacou “Viola Enluarada” nos brabos anos de chumbo: “a mão que toca um violão se for preciso faz a guerra, mata o mundo, fere a terra...”


O jornalista Miro Lopes é irmão do inesquecível Tim Lopes e de Tânia Lopes, uma nova força política que promete decolar neste ano. O blog do Miro foi um dos mais acessados no ano passado  e é prestigiado em peso pela ala jovem da web.


O dinâmico Anselmo Silva distribuiu picolés nos ônibus. Haroldo Costa aderiu.


Mary Carvalho, secretária de Hildegard Angel, cuidando de tudo com esmero de grande profissional.

           
 Hildegard fez um discurso emocionante e emocionado. E contextualizou a homenagem com brilho: “...Essa inauguração  tem um significado especial porque ele era um estudante, a História do Brasil ainda não está contada nas escolas. Eu fiz questão de estampar as camisetas com o rosto dele porque não vejo sentido em ver os jornais brasileiros recorrendo a rostos de mártires estrangeiros, como Martin Luther King e Che Guevara, quando temos o Stuart e tantos outros mártires recentes, que nossa juventude não conhece o rosto.”


Nas primeiras filas, Luiz Carlos Lourenço, Celina Farias, Dino Trappetti, Beth Winston,
Maísa Vasconcelos, Miriam Gagliard, Gabriela Itagiba, Vera Donato e Antonio Pitanga.
As presenças ilustres se misturavam a representantes da UNE, da CUT, do Partido da Juventude da Pátria Livre, integrantes da Ong ComCausa, jornalistas, paparazzi, autoridades e estudantes do Colégio Stuart Angel, além das personalidades citadas acima.

Outras presenças ilustres que abrilhantaram a festa: Pedro Grossi, Mário Priolli, Dalal Aschar, José Ricardo Tostes, Tininha e Gilda Tostes, Fátima Raggio, Elcio Hime, Lucília Lopes, Márcia Veríssimo, Vera Bocayuva, Kátia Leite Barbosa e...
José Carlos Jesus Abreu, o companheiro de Stuart na UFRJ, que através da associação de moradores sugeriu o seu nome para a homenagem.


Hildegard Angel  teve em seu marido Francis Bogossian, presente o tempo todo ao seu lado, apoio incondicional no alicerce do evento.                


Stuart Angel,  anjo que pousa na zona oeste para iluminar  jovens estudantes.
Mártir como Sebastião e Tiradentes, 
dez vidas tivesse, dez vidas daria... Ave!
 

domingo, 17 de fevereiro de 2013

POSTER DA SEMANA



djenane machado


O PAPA VAZOU


Por muito pouco a notícia da renúncia do papa Bento XVI  não superou o noticiário da festa máxima do paganismo, o carnaval brasileiro. Mas no resto do mundo esse foi (e continua sendo) o assunto das manchetes principais desde 11 de fevereiro último quando Sua Pontífice anunciou repentinamente a retirada de cena.

Fazem 600 anos da última renúncia papal,  o que deixou o mundo surpreso e até perplexo...a alegação foi a saúde, pela idade avançada – 85 anos – artrite, artrose e uma cirurgia há tres meses realizada que o colocou a bordo de um marcapasso. Mas o mundo se divide na veracidade de tal argumento, já que surgiram questionamentos sobre possíveis  problemas políticos por trás da decisão.


A polêmica passa pelo banco do Vaticano -  em crise por problemas de lavagem de dinheiro - e casos de pedofilia de padres que teriam sido encobertos na gestão atual.
Bento XVI nomeou na semana passada um novo presidente para o banco, o alemão Ernst von Fleyberg que, segundo a imprensa mundial, faz parte do quadro executivo do estaleiro alemão Blohm + Voss envolvido na produção de embarcações para o governo nazista.


A bola de neve aumenta quando (o Vaticano nega mas...)  a mídia e a internet divulgam abertamente a fotografia de Ratzinger adolescente na carteirinha da juventude hitlerista.
Sinistro...


O teólogo Leonardo Boff  vê o caso do papa cercado de ambigüidades: “Uma coisa é o Ratzinger professor acadêmico que era extremamente gentil e inteligente, e amigo dos estudantes; outra é Bento XVI que exercia função autoritária e centralizadora, sem misericórdia com homossexuais e adeptos da camisinha...”

A Teoria da Libertação, movimento de teologia política que engloba diversas correntes de pensamento, absorvendo crenças das religiões do Oriente, da Umbanda, do Espiritismo, do Islanismo e do Xavanismo, é certamente o principal entrave entre Boff e Bento XVI. O movimento interpreta os ensinamentos de Jesus Cristo em termos de uma libertação de injustas condições econômicas, políticas e sociais.

Pela autoria do livro “Igreja, carisma e poder”, Boff foi punido pelo Cardeal Ratzinger quando era frade franciscano: “Eu tive que sentar na cadeirinha onde sentaram Galileu Galilei, Giordano Bruno e tive que enfrentar os procedimentos de um processo doutrinário...”


O conclave que vai eleger um novo papa acaba de ser antecipado. Inicialmente seria entre 15 e 20 de março.  Neste sábado o porta-voz Federico Lombardi declarou que ele pode ser acelerado. A reunião em clausura que acontece após a morte ou a renúncia do papa, tem a participação de todos os cardeais do mundo com menos de 80 anos. Hoje existem 117 ‘eleitores’, seis deles brasileiros.

As especulações rolam soltas, mas seja quem for eleito, garantem os mais céticos (ou realistas)  três assuntos-tabus permanecerão imutáveis para a Igreja Católica: os anticoncepcionais (no controle da natalidade), o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a Célula-tronco.

 

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

TUDO CABE NUM BEIJO...




13 de fevereiro, 4 anos do BUCANEIRO PRATEADO. Na contextualização, a Quarta Feira de Cinzas... início do Ano da Serpente... a Quaresma... a purificação, o renascimento, a superação. Celebração da vida!
              

Direto da mitologia egípcia, a Fênix é o pássaro mítico de um esplendor sem igual que entrava em auto-combustão e renascia das cinzas. Penas brilhantes, vermelhas, douradas. A vida longa  e seu dramático renascimento das cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual. A Idade Média fez da Fênix o símbolo da ressurreição de Cristo.


Tempo da Quaresma - do latim quadragésima, período de 40 dias que antecedem à festa do Cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo celebrada no domingo de Páscoa. Tempo de jejum, tempo de reflexão, quando os cristãos fazem a comparação de suas vidas e a mensagem expressa nos Evangelhos. Essa comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e para o crescimento pessoal. Fé, Foco, Força!


Se oriente, rapaz. Baseados no calendário lunar, os chineses e sua sabedoria infinita decretam 2013 o Ano da Serpente, quando nos sentiremos protegidos por nossa própria sabedoria. Por outro lado, nada tranquilinho, o Ano da Serpente costuma ser imprevisível.Deve-se levar em conta que uma vez que a serpente se desenrola para atacar, ela move-se como um relâmpago e nada pode ser mais repentino e devastador do que ela.

Toda atenção é pouca, ver onde pisa e ser cauteloso contam pra caramba. Um ano dedicado à reflexão, a procura por respostas.


Alda, minha mãe. Me deu a vida e alegria de viver. A ela agradeço todos os dias às 11.30h algum otimismo que ainda permanece. Agradeço também a meu pai Mauricio e aos meus padrinhos inesquecíveis, Scyla e Dorival. Gracias à la vida.



Somam-se 23 anos que Isabel Ribeiro partiu para a eternidade naquele sábado 13 de fevereiro de 1990. Mas sua luz nunca partiu, ao contrário, cintila como estrela permeável em circuito magnético no velho coração do pirata.


A TODOS OS BLOGUEIROS  QUE NOS PRESTIGIAM,
AGRADEÇO A CONVIVÊNCIA NESTES 4 ANOS !

BEIJO DO
BUCANEIRO PRATEADO

                        

domingo, 3 de fevereiro de 2013

AQUELE QUE SABE VIVER...MODESTAMENTE



Não tem como deixar passar em branco o cinqüentenário do filme “Il Sorpasso” /“Aquele que sabe viver” de Dino Risi (1922-2008), delicioso road-movie realizado em 1962 e que influenciou gerações, a começar pela minha.

Amarcord, cara pálida...quando eu era garoto 'e amava os Beatles e os Rollings Stones', assisti  com um grupo de carinhas da minha turma o filme no Roxy, e naquele momento crucial de descobertas, ele caiu como dinamite nas nossas cabeças. Saímos do cinema  mais adolescentes do que quando entramos. Para digerir sensações tão avassaladoras assimiladas, me lembro que ficamos horas sentados  na praça, ali na Lagoa, lembrando das cenas, diálogos, frases...
      

A bordo de uma possante Lancia Aurélia B24, Bruno e Roberto, dois recém desconhecidos de temperamentos e mundos opostos, quebram a solidão de um domingo dando um rolé pelas ruas de Roma. O farrista inconseqüente  Bruno é Vittorio Gassman (1922-2000) e Roberto, o estudante tímido, Jean-Louis Trintignant.  Os dois  tornam-se amigos na dualidade e na velocidade da pista, revelando que os opostos realmente se atraem.


Aquele que sabe viver, sabe viver? É o que a gente se pergunta o tempo todo. Fascinado pela personalidade hedonista de Bruno, tanto Roberto quanto o público mergulham cúmplices nas tiradas e posturas do fanfarrão. Gassman está absoluto na pele de Bruno.


Jean-Louis Trintignant não fica atrás, nem em carisma e nem em beleza com seu partner. Desenha com tanta sinceridade seu Roberto que dá igual peso à dupla protagonista. Show de atuação. No momento, Trintignant protagoniza “Amor” de Michael Henek aos 83 anos.
           

Catherine Spaak, atriz e cantora super prestigiada na época, só aparece nos vinte minutos finais do filme, mas sua beleza e juventude iluminam a tela na pele da filha de Bruno, Lilly. Colírio, uma deusa.
  

O roteiro impecável de Ettore Scola e Roggero Maccari foca com maestria o contraste dos  universos dos protagonistas, seguindo a ironia afiada do grande Dino Risi, socialista convicto e admirável diretor de comédias. A seqüência no restaurante quando Bruno tira sarro com a mulher do comendador – Franca Polesello – com quem mantém escusos negócios, sempre foi a mais marcante do filme. Ele, seguro e debochado, responde a ela quando é saudado por sua virilidade: “Modestamente...”



                       

Quem já viu, merece um replay. Quem não viu, o DVD está à venda direto pela internet. Além de ser considerado cult, trata-se de um dos mais importantes filmes de todos os tempos. Modestamente, claro. Premiado duas vezes em 1963, em Mar del Plata e pelo  Sindicato dos Críticos, Gassman também ganhou o Melhor Ator do ano. A crítica social, o humor corrosivo, a compreensão profunda das fraquezas humanas e a consciência melancólica da passagem de tempo, são algumas das questões refletidas neste arraso de filme.


On the road again, onde a dupla solta os bichos ao vento na velocidade da vida...Hoje, na flor da maturidade (hehehe), reflito sobre Bruno no prazer individual e imediato como  único bem possível e com a única intenção de se dar bem...  A postura escancarada que foi um grito de liberdade na Itália (e no mundo) de então, nos tempos atuais, me soa fora do eixo, cuja ultrapassagem (il sorpasso) pode ser uma faca de dois legumes. 
Ultrapassar é hoje mais se superar do que passar os outros pra trás, né não?

Bruno e Roberto deslizam pela estrada confiantes e excitados pela repentina parceria e o preenchimento  das respectivas solidões... As gags são impagáveis. Risi tira onda até com Michelangelo Antonioni, diretor italiano que brilhava  naquele 1962, dizendo através de Bruno/Gassman que dormiu durante a exibição de “O Eclipse”, ode à incomunicabilidade, ao contrário desta comédia dramática genial.



Saber viver neste mundo...Modestamente


                       

sábado, 2 de fevereiro de 2013

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

MANOS E MINAS E A NOVA ESPÉCIE



Está circulando na web um post sobre uma nova espécie que surge no raiar do século 21, que identifica o polêmico Funk Viajei na Teoria da Evolução da Espécie do naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882) e acho que... ela pode ter caducado. Ele agora tem que virar o MC Darwin. Só.  E as minas pira...
    

‘Os indivíduos desta nova espécie são conhecidos como Homo sapiens semi-erectus impretabiles e surgiram por evolução natural descendente, a partir de indivíduos Homo sapiens que passaram a assumir constante postura encurvada,
         


fala incompreensível, mastigação contínua de chicletes, audição constante de músicas de péssimo gosto em volume semi-letal
  

e movimentos espasmódicos de extremidades superiores que, segundo recentes pesquisas científicas, acarretam o surgimento de pernas mais curtas e um único e repugnante modo de caminhar sempre com as pernas abertas e arrastando os pés.


Comprovou-se que esta marcha peculiar, também conhecida como "arrasta-forquilha", afeta seriamente as funções cerebrais. Por isto, nunca espere destes indivíduos qualquer contato com os olhos ou comunicação verbal inteligente. Além disso, a observação demonstra que a maioria  absoluta dos indivíduos desta nova espécie 


recebe cesta-básica, vale-transporte, vale-refeição, bolsa-família, bolsa-escola, salário-desemprego e toda espécie possível de ajuda do governo e, o pior de tudo, infelizmente, são muito férteis!!!


Além disso, possuem veículos velhos e imprestáveis q pouco valem, mas, com instalações sonoras caríssimas para reprodução de raps, axé, punk/pancadão de estourar os tímpanos de toda vizinhança.'