terça-feira, 24 de março de 2009

CAFOFO DA POESIA – 4 –


Escorpião, filho de Oxóssi e Oxalá, JORGE SALOMÃO nasceu em Jequié, Bahia, há 62 anos atrás. Estudou Ciências Sociais, Filosofia e Teatro com Luis Carlos Maciel na Universidade da Bahia. Dirigiu peças, e em 1969 mudou de mala e cuia para o Rio de Janeiro. Participou da revista Navilouca, criada por seu irmão Wally Salomão e Torquato Neto. Com quatro livros publicados, Mosaical, O Olho do Tempo, Campo da Amerika e Sonoro, tem na manga da camisa mais quatro livros inéditos, aguardando lançamento. JORGE é um agitador cultural, está sempre inventando novidades, por isso mesmo é um habitué na mídia antenada.
Ano passado lançou o dvd poético “Cru tecnológico” e viajou com pocket show por cidades do nordeste e sul.
Com músicas gravadas por Marina Lima, Adriana Calcanhotto, Zizi Possi e Cássia Eller, tem novas letras engatilhadas.


SECO
de Jorge Salomão


Pareço um leito enxuto de rio

sem chuva nem vegetação

seco

igual a carne seca

fruta seca

um som seco

sem babados

direto

despojado

informação seca

como um canto sem acompanhamento

com a goela seca

seco

batendo na terra

buscando algo

que não seja seco.




Do livro Mosaical (1996) de Jorge Salomão.

terça-feira, 17 de março de 2009

O TIGRE CRISTIANO RONALDO





O cara do momento é ele: CRISTIANO RONALDO, eleito o maior jogador de futebol do mundo pela FIFA World Player 2008 e FIPPro , o Bola de Ouro atribuído pela France Football e o melhor marcador da Europa e da Liga dos Campeões (Botas de Ouro). “Ser o melhor do mundo é um grande sentimento, mas não muda nada na minha personalidade, nas minhas características e na minha ambição. Continuo a ser o mesmo de sempre”, declarou ele à televisão inglesa. Estrela maior do Manchester United, entrou para o clube em 2003, comprado do Sporting, e renovou contrato em 2007 até 2012. Com passe valorizado em 100 milhões de euros, ele declarou a respeito: “Jogadores especiais valem isso ou mais, estou de acordo. Quando se é bom, especial, tem de ser mais caro que os outros.”




Vamos dar uma geral no Tigre, como é chamado por sua agilidade e ferocidade em campo, e focar o momento de ápice na carreira de um vitorioso atleta, revelando um pouco da sua personalidade, paixões, estilo de vida e bom humor presentes na vida de um bem sucedido jovem de 24 anos. Seu carisma pode ser medido pela repercussão mundial na internet, onde ele é unanimidade, principalmente entre a mulherada, ( o moleque é um príncipe ), torcedores e crônica especializada. De uma maneira geral, o reconhecimento por seu talento reverbera em todo o mundo, seja para considerá-lo superior ao nosso Kaká, seja para receber escancaradas declarações de amor pelo público feminino e gay. Com o status de melhor do mundo, sua vida é monitorada passo a passo. CRISTIANO RONALDO é flagrado todo instante, seja namorando na praia, seja fazendo propaganda vestido de mulher, seja em boates, no meio da rua e em restaurantes. Os paparazzis deitam e rolam.




Dizem que Michelangelo ao terminar de esculpir o seu David, não resistiu diante de tamanha perfeição e gritou:”Parrrla!” A beleza física do Tigre não chega a tanto mas o cara arrasa o quarteirão com as “miúdas” nos 1.84 de altura e 78 quilos bem distribuídos. Tornou-se um autêntico metrossexual, cuidando do seu guarda-roupa, do corpo, da pele, dos cabelos, das sobrancelhas. Segundo sua ex-namorada Nereida Gallardo, que foi dispensada pelo celular depois de 8 meses de namoro, “ele gosta de ter seu corpo suave, e usa até creme depilatório para ficar todo liso, assim como montes de cremes hidratantes cobrindo o corpo. A casa dele é cheia de espelhos, ele passa horas a contemplar-se.” Isso é um prato cheio para a imprensa vender jornais e revistas, como o jornal inglês Daily Mail recentemente comentou, “CRISTIANO tem flertado demais com seu lado feminino.”




Desdobrando tudo isso, está o homem de negócios. Estrela publicitária da Nike, CRIS RONALDO abriu a loja CR7 no Funchal, onde nasceu, gerenciada por suas irmãs Elma e Liliana Cátia. Além de roupas com as últimas tendências da moda, se vende de um tudo: tênis, posters, camisas, jeans, tanto na loja quanto na internet. O Calendário 2009, recheado de fotos sensuais, também faz parte do pacote do marketing bem armado. Vai a dica do site para vocês: www.cr7.pt.vu
No momento está aguardando aprovação da prefeitura da Ilha Porto Santo para seu investimento como hoteleiro: um resort de luxo 7 estrelas, que é o número de sua camisa no Manchester, e que se chamará também CR7, investimento estimado em 70 milhões de euros. O apê que reside, vigiado 24 horas por paparazzis, está avaliado em 4 milhões de euros. A paixão por carros é um de seus hobies: possui um Audi R8, um BNW e o xodó, um tremendo Rolls Royce Phanton. Em janeiro passado teve destruída a sua Ferrari quando se dirigia para o treino. O sortudo saiu ileso.




A rapidez nos passes e o malabarismo que faz com a bola fascinam a todos, desde torcedores do Manchester até a torcida do Flamengo! É um tigre ágil que atravessa o campo e dá tiros monumentais, com fôlego de leão e leveza de garça. Suas pernas compridas e inquietas fazem a diferença. Alguns invejosos de plantão acham que ele joga com uma teatralidade falsa. A sensualidade natural que emana, fala tão alto quanto seu talento de “golden player”. As mulheres paqueram, o assédio é constante. Sedutor que não precisa piscar um olho sequer para uma conquista, tem namorado bastante. Virou símbolo sexual gay, um público fiel e exigente. No blog Entre Homens UOL é o favorito nas opiniões e comentários. Um dos bloguistas, Enrique, comenta: “delicia, tesudo, o cara parece que sabe que deixa a gente tarado.” Na enquete sobre quem é mais gostoso, ele ou Kaká, uma Silvinha diz: “Ah, que pergunta cretina. Cris Ronaldo, né? Muito gato, tesão puro, perfeito!”


Com a cabeça feita e nem aí pro que dizem, ele encara um salto alto na boa, quando tem de filmar comercial em plena externa. Depois de muitas especulações sobre com quem está transando, ele foi flagrado com a jovem OLIVIA SAUNDERS, entrando no seu carro na porta de sua residência em Manchester. Olívia, ou Liv para os mais chegados, tem 18 anos e cursa o primeiro ano de administração na universidade da cidade.





A louraça conheceu CRISTIANO RONALDO na boate em que trabalha como promotora de eventos. Comenta-se que o encontro foi tiro e queda, deixou o cara vidrado até conseguir chegar perto. Disse a imprensa lusa: “Ela é uma miúda espantosa, Ronaldo não conseguiu arredar o pé e nem tirar os olhos dela.” Olívia mora numa república onde divide apartamento com outras estudantes. As amigas estão vibrando com o namoro que já dura 2 meses.



Todo ídolo que se preza lança moda. Com o Tigre não poderia ser diferente, e assim sendo, o terço no pescoço que tem exibido em seu peito liso e luzido tem chamado a atenção e criado adeptos. Sobre sua religiosidade nada consta nas biografias, mas... proteção é sempre bom. O fato é que o terço virou bom produto na CR7, e vende bem. Por menos de 6 libras os internautas podem comprar o plastic rosary beads Ronaldo. Com apoio do imenso fan clube virtual, o link está feito. Não chega ser um modismo, mas passa perto.

Pra fechar a tampa, vejam na velocidade do tigre um pouco da destreza do felino CRISTIANO RONALDO. Produzido pela Soccergirl245.






terça-feira, 10 de março de 2009

BUCANEIRO NA MÍDIA


O Buka está todo prosa porque saiu na Heloisa Tolipan do Jornal do Brasil. Eu que me despojei de toda vaidade, fui traído, estou me sentiiindo! Afinal não é pra qualquer um aparecer na coluna mais charmosa do pedaço. E a luneta prateada do Buka, devidamente polida pelo webdesigner Marcelo Bizzo, está mirando a Tolipan direto. Não só a coluna diária, como também a da Revista O Domingo e o blog na primeira página do JB Online. Por isso eu fico por dentro dos lances e inserido nos contextos & babados, tá ligado?
HelÔ, um beijo com sabor de morango!






CAFOFO DA POESIA - 3 –


É sangue novo na poesia. O liquidificador do Bucaneiro quer vitaminar geral propondo um rodízio de identidades, praias e conceitos poéticos.
Hoje é a vez de um cara jovem, independente, carioca de 1981, nascido na zn e hoje morador da zs, Copacabana. Jamais participou de qualquer grupo ou oficina de poesia. Escreve desde os 13 anos e freqüentou primeiros períodos de diferentes cursos, Comunicação social, Ciências biológicas e Ciência da computação, atualmente estuda gastronomia na Uni-Rio. Acaba de editar por conta própria seu primeiro livro de poesias:
Abusos Declarados. Abusado de carteirinha, sabe esgrimar as palavras.
Com vocês, Flávio Bougleux Lino.


Jus
de Flávio Bougleux Lino


Antecedente à sua tentativa

lembre-se, concentre-se

essa não é sua máscara definitiva.

Invista na porcaria da sua vida

seja digno de integrar-se

ouse desadestra-se, esforçar-se

conte suas histórias

recorde suas viagens.




É sua bagagem impecável

crie quando o assunto for indomável

seja melhor, inacreditável.

Pense nos caminhos que vai sugerir

seus planos estão prestes a regredir

seus castelos vão cair

imagina se em teus meios

soubessem a verdade

sobre suas pobres vaidades

medíocres falhas

você sem asas, com crises.


Memorize, focalize

transformou-se num deslize.

Tenha pressa, pode virar tudo pó

as conseqüências podem tardar

mas sugiro não rir de se esbaldar

desprevenir-se é pior.


Do Livro Abusos Declarados
de Flavio Bougleux Lino
www.flaviobougleux.blogspot.com

Ilustração: cartão publicitário zowie sapatos
www.zowie.com.br



segunda-feira, 2 de março de 2009

CHICO MENDES ESTÁ VIVO !



Renasce no jobiniano Jardim Botânico, Rio de Janeiro, a figura de um dos maiores brasileiros de todos os tempos: Chico Mendes (1944-1988). Desde 10 de fevereiro até 15 de março, o Sistema Fecomércio RJ (Sesc, Senac) apresenta a Exposição 20 Anos Sem Chico Mendes no Museu do Meio Ambiente, com curadoria de Elenira Mendes, sua filha e presidente da Fundação Chico Mendes.

Chamado de “Gandhi dos trópicos” pelo jornalista Zuenir Ventura e “Che Guevara da América Latina”, segundo o jornal The Guardian, as comparações reverberam a dimensão exata deste brasileiro extraordinário da História de nosso país. Quiçá, do mundo. A partir de sua corajosa luta pela causa dos seringueiros, contra o desmatamento da Amazônia, até o monstruoso assassinato em que perdeu a vida, a sua trajetória de anti-herói atingiu repercussão internacional. E aconteceu uma virada na História. Não que hoje a Amazônia esteja salva, basta abrir jornais e revistas que deparamos com ações descabidas e constatações absurdas de que o “pulmão do mundo” continua baleado, sofrendo (ainda) desmatamentos na calvíce que lhe restou. Mas foi a partir da sua interferência na História que todos abriram os olhos e se tocaram do bárbaro e covarde extermínio que o meio ambiente foi (e é) atingido.





PERFIL SÍNTESE

Nascido no seringal Porto Rico, Xapuri, em 15 de dezembro de 1944, Francisco Mendes Filho, o Chico, tornou-se seringueiro ainda criança, acompanhando o pai. Visionário que aprendeu a ler os 20 anos, foi à luta com determinação, unindo os interesses dos índios e seringueiros em defesa da floresta, defendendo a criação de reservas extrativistas que preservam as áreas indígenas, garantindo assim a reforma agrária desejada pelos seringueiros, e a produção auto-sustentável para as famílias da região.
Como líder sindical fundou em 1975 o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Basiléia. No ano seguinte participou da lutas dos seringueiros para impedir desmatamentos e organizou várias ações em defesa da posse de terra.

Sempre perseguido por fazendeiros e políticos que o acusavam de incitar posseiros, sofreu prisões e até tortura. Em 1981 assume a direção do Sindicato de Xapuri. Foi vereador em 1978 mas não conseguiu se eleger como deputado. Com o surgimento do PT, Partido dos Trabalhadores, transformou-se em um dos seus fundadores e dirigentes no Acre. Participou de comícios e manifestações ao lado de Luiz Inácio da Silva. Sua luta atingiu reconhecimento internacional, recebendo da ONU, em 1987, o Premio Global 500.
Casado com Ilzamar e pai de dois filhos, Sandino e Elenira, Chico realizou alguns de seus sonhos ao assistir à criação das primeiras reservas extrativistas no Acre, e conseguir a desapropriação do Seringal Cachoeira, de Darly Alves de Souza, em Xapuri. Foi quando as ameaças de morte se tornaram freqüentes. Chico denunciou o fato às autoridades, deu nomes e pediu proteção policial. Nada aconteceu.
Em 22 de dezembro de 1988, um tiro de espingarda matou Chico Mendes na porta de sua casa. Darly Alves e seu filho Darci foram apontados como mandante e autor do crime, respectivamente. Em 1990 foram condenados a 19 anos de prisão. Fugiram da prisão em fevereiro de 1993 e só foram recapturados três anos depois. Em setembro de 2008 a Justiça (sic) concedeu o direito de prisão domiciliar para Darly, hoje com 71 anos.


A EXPOSIÇÃO

Lembrar a corajosa trajetória de vida de Chico Mendes a essas alturas do campeonato é signo forte de lucidez. Mesmo não se tratando de uma comemoração, a Exposição 20 Anos Sem Chico Mendes torna-se oportuna em momento crucial para a causa ecológica.
Chico Mendes deve ser a maior inspiração para o Ministro Carlos Minc e seus colaboradores do Meio Ambiente, assim como a melhor referencia de um passado recente que fincou bandeira, e que deixou um rastro de coragem e de caminho percorrido.
A curadoria da Exposição é assinada por sua filha Elenira Mendes, cuja proposta é manter viva a sua memória de luta em defesa da floresta e mostrar para as novas gerações que todas as idéias do pai permanecem vivas. Além da exposição do acervo preservado pela Fundação Chico Mendes de objetos pessoais e prêmios recebidos pelo grande brasileiro, ações de conscientização de preservação ambiental estãos sendo realizadas no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico por meio de contação de histórias. O livro Chiquinho e sua Turma de Walquiria Raizer, com ilustrações de Ziraldo, está sendo lançado, e narra os fatos ocorridos de maneira romanceada, transformados em fábula para o público infanto-juvenil.

Para a revista SESC-Rio, coordenada por Joel Ghivelder, onde pesquisamos sobre a Exposição, Elenira Mendes afirma que seus desafios atualmente são levar adiante o legado de Chico Mendes, mantendo viva sua memória, e prosseguir lutando. E sintetiza com sensibilidade: “Há uma frase dele de 1988 que diz o seguinte: “No começo achei que estava lutando para salvar seringueiras, depois a floresta amazônica, mas agora percebi que minha luta é para salvar a humanidade”... Eu tenho a sensação de que meu pai ainda vive. Ele vive no coração das pessoas que ainda sonham, que ainda lutam, das pessoas que estão na floresta, que ainda brigam para sobreviver.
Eu creio que meu pai ainda vive nos nossos corações”, arremata com a voz e o olhar serenos.




Bucaneiros de todas as gerações, uni-vos! É hora de oxigenar nossos corações, aplicar a garotada, e dar um rolé saudável no Jardim Botânico, a floresta do Tom, do D.João e, agora, do Chico.

Ilustrações : Gláucia de Barros
Arte final : Marcelo Bizzo