O assunto do dia é o aniversário de FERNANDA MONTENEGRO, chegando aos oitenta anos com a dignidade que pontuou sua vida pública – é a maior atriz do Brasil – entrelaçada por sua também vitoriosa trajetória pessoal de mulher, mãe e cidadã.

Não tem brasileiro que não se orgulhe desta artista querida, nascida debaixo dos trópicos, mais precisamente no subúrbio de Campinho, perto de Cascadura (RJ), e que tornou-se conhecida nacionalmente através da televisão, do teatro e do cinema, veículos que domina desde cedo. Arlete Pinheiro deu lugar à FERNANDA MONTENEGRO quando ela precisou de pseudônimo para assinar textos para a Rádio Ministério da Educação (MEC), onde começou carreira como locutora aos 15 anos. E o nome deu sorte, imprimiu soberania e força em sua carreira.



Seus 2 filhos herdaram o talento e a vocação dos pais: Fernanda Torres é atriz atuante, moderna, mutante, carismática. Cláudio Torres é diretor de filmes reflexivos e contemporâneos. A grande família atuou junto em “Redentor”, instigante filme de estréia de Cláudio, co-roterizado por Fernandinha, com Fernanda & Fernando no elenco.

Em 1959, assumindo o nascimento do grupo Teatro dos Sete, planta um marco no teatro brasileiro com a montagem de “O Mambembe” de Arthur Azevedo e José Piza, dirigido por Gianni Ratto, no Teatro Municipal. Com numoroso elenco, onde aparece ao lado de Graça Moema, Sérgio Britto e Ítalo Rossi (foto), a peça arrebata a temporada carioca.

Atualmente em cartaz com “Viver sem tempos mortos” no Teatro Fashion Mall, dirigida por Felipe Hirsch, traz para o século 21 a talking head Simone de Beauvoir em espetáculo recital imperdível.
Deixo aqui o beijo do Bucaneiro pra ela. Tenho certeza que o Brasil está todo saudando esta data, marcante para todos nós, privilegiados pela contemporaneidade e grande admiração que nutrimos. Ave, FERNANDA !
Fotos e pesquisa: site Uol
Foto O Mambembe: Acervo Sérgio Britto
Deixo aqui o beijo do Bucaneiro pra ela. Tenho certeza que o Brasil está todo saudando esta data, marcante para todos nós, privilegiados pela contemporaneidade e grande admiração que nutrimos. Ave, FERNANDA !
Fotos e pesquisa: site Uol
Foto O Mambembe: Acervo Sérgio Britto
Foto Viver sem tempos mortos: Guga Melgar
Parabéns!!!! Grande atriz e pessoa íntegra que honra os artistas brasileiros.Sou fã dela a muito tempo, é a glória!!
ResponderExcluirCelina Soares
Vi várias peças no teatro com ela e no cinema também, novelas e na televsiaão eu nunca esqueci quando fez Joana Darc. Que lembrança inesquecivel.
ResponderExcluirGeraldo Galocha
FERNANDA MONTENEGRO, PARABÉNS!!!!Muita saúde,paz,e todo nosso carinho e amor a você.Oi Buca,o bucaneiro é o máximo em suas lembranças e homenagens.Do fã NATAL LUIZ.
ResponderExcluirAcho que ela é tão sem vaidade que estranho ser atriz mesmo sabendo que é fenomenal, mas esses de agora então são cheios de glamor impavanados.Eu acho que eles deveriam mirarem-se neste espelho.
ResponderExcluirDe Narciso Serpa deMACAÉ
GOSTEI DE SABER QUE VOCÊ, COMO EU, É AQUARIANO. EM RELAÇÃO À FERNANDA MONTENEGRO O REPERTÓRIO MUNDIAL DE ELOGIOS NUNCA ESTARÁ SATURADO. QUE BOM EXISTIR GENTE COMO VOCÊ. QUANTO A PEGAR ONDA NO ARPEX, JÁ NÃO POSSO PORQUE PODEM ME TOMAR POR UMA BALEIA DE PRANCHA. ADOREI O SEU BLOG. O MEU É: CLAUDIOMIROLHO.BLOGSPOT.COM
ResponderExcluir