A presidenta Dilma Rousseff surpreende e avança. Com elegância e discrição vai comendo pelas beiradas, adentrando seus primeiros meses de mandato, pulso forte e sorriso nos lábios. Está se adequando, manejando a pedras do tabuleiro com uma sabedoria própria das mulheres, um jeito de governar nunca visto neste país machista.
Alguns torcendo pra dar errado, e mesmo assim, do episódio Palocci, por exemplo, ela fez do limão uma limonada. Sacou do bolso do tailleur mais duas mulheres para o seu exército pink, estrategicamente situadas na linha de frente de ataque, e engrossando fileiras.
A pesquisa Datafolha acaba de lhe confiar 49% de aprovação – ótima ou boa – e 64% de concordância com a participação do presidente Lula nas decisões de seu governo. Oposição e parte da imprensa, perplexos, vestiram a saia justa que atribuíam a ela.
O jornalista Ricardo Noblat publicou na sua coluna em O Globo caricatura de Dilma cercada por Ideli Salvatti e Gleisi Hoffmann com expressões carrancudas e calçando sapatões pesados, abrutalhados e pejorativos. Não sacou que a elegância da nossa presidenta jamais permitiria vestir tanques nos pés, mas sim um bom scarpin, de salto alto sim, mas fino e de bom gosto, que dá a ela e às companheiras uma postura de legitimidade feminina para qualquer enfrentamento....Sem jamais perder a ternura.
O povo não é (mais) bobo, ele está vendo com os olhos bem abertos o crescimento do país e a sutileza de uma mulher que não precisa de estereótipos para mostrar a sua força. Gente coisa é outra fina.
Foto 1: Pintura de Romero Britto
O panorama politico está tumultuado com tantos acontecimentos se sucedendo numa rapidez louca. Estou exausta, porque pra acompanhar voce tem que ligar na tomada eprestar atenção sem parar.
ResponderExcluirContinuo com a Dilma,ela tem me encantado com a cautela e asidéias próprias. Silvia Mendonça
Parece que é um trio poderoso esse> Espero que ajude a botar ordem na casa, por quea dona Dilma recebeu um presente de grego.
ResponderExcluirCarmem Monteiro da Veiga
O matriarcado sempre foi absoluto na nossa sociedade. E agora com a era Dilma agora éque sãop elas!!!! Eunice Oliveira
ResponderExcluirEla é catalisadora nesse momento mas ela é consequencia de um comportamento que vem crescendo nesses anos todos, que é o da mulher. Eu não votei nela mas estou gostando das posições e das decisões que tem tomado. Adolfo Pederneiras
ResponderExcluirA Ideli é um tanque de guerra.será que ela sabe se equilibrar no salto alto?? Até quando ? A Dilma que se prepare, vai sair fumacinha do cachimbo. MAGA B.(Teresópolis)
ResponderExcluirÉ interessante ver que nem todo mundo pensa igual a certos comentaristas da Globo principalmente, que querem sempre criticar o Lula e agora a Dilma, querendo fazer o povo acreditar que eles não fizeram nada. Ou por outra, que tudo que nosso País tem conquistado veio do Fernando Henrique e eles apenas continuaram seguindo o que ele fez.Dilma está sendo independente até do Lula e poucos notaram isso. Professor Eurides Barbosa
ResponderExcluirNão pensem que a Dilma é boazinha, ela tem pulso de ferro. O que sai na mídia é diferente dos bastidores do poder meu caro. Denis
ResponderExcluir