Fazem 35 anos que ANA BOTAFOGO risca os palcos nacionais e internacionais com o melhor da arte de bailar. Primeiríssima bailarina do Theatro Municipal a exatos 30 anos (1981), ela estreou cinco anos antes em Paris, no Balé de Marselha de Roland Petit. No Brasil, pisou o palco brasileiro pela primeira vez em 1977 no Teatro Guaíra de Curitiba, protagonizando “Giselle”.
Além deste, “Coppelia”, “O Quebra Nozes”, “Romeu e Julieta”, “Don Quixote”, “O Lago dos cisnes” e “Floresta Amazônica” consagram um repertório de autênticos êxitos aqui e lá fora. Em entrevista ao site Anjos da Cultura, ela sintetiza suas preferências:
“Por “Giselle” tenho um carinho imenso, apresentei também em Londres e Havana. Gosto de “O Lago dos cisnes” que tem essa dualidade difícil, também gosto de “Don Quixote” porque é muito vigoroso e tem muita técnica, e de “Coppelia”, que mostra um lado mais engraçado da bailarina.”
Foi com “Coppelia” que Ana fez seu debut no palco do Municipal.
Ana queria comemorar a data com um trabalho inédito e diferente de tudo que já fez. Sua amiga Dalal Aschar deu a mesma dica de Bibi Ferreira: o balé “Marguerite e Armand”, inspirado no drama de Alexandre Dumas “A Dama das camélias” e criado pelo coreógrafo Frederick Ashton para a bailarina inglesa Margot Fonteyn. A história da cortesã Margheritte, apaixonada pelo jovem Armand Duval e humilhada por ele, segundo Bibi, que assistiu Margot e Nureiev dançarem aqui em 1967, tem elementos dramáticos para o momento de Botafogo.
O espetáculo “Marguerite e Armand” começou turnê nacional por Curitiba, no mesmo Teatro Guaíra da estreia, passou por São Paulo neste fim de semana, Teatro Alfa, e será apresentado nos próximos dias 1 e 2 de outubro (sábado e domingo) no Theatro Municipal. Depois, estrada!
Quem assina a montagem é Grant Coyle, do Royal Ballet de Londres, com regência de Henrique Morelenbaum, o mesmo maestro da estreia de Ana em “Coppelia”, e também maestro da histórica apresentação brasileira de “Marguerite e Armand” em 1967 com o maior casal de bailarinos de todos os tempos, Margot Fonteyn e Rudolf Nureiev.
O partner de Ana é Federico Fernandéz, primeiro bailarino do Teatro Cólon de Buenos Aires. Segundo a bailarina, perfeito para o personagem Armand. Participam também integrantes da Companhia Jovem de Ballet e os bailarinos convidados : Marcelo Misailidis e Joseny Coutinho.
A celebração dos 35 anos de carreira de ANA BOTAFOGO e 30 anos de Theatro Municipal é tripla: o compositor húngaro Lizt, responsável pela música, comemora bicentenário de nascimento neste ano.
Celebration, portanto, em alto estilo !
Ana Botafogo é a maior representante do ballet brasileiro dos nossos tempos sem duvidas. Eu tive o privilégio de assitir vários ballets em que ela brilhou em todos, que em cada um se superava em aprimoramento. Parabéns a ela que chega a uma marca espetacular sempre proporcionando momentos de sensibilidade absoluta ealta qualidade. Estêvão Góes Monteiro
ResponderExcluirAlém da maior bailarina é uma colega maravilhosa. FFiz figuração no Quebra nozes e tive o prazer de conviver com uma pessoa simples e muito séria no seu trabalho. Foi inesquecivel para mim, Leda do Carmo
ResponderExcluirArtista inegualável!!Parabéns, Tatiana Motta
ResponderExcluirNão consegui comprar ingresso, esgotou.A primeira bailarina do Municipal merecia uma temporada maior. A quem reclamar? Fica aqui a indagação e a minha indignação. Pedro Paulo de Carvalho
ResponderExcluirParabéns a Ana Botafogo! Bel Vianna(Enid Sauer)
ResponderExcluirObrigada a essa grande artista pelos momentos de pura arte que vivi na noite de sábado passado, estou extasiada até agora. Ana Botafogo é glória e honra da nossa Cultura.Parabéns, Filomena Coutinho
ResponderExcluirUM DIA SÓ NO MUNICPAL É POUCO, DESEJO QUE A DAMA VOLTE A APRESENTAR A DAMA DAS CAMÉLIAS NO PALCO QUE CONSAGROU A PRIMEIRA BAILARINA ANA BTOTAFOGO!
ResponderExcluirSILVÉRIO BORGES
Simplesmente divina! Parabens,e muitos anos mais.
ResponderExcluirMartita
Parabens Serginho! Faço questão de vêr sua participação como ator!Beijos Vera Vianna
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