sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

HISTÓRIAS E VIAGENS DO ARQUITETO DODÔ



O arquiteto carioca Dorival Tavela Ramos resolveu publicar suas experiências e observações das viagens que tem feito ao longo dos anos, sejam a trabalho ou a passeio. O primeiro deles, “Uma viagem, muitas histórias”(COPGráfica Editora) será lançado na próxima segunda feira, dia 10, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, e conta da sua  passagem pelos Estados Unidos e pela Venezuela, seguindo trilha familiar de seus dois filhos mais velhos, a bióloga Claudia Ramos e o engenheiro-mecânico Flavio Ramos.


Em linguagem coloquial como bom carioca que é, nascido em Botafogo, criado na Lagoa e freqüentador das areias de Ipanema, onde pontificou no voleibol da praia do Castelinho por várias décadas, ele não define a obra como um livro de guia turístico, apesar de dar dicas pessoais e muito interessantes, mas sim de um relato memorialista de apurado senso de observação pinçado da sua  memória emotiva.

Dodô, como era chamado na juventude, tem o mesmo nome do pai, Dorival Linhares Ramos, o Ramos da Lagoa, corretor de imóveis famoso nos anos 1950, e de sua mãe, Hercilia Maria Anunciata, a Scyla mãe, também herdou a doçura e a intensidade. De suas irmãs, as restauradoras e artistas plásticas Zilah e Scyla, tem um alicerce afetivo decisivo, assim como dos seus seis filhos, cinco genros/noras e dez netos, a quem dedica o livro.                   



Um toque original é que o livro não mostra óbvias fotografias, ele é todo ilustrado com desenhos a bico de pena, assinados pelo talento do desenhista Dorival, feitos com capricho especialmente para a edição.

Uma das passagens mais saborosas está no capítulo 14 – No Ferry Boat – quando ele está na cidade americana de Woods Hole e vai atravessar o canal na balsa. É quando acontece a admiração do marinheiro local ao flagrar Dorival tentando trancar com cadeado o camelo para não ser roubado. “Tá com medo de um tubarão levar sua bike?”, indagou com ironia o marinheiro americano, tomando conhecimento das baixarias tupiniquins. rsrsrs

“Uma viagem, muitas histórias” está sendo distribuído para o circuito fino das melhores livrarias da ZS, tais como: Travessa, Argumento, Timbre e Ponte de Tábuas. Contatos e pedidos também pelo e-mail:
grafica@copeditora.com.br

Presente imperdível.

4 comentários:

  1. Nossa, que orgulho!!!!! Doida para ler "Uma viagem, muitas histórias". Já estou aguardando o livro com as "histórias e estórias" da viagem a Xingó, heim!!!!. Bjssss e o meu carinho de sempre, aos dois tios: Luis e Dori!

    ResponderExcluir
  2. Ei...quem deixou o comentário aí de cima, fui EU, Ana Cristina...rsrsrsr. Esqueci de assinar!!!

    ResponderExcluir
  3. Não tenho duvida que este é o primeiro de muitos livros que virão descrever a história e passagens deste querido primo.Mais um escritor na família. Sucesso !!!

    ResponderExcluir
  4. Feliz da vida por ter participado desse importante momento da vida do grande arquiteto e sogrão querido, Dorival Tavela Ramos. O livro é leve, gostoso e mostra conhecimento geral. Recomendo. Parabéns ao jornalista Luis Sergio, pela promoção do evento!

    ResponderExcluir