ROBERTO MARIO LIMA E SILVA (1930 / 2011) é meu tio, irmão mais novo do meu pai, Maurício. Compositor, pianista e flamenguista doente, trabalhou mais de 30 anos na Petrobras como Administrador, onde também era integrante do coral da Ambep (Associação de Mantenedores-Beneficiários da Petros).
Nesta terça, dia 9, é aniversario de nascimento dele. O programa ESTUDIO F da Funarte/Rádio Nacional bota tapete literalmente vermelho e preto para homenageá-lo.
Ele foi o primeiro namorado de Doris Monteiro, quando ela ainda tinha uma trança e a mãe do lado. Roberto acompanhava a namorada aos programas de Chacrinha na rádio, “comiam um bife no Lamas, e depois iam namorar lá pelas bandas do Hotel Leblon...” Inspirado na doce amada, compôs com o mano Maurício “Sou tão feliz”, sucesso que Doris emplacou no início dos anos 50 na gravadora Todamérica.
Primo de Ana Botafogo, foi grande incentivador da carreira da primeira bailarina do Municipal. Compareceu a todas as suas primeiras récitas, e de tanta admiração nasceu
“Ana, um hino à perfeição”, que compôs com a cantora Celeste, e Simone Guimarães gravou sob a batuta de Célia Vaz. Trata-se de um samba bem jogadinho, que cita a valsa de Tchaikovsky do “Lago dos cisnes”, um dos grandes momentos de Ana. Pura emoção.
Ana, linda chama, soberana,
Valorizas qualquer papel...
Tão elegante em temps-levés,
Envolvente em pás-de-deux
Transbordante em emoção...
Quer sendo etéreo elemental,
Ou boneca, ou ser real,
És um hino à perfeição!
Com o coração cheio de emoção convido todos a escutarem o ESTUDIO F que homenageia Roberto, apresentado com apuro por Paulo César Soares e editado com igual refinamento por Joaquim Monteiro.
Eu e minha família estamos realmente emocionados pela lembrança desta homenagem ao nosso querido Roberto. Valeu, Paulo César!
ESTUDIO F - ROBERTO MÁRIO
Terça (dia 9) às 20h
Domingo (dia 14) às 23h em reapresentação
Rádio Nacional AM – 1.130kz
E também Ao Vivo no Site da EBC (Empresa Brasil de Comunicação):
Foto 1: Paulo Marcelo
Fotos 2 e 3: Google
Roberto Mario .Grande figura humana e belo artista . Estarei assistindo a homenagem feita ao amigo.Com carinho do velho ator emiliano queiroz.
ResponderExcluirLembraremos com saudade sua graça tão peculiar, de fala plena, convicta, floreada de gestos assertivos, para enfatizar cada frase que se repetia e muitas vezes, se repetia, repetia rss s
ResponderExcluirQuerido tio que deixou muitas saudades. Há um ano estávamos comemorando seu 80º aniversário, no Estação Largo do Machado, parece que foi ontem!
ResponderExcluirAlda
Vou assistir, claro. Já tinha ouvido falar dele no programa do Frazão e ele fala do parentesco de vocês.
ResponderExcluirSou fã desse programa. E você não mencionou por modéstia que o Estudio F tem outra fera que faz a pesquisa das múscias: você.
Estamaos e estaremos sempre lembrando desse tio muito querido que deixou muitas lembranças e lições de bondade e pureza. Para mim, motivo de muito orgulho.
ResponderExcluirMeu: querido, amigo, segundo pai,artista,iluminado, palhaço de bom coração e muito mais muito humano, Tio Roberto! Sei que hj você estará lá no jardim secreto cantando, dançando e claro fazendo um brinde à todos! Te amo! sua sobrinha neta - Alice
ResponderExcluirUM BRINDE AO TIO QUE TANTO ME ENSINOU
ResponderExcluirMEU MESTRE DEU A PARTIDA,ORA VAMOS EMBORA!....
Ele foimeu vizinho , era uma pessoa maravilhosa. Gostei muiuto de ouvir suas músicas. Ele tocava piano sempre. Muita saudade, Beatriz de Barros
ResponderExcluirOuvi o programa e fiquei surpresa porque não conhecia o compositor Roberto Mario. São lindas canções que escutamos que nos envolvem em beleza e ternur.Parabénsnn! Nelma Brito
ResponderExcluir