quarta-feira, 1 de julho de 2009

BIBLIOTECA DIGITAL



Alô, internautas de todas as tribos e praias, atenção:
chegou a BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL no universo da web! Com a grife oficiosa da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – o Site permite consultas pela internet ao acervo das grandes Bibliotecas e Instituições culturais de todo mundo, inclusive o Brasil.Dezenas de milhares de livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes e gravações, tudo digitalizado e traduzido em diversas línguas, está agora ao alcance de todos mortais. Estudantes e curiosos do planeta estão bem servidos. Pra quem está antenado na História, é um prato cheio.





O mapa de 1562 mostra o “novo mundo”, acervo da Biblioteca do Congresso Americano, cujo diretor, James Bellington é o dono da ideia da Biblioteca Digital. Diz Bellington: “Eu lancei essa ideia, e sugeri colocá-la em prática nas principais línguas da ONU, como o árabe, chinês, inglês, frances, português, russo e espanhol.”





A impressão multicolorida da Dieta Imperial mostra a sua construção no centro de Tóquio, Japão, em 1891, como a segunda sede, para substituir a primeira que foi destruída pelo incêndio. Ao lado de cada ilustração, uma descrição em forma de verbete informa cada ítem escrito em textos sucintos e super informativos.
Entre os documentos , há tesouros culturais como a obra da literatura japonesa O Conde de Genji, do século 11, considerado um dos romances mais antigos do mundo.







De 8000 a.C a 2009 d.C são 1180 ítens preciosos. Fácil de navegar, o internauta clica em 5 links básicos: Lugar, Período, Tópico, Tipo de Item e Instituição. Abrindo o Site, pode-se escolher o continente desejado para a pesquisa: América do Norte, Europa, Ásia Meridional e Ásia Central, Ásia Oriental, África Setentrional e Oriente Médio, Sudeste da Ásia, África, América Latina e Caribe e Oceania e Pacífico.

A Piazza de San Marco, em Veneza, mostrada acima, é impressão fotocromática da principal praça de Veneza no final do século XIX, feita por volta de 1890-1900. Ao fundo avista-se a basílica de São Marcos, estrutura bizantina.





Fotografia de 1895 mostra o chefe zulu, o maior grupo étnico da África meridional, fazendo uma saudação militar tipícamente ocidental, batendo continência, ora vejam só.
O projeto contou com a colaboração de 32 Instituições de países como China, EUA, França, Brasil, Grã-Bretanha, México, Rússia, Arábia Saudita, Egito, Uganda, Israel e Japão.
O coordenador do Site, Abdelaziz Abib explica:
“As instituições continuam proprietárias do seu conteúdo cultural. O fato dele estar no Site da Unesco não impede que seja proposto também a outras bibliotecas”.





A foto-litografia Mulberry Street, Nova York, data de 1900 e documenta a vida movimentada da rua de imigrantes, principal via do Little Italy, numerosa de italianos que disputavam espaço e oportunidade econômica com outros imigrantes recém-chegados, como israelitas, russos, austro-húngaros, irlandeses, holandeses, ingleses e alemãs.




Da Biblioteca Nacional do Brasil pinçamos o mapa da baía do Rio de Janeiro, de 1764, feita pelo cartógrafo Jacques Bellin, apresentando mapeamento cuidadoso das baías, mares e portos.
Outro conteúdo da biblioteca brasileira mostra rara fotografia da Imperatriz Thereza Christina, consorte de Pedro II.




Fica a dica para os "blocaneiros" com sede do saber, é só acessar:



www.wdl.org



4 comentários:

  1. Que belo material. Importante fonte de pesquisa, e para mim motivo de belas recordações de visitas passadas.Emiliano.

    ResponderExcluir
  2. Adorei esta dica! Vou usar sempre que puder! Adoro pesquisar! Sharon Stone do Brasil

    ResponderExcluir
  3. Oi, Buca! Espero que os jovens façam uso desse universo como se estivessem com os seus joguinhos de video game.Nós vamos nos deliciar. Muito legal , adorei!! NATAL LUIZ.

    ResponderExcluir
  4. Que fotos maravilhosas, lindas! Tadeu

    ResponderExcluir