domingo, 3 de abril de 2011

A VOLTA DE L U L U Z I N H A



Lulu Palhares, Luluzinha ou Little Lulu são um arquétipo só. A emblemática menina formou algumas gerações, e foi chamada de “a graúna da América” pelo comportamento padrão, careta, comportadinho, no melhor estilo american way of life. Personagem do HQ mais popular dos anos 50, Luluzinha era uma menina de personalidade, líder, delicada e voluntariosa, que encarava o pensamento masculino com determinação através de uma amizade desafiadora com Bolinha França, ou simplesmente Bolinha. O enfrentamento era genial, destacando a rivalidade entre meninas e meninos. A começar pela máxima do clube do Bola: Menina não entra.


“Little Lulu” foi criada pela americana Marjorie Henderson Buell, a Marge, em 1935. Dez anos depois suas aventuras começaram a chegar como tirinhas no jornal Saturday Evening Post, e virou revistinha logo depois. No Brasil, inicialmente ela foi publicada pela editora O Cruzeiro e em seguida pela Abril.

Lulu e Bolinha foram meus ídolos de infância. Colecionei seus gibis, e toda semana corria pra comprar, assim como os Almanaques que saíam mensalmente. Acredito que todos os meninos e meninas da minha geração se influenciaram e tiveram comportamento parecido com o deles, e também de sua turma: Carequinha, Aninha, Alvinho, Juca, Zeca, Vovô Fracolino, Alcéia, Meméia, Pinio Raposo, Glória, dona Marocas, seu Miguel e o terrível Zico da turma da zona norte.
Que saudade !

Em 2009 a Ediouro inventou uma versão teen, criada pela Pixel,com Lulu adolescente ao lado de um Bolinha magro e roqueiro. Mas não conseguiram transportar o carisma dos meninos de outrora, nem no traço e muito menos no conteúdo humano das personagens. A ideia foi legal, mas resultou diluída e desprovida de charme.

O melhor de tudo é que a mesma Ediouro resolveu trazer de volta a Luluzinha original, e assim já está chegando às bancas de novo as aventuras da deliciosa Lulu e sua turma, claro, liderada pelo grande Bolinha. Fico pensando como vai bater na cabeça das crianças do século 21 as personalidades de Luluzinha e Bolinha e seus aprontes tão ingênuos para os dias de hoje.

Poderá ser um toque genial que resgatará a criança pura, simples e sem compulsão consumista, a infância desplugada, apenas conectada na natureza e na molecagem sadia. Nossas crianças merecem e nossa porção criança idem.


5 comentários:

  1. Eu ainda tenho algumas revistas do Bolinha e da Luluzinha. Já li e reli inumeras vezes para meus filhosquando eram pequeninhos, mas agora com essa noticia eles vão adorar, e eu também! Solange Freitas Lima

    ResponderExcluir
  2. GENIAL !! FUI COLECIONADOR TAMBÉM E ME ARREPENDO DE TER VENDIDO A COLEÇÃO QUANDO FIQUEI MUIUTO DURO NO PASSADO. MAS, QUANDO SAI DE NOVO? ESSA NÃO VOU PERDER, É UMA VOLTA AO MELHOR DO PASSADO.SILVIO

    ResponderExcluir
  3. Bons tempos ! E eles sempre voltam ou não mrrem nunca. Cadú Pontes

    ResponderExcluir
  4. Luluzinha e Bolinha são eternos. É oportuno trazer de volta esta turma nesse mundo digital e tecnológico demais para as nossas crianças.
    Professora Soraia Menezes

    ResponderExcluir
  5. Quando era pequena eu fiquei traumatisada com as maldades da Alcéia e da meméia. Um dia tive um pesadelo com a Alcéia correndo atrás de mim,que horror. Só quando fiquei maiorzinha ganhei humor da minha tia que ria muito e me fez tambem rir. Saudades da minha infancia,
    Lucilia Paes Leme

    ResponderExcluir