sábado, 10 de dezembro de 2011

CAFOFO DA POESIA - 13 -



A poesia moderna carioca pode repetir uma das máximas do compositor mineiro Ary Barroso: “Maria, o teu nome principia na palma da minha mão”. E isso, deve-se a legitimidade da poeta MARIA REZENDE, tão presente neste século 21 através de suas performances, publicações e blog, ícone que é do movimento poético da cidade.

Autora de dois livros-referencia no assunto, “Substantivo Feminino” e “Bendita Palavra”, esgotadíssimos, ela abastece seu charmoso blog Maria da Poesia não só com poemas, mas também com reflexões interessantíssimas escritas e postadas em vídeo.

Filha dos cineastas Mariza Leão e Sérgio Rezende, talking-heads da telona, MARIA se diz “poeta, dizedora, montadora, carioca, exagerada, cozinheira bissexta, fala com as mãos, é completamente apaixonada, acaba de entrar nos 32 e se pudesse seria bailarina. Ou chacrete. Já disse que ela é exagerada? Ela é...”

De onde veio o verso do caderninho

de Maria Rezende


Sei que uma só palavra sua me salva, mas hesito.

Sei que a vida podia ser mais fácil, mas evito.

E sei que eu e você, esse prédio às vezes alto,

É às vezes também bambo,

Sei disso mas insisto.

Porque sei que a vida é curva e tem segredos no caminho.

Porque os dias somam anos e é bonito ser sozinho,

Mas às vezes cansa.

Pra que dessa vez sejam os pés, e não a música, que façam a dança.


Blog: http://mariadapoesia.blogspot.com

7 comentários:

  1. Uau, Luis! Que delícia! Adorei essa homenagem tão carinhosa e tô aqui ruborizada e feliz! A única correção muito importante é que só o 'substantivo feminino', meu primeiro livro, está esgotado: o "Bendita Palavra" segue firme e forte à venda nas melhores casas do ramo, em várias livrarias online e também direto comigo com direito a dedicatória!
    Muito obrigada pelo carinho e por espalhar minha poesia por aí!
    Um beijo grandão, Maria

    ResponderExcluir
  2. Já fiquei fã da Maria. Gostei de sua poesia e ela já ganhou uma leitora de seu blog. Legal Serginho! Esse dezembro vc. está só presenteando as amigas com carinhosas homenagens. Legal, bonito.Bjs
    Vera Vianna

    ResponderExcluir
  3. Dá um alivio na alma quando encontramos jovens produzindo poesias assim de alto nível, é sinal que tudo está melhorando.Bravo! Hortencia Camargo

    ResponderExcluir
  4. Adorei a Maria da Poesia! O blog é moderno e criativo. me amarrei, obrigada Buca! Alice Lou

    ResponderExcluir
  5. Vamos espalhando, Maria, tem q...
    O Cafofo tá em festa, temos recebido indicações de um grande número de visitantes. OBA!!
    E tinha q ser no Cafofo 13: é sorte, surpresa, sensitive e todos os "s" do mundo virtual.Sucesso é um termo meio desgastado, mas, o q fazer? tamu bombando, princesa! Parabéns e grato pela honrosa presença.

    ResponderExcluir