sábado, 19 de março de 2011

EU QUERO VER O TIO SAM TOCAR PANDEIRO




Tem Obamis na Cinelândia. Poderia ser perfeitamente um espetáculo do teatro rebolado daqueles tempos. Mas a verdade é que a notícia pegou de surpresa os cariocas, ainda de ressaca do carnaval. O presidente dos States quer fazer um pronunciamento na praça da Cinelândia para o povo? “Povo, que povo, uai ? O povo que vai fazer a revolução”, lembrando frase do filme do Bigode sobre a Leila Diniz.

Chegou uma eficiente “tropa de elite” made in U.S.A para organizar a festa: planos estratégicos de segurança com atiradores pendurados na Biblioteca Nacional, fechamento do Amarelinho durante pronunciamento, construção de um mega palco, etc, etc.

De repentemente, tudo mudou. Por que, ninguém soube explicar. Ângela Leal, que já tinha rapídamente bolado uma maneira de incluir o histórico Teatro Rival na história, procurou a comissão oferecendo seu café-concerto para receber Obama. Nada feito. É subway, e o maior nome da política mundial não desce, só sobe... Por isso, o pomposo Theactro Municipal foi escolhido, o que fez Carla Camurati se arrepiar e puxar os cabelos! Suspendeu estréias e abriu os salões para Obama.

Uma pergunta que não quer calar: o que são isso, afinal ??


Segundo a secretária Hillary Clinton, o presidente americano vai anunciar novas oportunidades econômicas durante a visita ao Brasil. Acontece que a China é mesmo azul, ela tomou a frente dos EUA nas exportações brasileiras, uma parceria com os países latinos pode estimular a recuperação da economia americana, aumentando a exportação e criando novos empregos. Novos empregos, hein, hein ??

Tudo provavelmente vai acabar em samba. A Cinelândia é arquétipo forte, provável que ela vá dar a cor de todo o evento. O casal Obama vai conhecer a Cidade de Deus, olha a batucada aí... A primeira dama Michele será apresentada aos adereços da Unidos da Tijuca, olha a batucada de novo... E as meninas ? Sasha está agendada uma visita à Sacha Meneghel, filha da rainha dos baixinhos. Que fofo !

Sob a inspiração de Assis Valente, o valente compositor que celebra centenário de nascimento neste ano, podemos corroborar dizendo que “chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar o seu valor!” O ator Lázaro Ramos declarou que a visita do líder americano é muito importante para a autoestima dos negros brasileiros. Talvez seja importante também para todas as raças.

O outono chega com novos ventos pro nosso Brasil Pandeiro, e “eu quero ver o Tio Sam tocar pandeiro para o mundo sambar”. Dá-lhe, Barakis !

Ilustração 1 : Francisco Monteiro, capturado dos facebooks de Bia de Sousa/ Jaburu Batera

Ilustração 2 : Soza Caricaturas



4 comentários:

  1. Ouvi dizer que mandaram tirar o telão da praça porque eles acharam que não ia ter publico o suficiente e ia ser um vexame porque o Obama lota estágios e lugares publicos. Foi uma pena porque tenho certeza que a Cinelandia ia ficar cheia, pelo menos isso.Foi um negócio mau feito esse corte, ficou antipático porque todo mundo estava gosatando e querendo ouvir o discurso. Foi burrice duas veses!!
    Custódio

    ResponderExcluir
  2. Essa visita vai entrar pra história. Foi de Brasilia que ele autorizou ataques à Libia atingindo muitos civis. Isso jamais será esquecido. Bárbara Lemos

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não atinei o conjunto da obra, entende?o que quer dizer isso tudo. Mas senti no discurso de Mr Obama um tom tão condescendente com nosso país que para mim soou falso, apesar de ser um brilhante orador.
    Vamos aguardar caro bucaneiro,,,Suely Martino

    ResponderExcluir
  4. E o LULA que não apareceu ? Sinistro...

    ResponderExcluir