quinta-feira, 29 de maio de 2014

AS BOLAS DA COPA


A Bola rola e evolui nestes oitenta e quatro anos de Copa do Mundo. É ela que faz o movimento da peleja acontecer e o orgasmo do goal explodir. Por isso tem que estar sempre atualizada, azeitada, parceira. Inicialmente de couro, descobriu-se que pesava com a água da chuva; depois na era sintética foi tomando ares modernos e teve diversas experiencias que a diferenciam curiosamente até hoje. Vamos a um resumo:
      

1 9 3 0 –  a uruguaia Tiento T-Model

A bola de capotão foi a primeira da Copa, pesada e fechada com cordas que ficavam à mostra. Foram usadas duas bolas no final entre Uruguai e Argentina, por decisão dos países: no primeiro tempo o modelo argentino Tiento e no segundo, o uruguaio T-Model.


1 9 3 8 – a francesa Allen

Um pouco mais escura que a antecessora, a Allen, de 2 gomos, foi a última bola a ter costura aparente, que machucava a cabeça dos jogadores. Alguns jogavam de touca, para proteger-se.


1 9 5 0 -  a brasileira Super Duplo-T

Com 12 gomos, foi criada pela Superball, cuja grande novidade foi o uso da câmara inflável com válvula para o enchimento, semelhante aos modelos atuais.


1 9 5 8 – a sueca Top Star

A costura em zigue-zague foi o diferencial da Top Star que deu o primeiro título mundial ao Brasil. O modelo de 24 gomos diminuiu a tensão promovida pela pressão interna da bola.


 1 9 7 0 – a mexicana Telstar

Considerado o mais tradicional modelo de bola com 32 gomos em hexágonos brancos e pentágonos pretos, para facilitar a transmissão ainda em p&b da televisão brasileira. Foi a primeira vez que a Adidas se tornou a fabricante oficial das bolas da Copa.


1 9 8 6 – a mexicana Azteca

Foi a primeira bola produzida com materias sintéticos. E para simbolizar a cultura do México, triângulos aztecos.

 2 0 1 0 – a africana Jabulani

Tornou-se inesquecível pelas críticas que recebeu por seu mau desempenho em campo por diversas seleções. Neguinho chutava para um lado, ela ia para o outro...Contava com onze cores representando os dialetos e as etnias da África do Sul.


2 0 1 4 – a brasileira Brazuca

A Adidas reduziu os gomos para seis afim de garantir formato uniforme. A textura da superfície foi alterada,enrugada (como a bola de basquetebol) e o seu peso foi elevado em cerca de 14 gramas. Os desenhos foram inspirados nas fitas da sorte do Senhor do Bonfim da Bahia. Saravá!

A Taça é nossa Brazuca, é pimba na gorduchinha!
 

9 comentários:

  1. Luís Sérgio, com este texto, a Copa é sua!

    ResponderExcluir
  2. A Adidas tem que fazer o melhor agora porque aquela jabulani foi uma vergonha! CADU

    ResponderExcluir
  3. O grande Leônidas jogou muito de touca mesmo, deve ser por causa dessas costuras, mas não deixou de dar suas bicicletas.Vamos ver se essa Brazuca é boa mesmo. Paulo Mendonça de Barros

    ResponderExcluir
  4. Acredito que essa brazuca vai causa polêmica também. Dizem que ela é mais leve que a finada jabuluani, ouvi falar um negocio maluco que ela tem o segredo nos ninjas. Será que não param de inventar? Já fizeram bolas eficientes como a do México. Carlinhos Menezes

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Luis Sergio, você sabe tudo um abraço
    Elizabeth Silva
    -Via Facebook

    ResponderExcluir
  6. Só está faltando uma dessa Brazuca (mini) para completar a coleção que estamos fazendo para o nosso neto.
    Alda Bagno

    ResponderExcluir
  7. Luis Sergio Lima, meu tio querido, fez a sua passagem hoje (18/08/2014). Virou luz, como ele mesmo dizia. Muito triste...mas muito grata de ter recebido dele tanto carinho, tanto cuidado, tanta criatividade, tanta alegria, tanta intensidade, tanta memória...

    O Bucaneiro Prateado partiu para outros mares...

    Ana Cristina

    ResponderExcluir
  8. ...legal o blog!
    Alias o achei pela baita LIDIA MATOS. Chato que se foi há algum tempo. Mostrava ser uma baita pessoa (e ARTISTA).
    Tb sou do RJ; resido no sul há tempos.

    * E algum retorno de quem gerencia cairia normal.

    ResponderExcluir
  9. Teton Watch, Inc. Teton Watch, Inc. Teton Watch, Inc. Teton Watch, Inc. Teton Watch, Inc. Teton Watch, Inc.
    Teton Watch, Inc. Teton Watch, Inc. Teton Watch, Inc. titanium oxide Teton Watch, mens titanium wedding bands Inc. Teton Watch, Inc. Teton Watch, Inc. Teton Watch, Inc. Teton Watch, Inc. Teton Watch, Inc. Teton Watch, Inc. Teton titanium body armor Watch, Inc. revlon titanium max edition Teton titanium vs stainless steel apple watch Watch, Inc.

    ResponderExcluir