terça-feira, 15 de setembro de 2009

T O N I A, A DIVA MOVIDA PELA PAIXÃO



Maria Antonieta Portocarrero Thedin, Mariinha ou TONIA CARRERO são a mesma pessoa, digo, a mesma (e única) Diva! Nome nacional do teatro, ela acaba de receber homenagem à altura de sua importância como artista e mulher. A Coleção Aplauso (Imprensa Oficial do Estado), coordenada por Rubens Ewald Filho, lança o belíssimo livro “Movida pela Paixão”, na Série Especial, escrito com fôlego por Tania Carvalho em 272 páginas de apurado material iconográfico, e recheado por pílulas biográficas, onde aparecem depoimentos de nomes emblemáticos da cultura brasileira, como Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga, Aníbal Machado, Paulo Autran, Guilherme Figueiredo, Paulo Mendes Campos, José Carlos de Oliveira, Ronaldo Boscolli e outros.
Oportuno destacar o preço cobrado por esta joia da editoria brasileira, 30 paus !


São 54 peças de teatro, 19 filmes, 15 novelas e 9 programas especiais de TV, por onde TONIA CARRERO desfilou talento e beleza, a reboque de uma trajetória de atriz coerente com sua apaixonada maneira de viver.
Senhores, eu vi: em 1967 eu estava no balcão do Teatro Maison de France quando aconteceu a explosiva estréia de “Navalha na Carne” de Plínio Marcos, sob a direção de Fauzi Arap. Em cena o mito se desconstruiu, a grande TONIA CARRERO já tinha carreira sólida, mesmo assim, se despojou de toda e qualquer vaidade, e se entregou com alma e coragem na composição da prostituta Neuza Suely, ao lado de Nelson Xavier e Emiliano Queiroz, os atores que sempre cita como os que maior prazer lhe proporcionaram no embate da representação, igualmente como o inseparavel Paulo Autran. Ali, ela tapou a boca dos que ainda duvidavam da parceria beleza e talento, que já a haviam consagrado. Colocou postiços que acusassem decadência física, carregou na maquiagem, falou todos os palavrões que tinha direito e...
abiscoitou o Premio Molière de melhor atriz do ano. Ao mesmo tempo que surpreendeu a sociedade brasileira em momento delicado, descontentou a ditadura militar. É histórico o diálogo da atriz com o então Ministro da Justiça Gama e Silva, relatado em “Movida pela paixão” na página 128.

Imperdível! A carreira da TONIA, sua luz e sua chama de vida, estão ao alcance de todos a partir desta publicação, que já é a mais fulgurante obra memorialista lançada neste ano no mercado editorial brasileiro. Parabéns Hubert Alquères, Rubens Ewald Filho, Felipe Goulart, Ana Maria Cerqueira Leite, Tania Carvalho e o Governo do Estado de São Paulo - Imprensa Oficial do Estado - pelo peso cultural do empreendimento! Peso pesado.


Como ela sempre foi o parque de diversões dos maiores fotógrafos brasileiros – fotogenia, carisma e beleza - o BUCANEIRO publica com exclusividade um clic especial do fotógrafo Antonio Guerreiro, cedido ao nosso blog, para celebrar T O N I A, moderna, elegante e guerreira. Ave, Diva !


Foto 1: Acervo Coleção Aplauso/ Tonia Carrero
Foto 2 : Site Bala Perdida
Foto 3 : Antonio Guerreiro

5 comentários:

  1. o blog está o máximo. parabéns!

    ResponderExcluir
  2. OláLuis. Estive presente ao lançamento. Achei de alta qualidade o trabalho da Imprensa Oficial e de Tania Carvalho. O livro é um acontecimento e deve ser adquirido por todos.Amei encontrar Tonia Carrero grande atriz e amiga. Uma emoçao especial o nosso abraço e a lembrança de nosso encontro em Navalha na Carne.Do velho ator Emiliano Queiroz.

    ResponderExcluir
  3. Grande atriz !
    E duma beleza vasta !.
    Merece palmas !
    Viva TONIA !

    ResponderExcluir
  4. OI BUCA !Talento + beleza + cultura + finesse, fizeram dela esta DIVA , tão admirada ,respeitada e amada por todos!!!Parabens e um beijo do NATAL LUIZ.

    ResponderExcluir
  5. O livro está sensacional! É muito gostoso folheá-lo e se deliciar com as lindas fotos!!!! Sharon Stone

    ResponderExcluir