sábado, 9 de julho de 2011

O VIRTUOSE PEDRO VASCONCELLOS



Fiquei chapadão do bugre. Tenho antena “paranóica” aqui na velha fragata, o que não é de todo ruim, mesmo com trocentos canais de leilão de gado(sic)... Zapiando, passei pela TV Câmara e...parei. Nesse momento fui tragado por uma sonoridade diferente, límpida, cristalina. Acabei literalmente hipnotizado com a melodiosa beleza que me invadiu os ouvidos. Era o Trio Aquário, de Brasília, agora eu li na legenda, mas...do que se trata?

Pedro Vasconcellos, jovem cavaquinista, compositor e arranjador, criou o trio a partir da necessidade de atuar como solista e explorar novas possibilidades sonoras para o cavaquinho.

Uniu-se a Rafael dos Anjos (violão) e Eduardo Belo (baixo acústico), parceiros e cúmplices absolutos na formação do Trio Aquário. O primor do violonista Rafael acrescenta ao trabalho um toque especial, enquanto Belo, além da tradicional vertente jazzística, explora o som do baixo acústico na música brasileira e na música de concerto, somando com qualidade a proposta de Pedro.

O primeiro disco é o Primeiro. Lançado em dezembro do ano passado em parceria com o selo Brasilianos e distribuído pela Microservice, o CD apresenta sete composições de Pedro, duas de Rafael, outras duas de Belo e uma de Hamilton de Holanda. A valsa A estrela e o homem, de Pedro, puxa o disco com razão: é linda. Não menos belas são também as suas composições Noite e dia, som misterioso e envolvente e Chorinho da alegria, leve, um up-grade no clima introspectivo.

Vasconcellos pode ser degustado em outros dois CDS, curtindo outras formações: ao lado de Ricardo Nakamura, cavaquinho e piano em estética camerística/ jazzística aparecem em Transparente, outra delicada obra sua que dá nome ao disco; e A comédia do coração, de autoria de seu mestre, o húngaro Ian Guest em CD todo feito com cavaquinho e baixo elétrico, este instrumento a cargo de Ebinho Cardoso, que também desenha vocalizes com belo timbre nas linhas melódicas.

P E R F I L - Desde os 15 anos, Pedro Vasconcellos grudou no cavaquinho. Primeiro com sambas e pagodes, e em seguida no chorinho. Quando conheceu Hamilton de Holanda, lixou as unhas e caiu dentro pra valer. Estudou com Henrique Cazes, Rogério Caetano e Alencar 7Cordas, professores de cavaquinho e harmonia até a recente graduação de Licenciado em Música pela Universidade de Brasília.

Principais influencias e referencias iniciais: os americanos Pat Metheny, Charlie Haden, Keith Jarret e os brasileiríssimos Egberto Gismonti, Dori Caymmi e seu guru Hamilton de Holanda.

- “O universo musical por onde transita o cavaquinho é muito restrito. Geralmente é associado a poucos gêneros musicais, como o samba, o choro e o pagode. Uma das minhas intenções é ampliar espectro sonoro possível ao instrumento, levando-o a caminhos menos explorados...Atualmente, sou incapaz de definir o que é e o que não é influencia no meu trabalho musical. Experiências, histórias, sentimentos, idéias e coisas...tudo pode ser inspiração e transpiração para a música, “ diz Vasconcellos.

“A estrela e o homem” segue no vídeo abaixo. Visualmente não diz muito, melhor seria vê-los ao vivo como eu tive a oportunidade de assisti-los na TV, em especial a concentração de Pedro Vasconcellos, em performance beirando um transe afetivo com sua arte. O cara é um virtuose. Mas o grande barato é ouvir a sonoridade zen do Trio Aquário e da inspirada valsa.

O disco Primeiro está à venda pela internet na Livraria da Cultura e Fnac.

Fecha os olhos e sinta...

Realização Vídeo e Fotografias: Karina Santiago

Co-produtor e Técnico de som: Ricardo Nakamura



8 comentários:

  1. Mas não é que é uma beleza mesmo, hein?

    ResponderExcluir
  2. Que bonito!! É um refresco pros nossos ouvidos poluídos de tantas noticias cabeludas e de músicas
    baratas, Parabens Bucaneiro, meu domingo está agora mais leve, livre e solto. beijinhos daSol

    ResponderExcluir
  3. Que belo som dos jovens aquarianos. Grande apresentação bucaneiro . Com carinho do velho ator emiliano queiroz.

    ResponderExcluir
  4. Linda matéria...
    ...lindas músicas.

    Um músico que vive e sente a poesia de ser e fazer música.

    "Experiências, histórias, sentimentos, idéias e coisas...tudo pode ser inspiração e transpiração para a música"

    ResponderExcluir
  5. ´Muito bom, me lembrou Waldir Azevedo na delicadeza elegante de seu eterno cavaquinho. Lalo

    ResponderExcluir
  6. Olha, acho que eu fiquei entre a estrela e o homem dpois de escutar um som relaxante assim, éum colírio no meio do dia como uma pausa que não conseguimos resistir e necessitamos. Bravo, juventude do planalto!! Carmem Araújo

    ResponderExcluir
  7. Mandou bem bucaneiro,,pode ser valsa mas me liguei no new age - som que leva a meditação, acho que tem a ver. Beto

    ResponderExcluir
  8. O Brasl é um celeiro de grandes músicos, eles es~tao espalhados por toda a parte. Brasilia sempre revelou esses talentos como o Pedro. Bravo!! Germano Albuquerque

    ResponderExcluir