quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A VOLTA DAS IMPAGÁVEIS Z E Z É E D E R C Y




O Brasil é farto de grandes atrizes comediantes: Nancy Wanderley, Consuelo Leandro, Violeta Ferraz, Alda Garrido, Ema D’Avila, Dinorah Marzullo, Zilda Cardoso, Nádia Maria, Rose Rondelli, Sonia Mamed e Carmen Verônica ( as tres últimas dublés de vedetes ), são as principais matrizes do gênero que a minha geração conheceu.

Duas delas são hors-concours: ZEZÉ MACEDO e DERCY GONÇALVES. Elas são temas de uma peça de teatro e uma minissérie para a televisão que estão sendo produzidas atualmente no Rio de Janeiro.

ZEZÉ MACEDO será vivida no palco por BETTY GOFMAN na peça “A Vingança do espelho” de Flavio Marinho, direção de Amir Haddad e produção de Eduardo Barata, com estréia marcada para dezembro próximo no Teatro Tonia Carrero.

A ideia de trazer para o século 21 a trajetória desta extraordinária atriz é excelente, não só para os que tiveram o privilégio de assistir seus trabalhos, como também para a nova geração das plateias brasileiras. BETTY tem brilho e acabamento para a delicada tarefa, é uma grande sacada. Contracenará com Tadeu Mello, outro talentoso ator da atualidade que quando compõe um tipo lembra um mix de Mesquitinha e Mazzaropi, ao sabor da memória.

Não entendi o por que do título, me soa algo pejorativo, ligado a padrão de beleza, o que passa longe da característica da intérprete especializada em comédia.Enfim, talvez seja uma avaliação precipitada, e esteja falando tremenda besteira. Flávio Marinho é autor experiente no assunto com bem sucedidas experiências no gênero.

DERCY GONÇALVES vira minissérie na Globo que abrirá a programação 2012 da emissora, escrita por Maria Adelaide Amaral e dirigida por Jorge Fernando. Maria Adelaide é autora da ótima biografia “Dercy de cabo a rabo”. Para dar vida à longa carreira da homenageada, duas atrizes estão escaladas: HELOISA PERISSÉ na fase jovem e FAFY SIQUEIRA na idade adulta. Show.

A jovem DERCY, de Madalena aos mambembes pelo interior e até chegar à Praça Tiradentes, dará à radiosa PERISSÉ a oportunidade definitiva de mostrar seu refinamento artístico, inteligente e talentosa que é.

FAFY tem o fogo sagrado da comédia, desde quando surgiu como cantora e compositora, até seus desempenhos como atriz do teatro e da televisão. Recentemente viveu DERCY na fraca minissérie sobre Dalva de Oliveira, e foi o melhor de tudo. Ela tem naturalmente o lado de despudor e de histriônico da Musa (e ainda sob a direção de Jorginho),vai arrasar o quarteirão.

Os projetos que evocam estes grandes artistas do nosso cenário são cada vez mais numerosos. Shows biográficos, espetáculos de teatro e minisséries televisivas são tiros certos porque, acima de tudo, possuímos uma rica galeria de brilhantes nomes do passado, que deixaram suas marcas e fazem a nossa história.

E ZEZÉ MACEDO e DERCY GONÇALVES são referencias no humor brasileiro. Demorô!



9 comentários:

  1. Que noticia boa! Elas deixaram saudades,
    Lita Paes Leme

    ResponderExcluir
  2. Que boa noticia Dercy e Zezé lembradas e homenageadas. Estarei ligado para assistir as duas.Carinho do velho ator emiliano queiroz.

    ResponderExcluir
  3. Elas são inesquecíveis. Estão gravadas na nossa memória para sempre por tantas alegrias que deram. É muito oportuna a homenagem com estas artistas gabaritadas, achei bem escolhidas. Não vou perder.
    Sylvia Monteiro (Magé)

    ResponderExcluir
  4. Que boas lembranças dessas duas! Sinto falta de material na internet de Zezé Macedo. Há tempos venho procurando, para matar saudades de seu peculiar humor.

    ResponderExcluir
  5. Maravilha! O Bucaneiro cada dia melhor!

    Neila Tavares

    ResponderExcluir
  6. Lembrar esses nomes é viajar no tempo.Aque eu mais gostava é Consuelo Leandro, ela e Monsueto na TV Rio e quando ficava de madame então,,nos fazia morrer de ri. Me lembro também quando dizia, aceita um croquete seu jacinto /? era gozada mesmo! Acho que ela merece tambem ser lemrada. Parabens a memória da Dercy e da Zeze´.
    Tania di Martino

    ResponderExcluir
  7. Zezé Macedo é uma das minhas melhores lembranças. Não vou perder a peça. Paula Sampaio

    ResponderExcluir
  8. Voce lem,brou de Alda Garrido, eu me lembro até hoje da peça Dona Xepa Ela fazia rir e chorar, acho que nunca teve sucessora.Hoje ninguem lembra dela, é umapena merecia ser lembrada> Evangelina Rocha

    ResponderExcluir
  9. Sao dois grandes projetos! Até que a memória nacional melhorou de uns anos para cá, temos que reconhecer! Parabéns, Graziela Porto

    ResponderExcluir