domingo, 20 de novembro de 2011

QUEM TEM MEDO DO MARCO REGULATÓRIO DAS COMUNICAÇÕES ?



São mais de dez anos que rola essa história, por que ?


A verdade é que está uma bagunça geral. A legislação no setor das comunicações é arcaica e defasada. A Constituição Federal de 1988 não tem referencia legal com temas importantes que estão sintonizados nos tempos atuais, e assim, acontece uma ausência de pluralidade e diversidade na mídia atual. Esta ausência também beneficia as poucas empresas que hoje se favorecem da grave concentração no setor. A restrição aos monopólios e oligopólios e a regionalização da produção se destacam no debate.

Todos os principais países democráticos do mundo têm seus marcos regulatórios para a área das comunicações, tipo Reino Unido, França, Estados Unidos, Portugal e Alemanha, além de alguns países da América Latina. No Brasil, o primeiro contragolpe é dizer que isso é a volta da censura. Será que neguinho sabe mesmo do que se trata ao dizer tal disparate? Para nós que passamos o pão que o diabo amassou em tal era, sabemos que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. O contra-argumento é leviano. Xô!

Interesses pessoais de empresários de jornais, editoras, redes de televisão e rádio, assim como (a presunção de) políticos influentes que usam de estratagemas para serem vinculados e prestigiados – um número cada vez maior deles possui emissoras e jornais - atrasam o processo da criação de um limite de ética, o Marco Regulatório das Comunicações. Mas ele está andando...

Estamos alvos de verdadeiros tsunamis de informações inúteis e tendenciosas que nos chegam diariamente, e a todos os minutos, re-pe-ti-da-men-te, agora também via internet. Os telejornais se copiam na editoria de noticias, claro, baseados no formato da Globo... As revistas semanais até que mantém uma independência, salvo Época e Carta Capital. O noticiário radiofônico é na maioria das vezes, xérox dos jornais, da tv e da internet. Tudo soa alienado e globalizado.

A presidenta Dilma está de butuca, mas opositores e articulistas consideram que o governo está indefinido em relação à causa. Chegam a espalhar que ela minimizou a questão ao dizer que “o controle da comunicação no Brasil se dá através do controle remoto, do dedo do telespectador...”

O fim da bagunça se anuncia. Em maio deste ano, aconteceu o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) no Rio de Janeiro, que realizou a I Conferencia da Comunicação (CONFECOM) sistematizada no Seminário Marco Regulatório – Propostas para uma comunicação Democrática – com a participação de entidades nacionais e regionais. Uma consulta pública recebeu mais de 200 contribuições, e assim, foi elaborada uma plataforma (publicada no Comunicacaodemocrativa.org.br) que apresenta 20 pontos considerados prioritários para a definição de um novo marco legal.

Os temas são pertinentes e estão bem elaborados, como o fortalecimento das rádios e tvs comunitárias – uma nova legislação deve garantir a estruturação de um sistema comunitário de comunicação.Outra: a proibição de outorgas para políticos em mandato serem donos de meios de comunicação objeto de concessão pública (estendendo-se a parentes e cônjuges). É abordado também a regulamentação da publicidade e os critérios de mecanismos de transparência para a publicidade oficial. A plataforma foi enviada como manifesto ao ministro das Comunicações Paulo Bernardo e está seguindo os trâmites para o Senado.

Essa “cidade sem lei virtual”de abusos autorais e outras extravagâncias pode estar com os dias contados. Paralelo, o Marco Civil da Internet, seus direitos e deveres em discussão, depois de assinado pela nossa presidenta, foi encaminhado ao Congresso. Agora, transita pela Câmara dos Deputados onde foi constituída Comissão Especial com o objetivo de analisar a matéria.

Vamos se inteirar da coisa pra não haver engano... A comunicação tem que estar a serviço da sociedade e não o contrário.


9 comentários:

  1. Existem muitos interesses em jogo como todos sabemos, mas se a imprensa debatesse ecoaria com força.Nem eles e nem os politicos tem interesse em regulamentar,a priori estes tem medo de ser prejudicados e sofrerem represalias. No Brasil os grupos se fecham em copas e a lei de Ge´rson é que acaba falando mais alto. Renner Mourão

    ResponderExcluir
  2. Eu li a plataforma e um ítem é sobre as crianças e adolescentes.Foi o que me deti por seruma causa importante pra mim. Fizeram uma classificação por faixa etária para os programas de televisão que é a mesma coisa que nada. As inconveniencias que aparecem nos programas são afrontas e desrespeito
    aos seres humanos que estão em formação.A criança é desrepeitada a todo minuto no Brasil, é verdade que ela já está no computador que é outro perigoso formador de opinião.Há muito o que fazer.Obrigada, Solange Pestana

    ResponderExcluir
  3. Essa internet está uma selva no assunto direito autoral, tem mesmo que legalizar isso, se fazer alguma coisa.Torço que essa fila ande mesmo!Geísa

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo sabe que a indústria do disco acabou depois da internet.Nada conseguiram fazer para salvá-la, hoje existe uma outra realidade em favor do direito autoral, a do salve-se quem puder! Não puseram limite na hora que deviam e agora já é tarde. Vai ser muito dificil botar moral agora. Falo como músico que sou e posso garanti que meus colegas também pensam assim.
    Luiz Nazareno

    ResponderExcluir
  5. O caríssimo Bucaneiro arguiu com conhecimento, inteligência e competência seu apoio ao Marco Regulatório das Comunicações. Como diz o adágio, não se agrada todo mundo em todas as questões, e no caso, há controvérsias em pontos fundamentais nos quais não pode haver qualquer dúvida. Em princípio, e por princípio, concordo em gênero, número e caso com sua exposição, e como disse o imperador "se é para o BEM da sociedade, tão e unicamente para a FELICIDADE da sociedade" eu assino embaixo. Miro Lopes.

    ResponderExcluir
  6. Desculpa ser cético mas não acredito que a Globo,os donos de jornais e revistas em geral vão assumir alguma postura de apoio no assunto. Sem poder de decisão essa historia vai contionuar sendo empurrada e adiada... Pedro Cerqueira Leite

    ResponderExcluir
  7. O ex-ministro Franlin Martins esteve sexta feira no seminário do PT paulista sobre a regulação da midia e defendeu que o partido apresente um projeto de lei. O diabo é que as pessoas implicam porque é justo o PT que está tentando isso, a oposição então tumultua e tenta atrapalhar o processo. Tudo continua muito confuso nesse país.Adalberto Pena

    ResponderExcluir
  8. Vi no programa do Dines na TV Brasil ótima matéria sobre o assnto. A fila está andando de verdade, ainda existe gente decente no jornalismo brasileiro.Flávio do Espirito Santo

    ResponderExcluir
  9. O assunto está penetrando devagar e sempre...
    acho q não está + andando a passos de cágado, felizmente!Como diz o Flavio acima, o Observatório da Imprensa do Dines tem focado o tema com a sua credibilidade de sempre.Existem muitas controvérsias, como cita o Miro em seu comentário, são arestas q vão sendo aparadas.
    Dia 15 último o jornalista Eugênio Bucci publicou no Estadão matéria sobre, com o título POR QUE TANTO MEDO DE REGULAR A RADIOFUSÃO? Vale a pena ler, tem pontos semelhantes com a nossa colocação. Sim, a fila anda. Grato a todos pelos coments!

    ResponderExcluir