terça-feira, 8 de novembro de 2011

DERCY LIVE !



A perereca da vizinha não está presa na gaiola, garanto. Ela está bem solta, pairando feliz sobre Madalena.

DERCY GONÇALVES (1907-2008), que foi bastante homenageada em vida terrena - de escola de samba a livro biográfico – agora, na vida eterna, será tema de uma minissérie na Globo e de um filme, ambos sendo gravados e rodados ao mesmo tempo sob a direção de Jorge Fernando. A estreia na telinha está marcada para 12 de janeiro de 2012, abrindo o pacote da programação de ano novo.

Cento e cinqüenta profissionais tomaram a cidade serrana (RJ) Santa Maria de Madalena por sete dias para registrar as primeiras cenas de “Dercy de verdade”, escrita por Maria Adelaide do Amaral, autora da bio da atriz. E a cidade ficou super animada, pois a ilustre nativa é muuuito querida pelos conterrâneos. No ar, o amor. Era ela vibrando no mais alto astral.

Fui convidado por Jorginho para uma participação, no papel do cunhado Zinho, casado com a irmã de Dercy, Bita (Rosí Campos), um cara mal humorado. Tirei a hnaca que me cobria de 3 anos sem atuar, e caí em seus braços de diretor de ator brilhante.

Nossa amizade começou em 1980 quando ele me convidou para trabalhar em sua estreia como diretor de teatro: “As 1001 encarnações de Pompeu Loredo”, de Vicente Pereira e Mauro Rasi. Foi quando vivi um desafio que me marcou a vida, e a nossa experiência foi tão rica que nasceu ali uma sintonia de amizade, respeito e admiração que dura até os dias de hoje.

Dirigindo Heloisa Perissé como a Dercy jovem, eu vi toques incríveis do diretor atento a minúcias e sutilezas da alma da grande artista. E Perissé, ou Lolô como todos a chamam, está armazenada, inteira, fazendo uma leitura sensível da revolucionária Dercy. Posso falar de cadeira que ser dirigido pelo Jorginho é um dos maiores prazeres que um ator pode ter. Ele sabe também proporcionar um clima de trabalho absolutamente harmonioso e criativo. Tudo flui com brilho.

Heloisa Perissé vive Dercy até os 50 anos, desde a saída de Madalena, mambembando com trupe de artistas, passando pela Praça Tiradentes, o cinema, vida afetiva, até a televisão, etc. Na fase madura, Fafy Siqueira assume o papel.


E a menina Dercy (1909) é vivida por Luisa Perissé, filha da mãe literalmente (!), que aos 12 anos faz seu debut na telinha. No córrego de Madalena, ela pega a perereca e vê a vizinha enxotando galinhas. Delícia pura.

A irmã de Dercy, Florípedes ou Bita, com quem o caixeiro viajante Zinho é casado, é defendida por Rosí Campos, uma das maiores atrizes paulistas do nosso tempo. Rosí é atriz pra 200 talheres, no olhar, um mar de emoções.

Eu tive tres encontros com Dercy em vida: quando a entrevistei nos anos 70 para a coluna de Cidinha Campos no Jornal dos Sports, quando a convidei para ser homenageada no Cabaré Sublime Tentação na Praça Tiradentes e na ocasião que insisti para que deixasse o amigo José Joffily registrar em filme o seu show no Teatro Miguel Lemos.

Na entrevista, ela me recebeu em casa. Estava cheia de gás, me contando suas aventuras na vida. Sempre transbordando sinceridade, me contou minuciosamente sua chegada à psicanálise quando viveu momentos de dúvidas existenciais. No cabaré, ela ficou emocionada de verdade, pois estava entrando no mesmo local (Cinema São José) onde colocou seus pés pela primeira vez no Rio, ali funcionou a Casa de Caboclo. Solta e comovida, contou passagens inesquecíveis para ela. E no filme, depois de muito rejeitar a ideia, acabou por autorizar a filmagem do Zé, sem caché ou direitos autorais.

Dercy vive! De verdade.


Fotos 3 e 5 : Divulgação TV Globo (reprodução)

Fotos 1, 2, 4, 6 e 7: LSLS



9 comentários:

  1. Não sei porque o meu comentário saiu com no nome de de um blog que eu não mexo há muitos anos! Mas vamos lá:
    JÁESTAVA LOUCO PARA VER! AGORA, COM VOCÊ NO ELENCO, É QUE EU NÃO PERCO DE JEITO ALGUM! E AINDA VOU COMPAR O DVD!!!

    ResponderExcluir
  2. Biografia em cinema ou Tv não é facil. A biografa é excelente autora de series da Televisao. O Jorge Fernando, como ator ou diretor, sem qualquer contestação, é garantia de alegre seriedade na interpretação, no feeling de fazer sempre bem feito. A vida da Dercy - com todo o seu talento muito pessoal e especial - é tema que obrigatoriamnete soferá um processo de "edulcoração" ou, se gostarem mais de "açucaramento". Jorge Fernando comandando um elenco alegre e competente é sucesso e, que ótimo" tras de volta o "solitario" de Aruarama, o bucaneiro dos palcos e das vedetes. Madalena merece aplaudir a historia da sua ilustre filha. Estarei focado nos momentos bons, de grande alegria. deixarei de lado o "além da ribalta" esquecerei um pouco da vida Não irei ver "Dercy de verdade" uma biografia da menina de Madalena. Prefiro pensar estar vendo a historia de uma peculiar e brilhante comediante. Recordemos do que fez de bom para o povão livre poder gargalhar com o "escracho".
    Melhor que assim seja. Vai ser - e assim desejo- muito bom. Mas não nos enganemos!

    ResponderExcluir
  3. Parabens querido! Um presente raro trabalhar contracenando com essa atriz maravilhosa que é a Rosi Campos e na direção do Jorginho e sobre Dercy tudo conspira a teu favor. Mete bronca! Merda!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Essa cidade que Dercy nasceu hostlizou na ´[epoca que ela viveu, e nunca esta grande artista fez o mesmo. Eu sei muita coisa da vida, das humilhações por que passou Dercy Gonçalves. Será que a novela vai contar ou será somente o sucesso e os aplusos? Carminha de Brito dePaquetá.

    ResponderExcluir
  5. Queridos Paulo Afonso e Ruth,minha participação é pequena, é melhor colocar uma lupa, caso contrário...mas tudo conspira mesmo a favor. Valeu, amigos!
    Ao Anônimo,quero dizer q contar uma vida de 100 anos em 4 espisódios é uma tarefa de chinês, né não? Acredito q tudo vá resultar compactado, uma síntese. Abraço pra vc tb!

    ResponderExcluir
  6. Alô Carminha, acredito q o lado humano da Dercy estará presente o tempo todo, afinal, ela era uma personalidade incrível, mas não guardou mágoas dos q a rejeitaram, pelo contrário, entendeu, e dizia q ela é q não cabia mais em Madalena, era o momento do vôo. E tinha um carinho especial pela cidade. Valeu, grato pela presença.

    ResponderExcluir
  7. Bela composição de personagem Luis Sergio. V. e Rosi uma dupla daqueles tempos ....... Sempre fui admirador de Dercy e ela sempre me tratava com muito carinho. Vai ser um lindo trabalho. Com o carinho do velho ator emiliano queiroz

    ResponderExcluir