domingo, 4 de março de 2012

CAFOFO DA POESIA - 14 -


Ela é carioca, ela é carioca, saca o jeitinho dela... ANA CRISTINA CESAR (1952-1983), poetisa, tradutora e ensaísta, um dos nomes mais expressivos da geração mimeógrafo, ou poesia marginal, começou a publicar seus poemas em revistas e jornais alternativos da década de 1970.

Livros publicados: Cenas de abril, Correspondência completa, Luvas de pelica e A teus pés (Editora Brasiliense). São poemas fragmentados em linguagem íntima e confessional que relatam o cotidiano. Seu discurso, quase sempre na primeira pessoa do singular, revela um diálogo consigo mesma. Ana suicidou em 1983.

FLORES DO MAIS
- Ana Cristina Cesar -

Devagar escreva

uma primeira letra

escreva

nas imediações construídas

pelos furacões ;


Devagar meça

a primeira pássara

bisonha que

riscar

o pano de boca

aberto

sobre os vendavais ;


Devagar imponha

o pulso

que melhor

souber sangrar

sobre as facas

das marés ;


Devagar imprima

o primeiro olhar

sobre o galope molhado

dos animais ;


Devagar peça mais

e mais e mais.


5 comentários:

  1. Dificil encontrar poeta igual. Mas poetas nao morrem... Yuka Bell

    ResponderExcluir
  2. Ela merece ser lembrada sempre, parabens! Acrescenta-se que Ana Cristina além de grande poeta é escritora e tradutora das melhores, adorava escrever, o ofício que escolheu para amenizar a depressão que rondava sempre a sensibilidade à flor da pele que possuia. Jussara Menezes - (Barra do Piraí)

    ResponderExcluir
  3. Existe uma enorme admiração pela obra desta poetisa.Fiquei curiosa e estou atraída ao mesmo tempo. Obrigada, Lita Paes Leme

    ResponderExcluir
  4. os poetas vivem numa nuvem mágica e completamente a sós...conversando com as suas almas.Vamos respeitar os seus silencios,melhor assim....Bela ana ana bvela. nina f.//

    ResponderExcluir
  5. Ela épunk total!!!!!!!! Cadu

    ResponderExcluir