segunda-feira, 5 de março de 2012

TEM F E L L I N I NO RIO



O Rio de Janeiro bota tapete vermelho para receber nada menos que o gênio de FEDERICO FELLINI (1920-1993) em mostra retrospectiva, com exposição e exibição de filmes, no Instituto Moreira Salles, de 11 de março a 17 de junho: “TUTTO FELLINI” tem a curadoria do suíço SAM STOURDZÉ, diretor do Musée de l’Elysée (Lausanne), e organizado pelo IMS com a colaboração do Instituto Italiano di Cultura do Rio. Entrada franca. É de graaaça, pessoal.

A exposição, que já passou por San Sebastian, Moscou e Toronto, apresenta 400 itens da coleção particular do diretor: fotografias de bastidores dos filmes, desenhos, trechos de entrevistas, cartazes, vídeos e documentos inéditos. Do Rio, o evento segue para Sampa, no Sesc Pinheiros.

Vinte longametragens da mais alta estirpe feliniana serão exibidos a partir de 14h, com entrada paga, desde o primeiro, “Mulheres e luzes”(1950) até os consagrados “Noites de Cabíria”, “Os palhaços”, “Amarcord” e “A Doce vida”, entre os principais. Detalhe: às sextas feiras, às 14h, a exibição do filme será gratuita e comentada por convidado especial.

Outra curiosidade é o Livro dos Sonhos, escrito a partir de seus sonhos por mais de trinta anos – de 1960 a 1990, e que espelham a fantasia tão comum em seus filmes.

nino rota desenhado por fellini

NINO ROTA (1911-1979), ou Giovanni Rota Rinaldi, fez músicas para todos os filmes de FELLINI. Impossível desassociar um gênio do outro.

Para a seleta plateia do BUCANEIRO, apresentamos uma entrevista de ROTA para a RAI, seguindo da presença de FELLINI no ensaio de um dos temas mais emblemáticos da dupla: o tema da generosa cabeleireira Gradisca, de "Amarcord". Sim, eu me recordo...

No final, emoção pura: no set, FEDERICO e equipe atiram bolas de neve em MAGALI NÖEL, a gostosa Gradisca.


6 comentários:

  1. Que máximo tioo!!!
    Irei com certeza!!!
    Posta isso no facebook pra eu compartilhar!!!
    Bjssss
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Ele conseguiu traduzir a realidade por meio de imagens oniricas! Um grande genio ! Um exagero total, em todos os sentidos! Ana Vianna

    ResponderExcluir
  3. Seu blog continua informativo e muito interessante. Adoro!Bjs Vera Vianna

    ResponderExcluir
  4. Isso é um presente de natal antecipado!Ele escreveu a história do cinema mundial.SÓ!!To dentro...
    Sérvio Caldeira

    ResponderExcluir
  5. Soube que não é permitida a entrada com máquina de fotografar.É um absurdo não poder registar tanta coisa que é inédita e dificilmente se verá de novo.Édo Lucio

    ResponderExcluir