sábado, 7 de abril de 2012

TAMARA TAXMAN, DE ATRIZ À ESCRITORA


Carioca por adesão, ela é metade mineira, metade americana. TAMARA TAXMAN, nascida em Woodstock, é filha de pai americano e mãe mineira, e veio para o Brasil com 3 meses de vida. Nos anos 70, começou na carreira de atriz e não parou mais, firmando-se como uma das mais talentosas e belas da sua geração.

A estreia nos palcos rolou em 1970 no musical “Alice no país divino-maravilhoso”, Teatro Casa Grande, como uma das seis Alices da adaptação de Lewis Carroll, assinada por Tite de Lemos, Luiz Carlos Maciel, Marcos Flaksman, Sidney Miller, Sueli Costa e Paulo Afonso Grisolli, também o diretor do espetáculo. Grisolli criou um espetáculo mágico bem ao seu estilo vanguardista de encenador arrojado, onde brilharam, entre outros, Marlene, Milton Gonçalves, Hildegard Angel, Ary Fontoura e Tamara cheia de gás e radiosa, explodindo juventude. Meninos, eu vi.

O teatro abriu caminho para sua trajetória, inicialmente em musicais. Em “Hair”, além da tribo, também atuou como Sheila, a personagem feminina principal. “Capital Federal”, “Adorável Julia” e “O vôo dos pássaros selvagens” foram espetáculos marcantes. Ao lado da amiga Ângela Leal, estrelou o musical “Evita-me que assim não dá” no Teatro Rival.

Claro que os expressivos olhos verdes de Tamara foram parar no cinema. Em “Cabaret Mineiro” (1980), dirigido por Carlos Alberto Prates Correa e baseado em Guimarães Rosa, aconteceu o pontapé de suas atuações cinematográficas com destaque ao lado de Nelson Dantas, Tânia Alves, Louise Cardoso e Zaira Zambelli. Seguiram-se “Luz Del Fuego” (vivendo a rival Elvira Pagã), “Flor do desejo”, “Romance da Empregada” e “As aventuras de um paraíba”, abiscoitando com este último o premio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Brasília de 1982.

Momento especial de TAMARA TAXMAN na telona é sua participação super elogiada no filme de Suzana Amaral “A hora da estrela”, onde atuou ao lado de Marcélia Cartaxo, José Dumont e Fernanda Montenegro.

Na telinha, esteve em novelas importantes da Globo, como a célebre “Selva de pedra” (1972), e também “Ossos do Barão”, “O casarão”, “Água viva”, “Ciranda de pedra”, “Senhora do destino” e tantas outras. Foi na TV Manchete que conquistou grande popularidade com sua personagem Dolores Estrada de “A história de Ana Raio e Zé Trovão”, arqui inimiga da protagonista.

Em 1989, também na Manchete, foi a sensual Zazá de “Kananga do Japão”, protagonizando cenas românticas com Raul Gazzola.

Tamara é madrinha de Leandra Leal, ela é a Tatá da Lelê... Na novela “Paginas da vida” de Manoel Carlos, ela foi a mãe de Sabrina, personagem da afilhada Leandrinha.

Mas sua personagem da vida real mais atuante é a vovó de Liz (10 anos) e Noa (4 anos), filhas do ator Henrique Taxman. Para elas escreveu dois livros infantis que serão lançados no próximo dia 14 na Saraiva Mega Store do Rio Sul: “A cobra de duas cabeças (As histórias da formiguinha Tatá) e “A história da Coruja Cor”(Editora Litteris), com ilustrações de Pedro Carmo Lacerda.

No entanto, a atriz caminha paralelo à nova função de escritora de contos. Acaba de rodar a história da Fera da Penha com o diretor Fernando Coimbra, ao lado de Emiliano Queiroz, e assinou contrato com a Conspiração Filmes/Globosat para o programa infantil “Os detetives do prédio azul”, onde será dona Leocádia, uma síndica meio bruxa.

6 comentários:

  1. Estarei no lançamento do proximo sabado . Eu e Tamara somos pais de Leandra Leal no filme de Coimbra O LOBO ATRÁS DA PORTA. Lindas as fotos dela na materia.....Com o carinho do velho ator emiliano queiroz.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de estar presente no lançamento do livro da minha querida amiga , grande atriz e agora escritora de livros infantis TAMARA...más infelizmente moro em Salvador e não posso estar lá...desejo todo o sucesso do mundo para esta maravilhosa atriz / escritora e que ela continue linda como sempre....amo ela !!! Saudades do amigo Maurício Menezes.

    ResponderExcluir
  3. Acompanho ela há tempos mas aqui fiquei sabendo de c oisas substanciais da sua vida, obrigada.Tamara é o máximo!
    Lita Paes leme

    ResponderExcluir
  4. Desejo todo o sucesso à minha grande amiga de infância.
    Vou comprar pela internet ou sob encomenda, na Saraiva. Moro em Salvador e infelizmente não estarei presente. Mando beijosss
    Carmen Sylvia Sarkis

    ResponderExcluir
  5. Na Ana Raio acho que ela era mais "raio"" que a atriz que tyrabalhou muito bem mas a Dolores saltava faísca pelas ventas!!!! Sol

    ResponderExcluir
  6. Agora com as crianças curtindo "Detetives do Prédio Azul" !! Ai, ai Dona Leocádia !!

    ResponderExcluir