domingo, 22 de abril de 2012

ONDE ESTÁ O MEU TOPETE ?


                                     
Devolvam o meu topete, é só o que eu peço.A calvíce, de uma certa maneira, me humilhou aos 30 anos...sinceramente. Depois, esqueci. Levei o barco assumindo entradas e bandeiras, e permitindo que os fiapos se entendessem, mas tratando-os com certa dedicação. Botei até placenta de vaca na cabeça, em tratamento com Davi’s Coiffeur, aturando moscas que me rodeavam no caminho. O resultado foi médio... mas, topete que é bom, never more.


O topete me perseguiu desde Elvis Presley, James Dean e Ferdinando, “topetudos” juramentados, cada um no seu cada um...


                                        
O topete de Zé Bonitinho era o símbolo do conquistador imbatível, que seduzia  corações com seu olhar paralisante devidamente acompanhado do chuca-chuca dos  cachos frontais. Todos os jovens da minha geração acompanhavam a tendência.


“É dos carecas que elas gostam mais”, confortava os carecas da época na marchinha carnavalesca de 1942, de Roberto Roberti e Arlindo Marques Jr, eternizada pelos Anjos do Inferno. O palhaço Carequinha exaltava o careca bem humorado, descolado e corajoso nos anos 50.

                            
 Em contraponto, o  genial Al Capp criou o caipira Ferdinando com um petulante topete, que deixou o personagem cheio de garra e destemido, encarando todas no Brejo Seco.
     

A Ciência evoluiu, are baba! Cientistas holandeses e suecos  descobriram mãe de todas células. A célula-tronco, que origina todos os tipos  de células da pele, se encontra nos folículos capilares, que é uma bolsa tubular localizada na hipoderme (o tecido celular subcutâneo, a parte mais profunda da pele). Calcula-se que existem cinco milhões de folículos capilares em cada corpo humano.


 Estamos vivendo a era das células-tronco. Aleluia! As células-tronco podem transformar-se em qualquer um dos tipos de célula do corpo humano e dar origem a outros tecidos, como ossos, nervos, músculos e sangue. Hoje, mais de 300 doenças estão em fase final de testes com resultados positivos surpreendentes, como no tratamento de insuficiência renal.

Para a calvície, os Cientistas japoneses criaram folículos capílares, parte da pele que dá origem aos pelos, a partir da célula-tronco de seres humanos adultos, e implantando-os nas costas dos ratos  sem pelos. O implante gerou crescimento de cabelo na região onde foi colocado, criando-se assim um ciclo capilar, ou seja, mesmo que esses pelos caiam, novos vão continuar a nascer. Este estudo está acontecendo na Universidade de Tóquio, sob o comando de Takashi Tsuji.



A Lance (Laboratório Nacional de Células-tronco Embrionárias), criada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é a primeira grande fábrica de células-tronco inaugurada no Brasil com a missão de distribuir linhagens destas células para dezenas de centros de pesquisas localizados no Brasil.





Bye bye Mr Magoo, vai pela sombra!


9 comentários:

  1. Muito engraçada a sua materia... quanto as celulas coitadinho do rato.... por mim estou gostando de ser careca. Com carinho do velho ator...emiliano queiroz.linda a foto da bela Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Tem um tal de Propencia, Santo remédio usado pelos mudernos. (Além de puxar para a frente e cobrir o clarão, com o que restou, restou, lá atrás) kkkkk. Isso que eu te amo, parabéns pelo humor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Sérgio, sou a Vera Sastre, mas essa coisa de publicar e preencher URL, não guento não. Beijos,

      Excluir
  3. o pentiado do rato cobaia ficou tipo Neymarkkkkk//Valeu Cadu

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Luis obucaneiro continua excelente.Abrs
    Gustavo

    ResponderExcluir
  5. Enquanto uns querem cabelos,outros reclamam quando as coisa estão muito cabeludas ! Roqueiros carecas são como monges cabeludos,mas importante mesmo é estarmos de cabeça feita. Falouuu !!!!

    ResponderExcluir
  6. Continuo lendo tudo sempre. Mas como vc. deve ter lido hoje, pelo e. mail que te mandei, ando num periodo meio conturbado. Mas suas materias são muito interesantes sempre. Adoro! Bjs Vera Vianna

    ResponderExcluir
  7. Maravilha Luiz!!! Que pena me faltar tempo para acompanhar mais de perto esse bucaneiro fantástico. Adorei o topete do Elvis!!! Tamara... dizer mais o quê???? E Raul???? Amei o moleque, que não conhecia... Você é simplesmente demais, numa linguagem clara e objetiva, faz com que os assuntos e as pessoas fiquem muito próximas da gente... Parabéns, de novo e sempre!!!! bjs

    ResponderExcluir
  8. Luis, o Bucaneiro, está super bacana, que matérias boas, faz a gente lembrar das grandes revistas que já tivemos. Um forte abraço!
    Paulo César Soares/RJ

    ResponderExcluir