sábado, 26 de maio de 2012

OOOOH, QUE DELICIA DE NORMA !



Ela se fez deliciosa, a gostosa das gostosas...e com talento de grande atriz que canta, dança, dirige filmes e transita na comédia ou no drama com igual desenvoltura.

                                 
NORMA BENGELL, carioca de Copacabana, é uma das mais importantes atrizes brasileiras de todos os tempos e a primeira artista, depois de Carmen Miranda, a  se afirmar como atriz no mercado internacional do cinema.
                                   

Dos shows do Rei da Noite Carlos Machado na boate Night And Day, (“Banzo-Aiê”, “Rio...de janeiro a Janeiro”, “Mr Samba” e “The Million Dollar baby”) a escultural vedete NORMA BENGELL foi descoberta pelo cinema brasileiro popular (“O homem do Sputinik”, 1959) e mostrou que era uma atriz de verdade, brincando de Brigite Bardot em composição refinada. O diretor Carlos Manga acreditou nela e acabou lhe proporcionando uma estreia cinematográfica de peso, onde ela atuou de igual pra igual com estrelas do calibre de Oscarito, Zezé Macedo, Cyll Farney e Neyde Aparecida.


                               
Mas a vedete se tornou atriz mesmo quando o sofisticado Cinema Novo lhe deu um grande momento de atriz em “Os Cafajestes”, protagonizando a primeira cena de nu frontal, sendo estuprada pelo cafajestaço Jece Valadão. NORMA, além do corpão, provou que era atriz dramática, usando e abusando de olhar melancólico e interpretação novellevaguiana... Arrasou. A cena foi contestada pela sociedade tradicional e também pela igreja católica. Mas...tornou-se um clássico do cinema brasileiro.

                        
“Os Cafajestes” (1962) marcou a estreia de Ruy Guerra na direção e também tornou-se  um dos filmes-referencia do Cinema Novo. A juventude transviada de então era tema principal do comportamento de uma geração. Na trama do filme, dois playboys – Jece e Daniel Filho - aprontam todas para extorquir grana do tio de Leda, a personagem de NORMA BENGELL. O filme causou.

                                 

O melhor estaria por vir para esta atriz emblemática...Anselmo Duarte lhe conferiu a prostituta Marly de “O Pagador de Promessas”, o filme que ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1962. E ela se saiu tão bem que foi descoberta pelo cinema europeu, fixando residência na Itália.

São 50 anos da premiação em 2012 do filme e o Jornal Nacional, da Globo, fez matéria especial na semana passada  sobre. Com imagens raras da premiação em Cannes, NORMA apareceu em destaque, super glamurosa, ao lado de Anselmo, Leonardo Villar e Gloria Menezes. Mas...sequer seu nome foi citado...

                                 
Casou-se com o ator italiano Gabriele Tinti e fez no cinema europeu dezenas de filmes, entre eles “Il Mafioso”, comédia de Alberto Lattuada estrelada por Alberto Sordi, pontuando também em Hollywood em filme com Georges Segal.


 Depois do término do casamento de 20 anos com Tinti, voltou ao Brasil. Caiu de paraquedas na ditadura militar e foi perseguida pelo regime por sua bandeirosa contestação. Virou ativista política, uma Jane Fonda dos trópicos. Parava os espetáculos teatrais e lia manifestos, convocando a plateia para passeatas de protesto. Ao lado de Tonia Carrero, Eva Wilma, Odete Lara  e Cacilda Becker marcou presença na Passeata dos Cem Mil contra a censura.


E cantava cantava lindamente. Timbre e afinação de cantora profissa. Em 1959 gravou pela Odeon o LP “OOOh Norma!” com bossa nova e standarts americanos. Luxo só. Em 1977 gravou “Norma canta mulheres” com repertório feminino que ia de Chiquinha Gonzaga à Rita Lee, passando por Gloria Gadelha, Marlui Miranda, Joyce, Maysa, Dolores Duran e Sueli Costa.

                         
No cinema  brasileiro fez filmes marcantes, desde “Conceição” de Helio Souto, “Mulheres & Milhões” de Jorge Ileli, “Noite Vazia” de Walter Hugo Khoury, “Rio Babilônia” de Neville de Almeida, “ A cor do seu destino” de Jorge Duran até a estreia de Ana Carolina em ficção, no genial “Mar de Rosas” (FOTO), vivendo a protagonista Felicidade –  “ai, que saudades de uma coisa que eu nunca tive!”


                     

Hoje, aos 77 anos, cadeirante e sem a aposentadoria, NORMA BENGELL  vive em seu apartamento na Gávea muito debilitada da saúde e com problemas financeiros. Tenta escrever sua biografia e anuncia a venda de seu acervo fotográfico para levantar alguma grana.

No auge de sua carreira, encontrou Dick Farney, o maior cantor romântico moderno, no projeto “Meia-noite em Copacabana”. Os dois cantaram e se encantaram. E eternizaram a bossa nova “Você” de Roberto Menescal e Ronaldo Boscolli. Na gravação, mixada de maneira que favorece ela, dá pra sentir a delicia de uma interpretação moderna, intimista e sensual. Até o Dick curte quando ela solfeja com segurança de cantora.
Deliciem-se pois.  

Voxê, hein ?





13 comentários:

  1. Lindo Serginho! Vc. sempre dando Força aos nossos artistas e talentos. Sinto pela Norma....
    A gente nunca sabe o que nos reserva o destino. Que consiga um happy end em sua história de vida!

    ResponderExcluir
  2. Da sua amiga de sempre e admiradora de seu talento e generosidade
    VERA VIANNA

    ResponderExcluir
  3. Uma linda homenagem a nossa GRANDE ESTRELA a querida NORMA. Belo momento do Bucaneiro. Do velho ator emilianqo queiroz

    ResponderExcluir
  4. Fui maquiadora da TV Rio. Conheci Norma, toda semana ela só queria se maquiar comigo no programa Noite de Gala. Era muito divertida contando histórias que não posso contar, nós ríamos muito nunca me esqueço porque tem politico no meio,, não da pra falar. Rogo que consiga a aposentoria porque eu sei coomo ela trabalhou nessa vida. Rosa

    ResponderExcluir
  5. Querido Luis Sergio,
    estou sempre acompanhando o Bucaneiro.Parabéns pela matéria com a Norma.
    Um forte abraço,
    João Victorino.
    P.S. Que delicia o poster da Esmeralda! Por onde andará?

    ResponderExcluir
  6. Muito justa e oportuna a homenagem pra Norma. Porém o que sei é que ela está precisando muito de contribuições em dinheiro por causa dos tratamentos que precisa fazer. Ela não consegue andar. Luiz Carlos Barreto passou há pouco tempo noticias graves e a conta pra quem puder depositar algum apoio.
    a conta é da cuidadora da Norma
    Luciene Marques da Silva
    Bradesco
    ag. 3023-6
    conta poupança 1007145-3
    CPF 068 395 474 - 18
    E para avisar do depósito ou se comunicar com ela o e-mail é nb@normabenguell.com.br


    Acabo de falar com ela que me diz que hoje a noite será exibida uma entrevista com ela na TV Reccord, onde conta o que está passando.
    Abs Tetê Moraes

    ResponderExcluir
  7. Sempre generoso, fiel, carinhoso e acima de tudo , um grande amigo!
    beijo carinhoso.
    Chris Grossi

    ResponderExcluir
  8. Lindo!!!! Será que a classe não vai se mobilizar para ajudá-la?? Só mesmo aqui se prmite que um ícone como ela esteja na situação atual... :( Por tudo que ela já deu de divulgação pela arte e pelo país, merece muito mais respeito... bjbjbbj

    ResponderExcluir
  9. Bela e merecida homenagem à Norma. Um abraço
    Xavier de Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Eu também acho que ela mereça mais respeito. Cadê o Ministerio da Cultura????? Até os direitos humanos deviam ajudar ela que lutou na ditadura militar!Mirela Soares- Caxambu MG

    ResponderExcluir
  11. Que voz linda!!Grande artista que não comnhecia.Babi

    ResponderExcluir
  12. A música é maravilhosa. Muitos intérpretes gravaram, mas esta versão é simplesmente do caralho...

    ResponderExcluir