sábado, 24 de novembro de 2012

A LENDA VIVA DE UMA IPANEMA DOURADA



ARDUÍNO COLASSANTI , nascido em Livorno (Toscana), tornou-se carioca aos 11 anos quando veio morar com a tia, a cantora lírica Gabriela Bezanzone Lage, residindo no célebre Parque Lage ao lado da mana, a escritora Marina Colassanti. Foi nos anos 1960 que sua fama surgiu: pioneiro no Surf e na caça submarina, foi parar com sua beleza e charme no cinema brasileiro, onde fez 38 filmes e virou muso do Cinema Novo. Mas nem a timidez ou seu lado reservado impediram que se tornasse uma figura emblemática da época.

‘Assim que cheguei ao Rio, com 11 anos, comecei a freqüentar a praia do Arpoador, que junto ao Clube Marimbás e ao Iate Clube, foi um dos pólos que irradiou a caça submarina para o resto do Brasil’, conta ARDUÍNO.
              


A paixão incondicional pelo mar trouxe para ele uma identificação imediata com a cidade da ‘montanha, do sol e do mar’, como cantaram Tom e Billy. Ele trouxe para o bairro mais charmoso de então a epopéia do Surf, que anos depois seria o boom do esporte ipanemenho. Paralelo a diversos campeonatos mundias de caça, em uma da balsas vindas da Califórnia, chegaram às suas mãos as primeiras pranchas para a prática do Surf. E ARDUÍNO  deslizou nas ondas do Arpex com pinta de protagonista, e fabricou as primeiras pranchas de isopor de então. Assim, virou símbolo do bairro, ‘o Garoto de Ipanema’, pouco antes da consagração da ‘Garota’, mas plenamente identificado como tal.

                   

Lembro bem que lá por volta de 1967, ele virou ícone das areias douradas de Ipanema, ao mesmo tempo que estreava no Cinema Novo como ator-protagonista, pelas mãos de um dos cabeças do movimento: Nelson Pereira dos Santos. O filme foi “El justiceiro” , comédia elegante e charmosa sobre um playboy de Copacabana, que abusa do prestígio e do dinheiro do pai, um general. O filme foi proibido pela ditadura.
              

Mas Nelson Pereira remontou e o filme foi lançado. Ele aparece ao lado de Adriana Prieto, Márcia Rodrigues, Álvaro Aguiar e Rosita Thomaz Lopes naquele que foi o seu passaporte para tantos que se seguiriam, a maioria com o diretor: “Fome de amor”(1969), “Azyllo muito louco” (1969) e “Como era gostoso o meu francês” (1971), entre os principais.


                            


                            


Um ritual antropofágico celebrado pela tribo dos Tupinambás é o clímax do longa “Como era gostoso o meu francês”, inspirado em fatos verídicos ocorridos com o alemão Hans Staden e com o viajante francês Jean de Léry. O aventureiro francês do filme é ARDUÍNO, que contracena com seu pai Manfredo Colassanti e com Ana Maria Magalhães.


Fazendo jus ao título - “Fome de Amor”- namorou Leila Diniz dentro e fora das filmagens,  e outras atrizes igualmente estelares, como Sonia Braga, Regina Duarte e até Brigite Bardot. Do envolvimento com a atriz e escritora Ana Maria Miranda, nasceu Rodrigo.


Aos 76 anos e com a saúde debilitada, ARDUÍNO reside hoje em Jrujuba, Niterói, e está passando por dificuldades. Seus amigos, liderados por Ana Maria Magalhães e Luiz Carlos Lacerda, estão se mobilizando para ajudá-lo. 
Fica aqui a nossa solidariedade. Foco, força e FÉ!



  

6 comentários:

  1. Arduíno Colassanti marcou uma geração dourada do Rio de Janeiro. Só dava ele. A mulherada enlouquecia. As ondas de Ipanema, também. E aí está, numa justa e merecida homenagem.

    ResponderExcluir
  2. Eu fui vizinha dele na Vinicius quando se chamava Montenegro. Ele era o que chamávamos de um pão!!!As minhas amigas me visitavam sempre para paquerá-lo e houve até uma que conseguiu!...AiIpanema ,quantas saudades. Lita Paes Leme

    ResponderExcluir
  3. É uma força da natureza, um leão do mar!!!Tenho fé que esteja bem protegido por Iemanjá-Janaína.axéeBig Girl de Itaipú

    ResponderExcluir
  4. Tempo dos superbacanas!Gente bonita, saudável e livre. Axé Arduíno! Cadu

    ResponderExcluir
  5. Belos tempos, lindos dias... Arduíno era um Deus de beleza e força,conheci-o muito pouco, mas é um dos homens mais bonitos desse Rio, por dentro também.
    Me parecia doce e muito simpático. Bela lembrança Bucaneiro! Sempre fazendo resgastes. bjsss
    Vera Vianna

    ResponderExcluir
  6. Trabalhamos juntos numa empresa de engenharia submarina, Subaquática, nos anos 80. Eu secretária da diretoria e ele mergulhador-fotógrafo . Um cavalheiro, gentil, além de belo.

    ResponderExcluir