sábado, 15 de fevereiro de 2014

SE ORIENTE RAPAZ: O ANO DO CAVALO COMEÇOU



Não fuja da raia, agora é pra valer: o Ano do Cavalo - de madeira e azul - começa a trotar a partir deste fevereiro. Segundo os chineses, os bons ventos começam agora a soprar nas vidas dos orientais e ocidentais do planeta Terra. Será um ano decisivo para quem estiver disposto a buscar o seu lugar ao sol e também para aqueles que procuram um bem maior: grandes causas são favorecidas com a força do cavalo.

O senso de cooperação e a amizade são características do cavalo de madeira. As comunicações são ressaltadas e profissões que lidam com o público estarão em alta: comércio, atividades artísticas e intelectuais ficarão em evidencia.


Ciência oficial da China há quase cinco mil anos, associada à filosofia e à religião, a Astrologia chinesa baseia-se nos ciclos lunares, ao contrário do zodíaco ocidental que é baseado nos ciclos solares. Sendo a lua o corpo celeste mais próximo da terra, é o que possui maior e mais direta influencia sobre nosso planeta. Os anos lunares correspondem a doze animais que representam esse período.

Este horóscopo é também resultado da combinação entre os 10 elementos celestiais imprescindíveis à vida terrestre: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água, sendo que cada um deles apresenta a polarização Yin e Yang (ou positivo e negativo), ou seja: forças opostas que coexistem e se equilibram, possibilitando a obtenção  do princípio da unidade.


UM POUCO DE LENDA...

Quando Buda viu chegada a hora de deixar este mundo, chamou todos os animais, para despedir-se. Apenas doze deles apareceram, os demais, por preguiça ou descaso, fingiram não saber do chamado. Em recompensa à atenção dos que compareceram, Buda, então, atribuiu a cada um deles, por ordem de chegada, a honra de tornar-se emblema de um signo, marcando os nativos com as características próprias. Daí os chineses afirmarem que o animal-emblema de nosso signo mostra o que temos escondido em nosso coração. Rato, Búfalo (Boi),Tigre, Gato(Coelho ou Lebre),Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra (Carneiro), Macaco, Galo, Cachorro e Porco (Javali) são os doze animais-signos.
     

O sétimo animal a chegar ao encontro de Buda, o cavalo é símbolo da liberdade e da liderança para os chineses. Ele não é usado no trabalho agrícola (isso é coisa para o boi), e por sua agilidade, imponência  e destreza é tratado como um animal especial.

Há 60 anos o cavalo de madeira não dá as caras. É um tempo de colheita – colhemos aquilo que plantamos – de renovação e de mudanças. Apreciador de novidades, ele promete trazer um ano cheio de descobertas e invenções.


O cavalo é um trabalhador incansável. Essa inquietude e a força desse movimento fará com que aqueles projetos engavetados há tempos, saiam, enfim, do papel. No campo pessoal, afirmam os astrólogos, será bom momento para assumir compromissos no amor, as pessoas estarão mais românticas e carinhosas.

         
Trocar de casa ou de pele, se reinventar, vai valer a pena. Fuja do convencional, enfatizam os Ching-lings... No entanto, a vivacidade, a disposição e a força do cavalo favorecerá o triunfo sobre possíveis adversidades. De espírito volátil, será um ano extenuante, mas também gratificante. A ordem é lutar pelos sonhos e seguir os instintos. Vai encarar?

5 comentários:

  1. Essa cultura milenar de signos e de fé guiou os imperadores e toda a Asia tambem.Ela atravessa os tempos, os hemisférios e até dimensões. Li coisas ruins desse ano do cavalo mas agora me surpreendo com o se´rio artigo. Bravos! Lita Paes Leme

    ResponderExcluir
  2. Adoro o horóscopo chinês, eu sou cachorro e tenho o espirito crítico dele, alem, de muitas coisas também. O perfil do cavalo eu conheço bem pois fui casada com um a long times...é muito aventureiro e independente, talvez tem a ver com a liberdade e a instabilidade da cabeça.Ele é um egocentrico dos maiores!! O ano dele pode ser muito positivo sim, apesar de ser um ano yang.Mas os polos sempre se encontram. Meditemos e vão ver. Selena

    ResponderExcluir
  3. Não sei como esse cavalo vai cavalgar em terras brasilis. Só se for um cavalo selvagem com ferraduras de aço!!A selvageria por aqui promete luta em campo minado com tantas corrupções e incertezas na política. Gostaria de estar com mais esperança mas não consigo. Solano W.Trindade

    ResponderExcluir
  4. Que lindoooooo! Amei tudo. Bjs
    Graça Motta
    -via e-mail

    ResponderExcluir
  5. O povo chinês é sábio nesse assunto mas não sei se o nosso país tropical está incluído em previsões tão positivas. O nosso cavalo tem muito obstaculo para atravessar e o ano ja está dando sinais disso. Reflitam!!! TAO

    ResponderExcluir