quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

OS MENINOS PASSARINHOS DE LUIZ VIEIRA



O poeta e cantador LUIZ VIEIRA compôs duas obras que vão além dos baiões, prelúdios, xotes, toadas e sambas do nacionalmente conhecido repertório do artista:

os gêmeos Luiz José e Jorge Eduardo nasceram em 2007 com a parceria de Eurídice Pereira, segunda mulher do músico e sua produtora.

Assim, a vida mais ou menos pacata e previsível de LUIZ deu uma super guinada, e uma verdadeira revolução tomou conta de seu dia a dia. Hoje, o casal e os meninos são atrações das ruas de Copacabana quando passam empurrando o carrinho duplo pelas esquinas e pelo calçadão, constantemente assediados e cumprimentados.

“...No calor do teu carinho, sou menino passarinho com vontade de voar!”

Com 2 anos e quatro meses, Luizinho e Jorginho estão dando um sentido especial à
existência do grande compositor de “Prelúdio pra Ninar Gente Grande” (Menino Passarinho) e “Paz do Meu Amor”. E a genética não se engana: os dois são vidrados em música!


“Há um pouco de você nos sonhos que acalento.”

Autor de quase 500 músicas, além das citadas, estão a popular “Menino de Braçanã”, “Inteirinha”, “Há um pouco de você”, “Forró do Chico Moço”, “Estrada de Colubandê”, “Dona de Mim” e mais as parcerias marcantes com João do Valle: “Na Asa do vento”, “Maria Filó” e “Estrela Miúda”. Foi gravado pelos maiores cantores de diversas gerações, como Hebe Camargo, Carlos José, Moacyr Franco, Zizi Possi, Sérgio Reis, Maria Bethânia, Carmélia Alves, Caetano Veloso, Agnaldo Timóteo, Rita Lee, Ivon Cúri e Fagner. O cantor e compositor Alberto Gino gravou recentemente Nosso Menino Passarinho, inspirada homenagem ao artista.


“...Quem anda com Deus não tem medo de assombração, e eu ando com Jesus Cristo no meu coração”

Pernambucano de Caruaru, espírita e maçon, LUIZ VIEIRA foi influenciado pelos cantadores e violeiros da região. Veio para o Rio de Janeiro depois de perder sua adorada mãe, Anita Alves, cantora lírica, sendo criado pelo avô Luiz José Vieira (FOTO) em São Gonçalo. Com a tenacidade do avô comerciante de embarcações, ele aprendeu cedo a batalhar pela vida. Formou-se em bacharel com a intenção de seguir a profissão do pai Luiz Rattes, mas nunca exerceu a advocacia. Foram nas boates e nos cabarés cariocas que o artista foi se moldando e firmando seu nome. De seu primeiro casamento nasceu Luiz Rattes Vieira Netto.


NO RÁDIO

Na Rádio Clube do Brasil deu os primeiros passos no rádio, seguindo um contrato na Rádio Tamoio, onde comandou programa ao lado de Luiz Gonzaga: Salve o Baião. O primeiro sucesso como compositor aconteceu em 1953 com a gravação de “Menino de Braçanã” em parceria com Arnaldo Passos, na voz de Roberto Paiva, e posteriormente Ivon Cúri, que estourou nas paradas de sucesso.

Hoje faz seu programa “Minha Terra, Nossa Gente” na Rádio Sucesso (710 khz AM), ex- Rádio Carioca, onde diariamente de 6h às 8hs, cita o inesquecível avô:

“Estamos aqui, justo que só boca de bode, e certo como pau de cabideira”

O programa é delicia pura, comandado por um LUIZ VIEIRA solto, verdadeiro, espontâneo e carismático. Logo na abertura, faz reflexão com profundidade sobre tema existencial ou religioso, seguindo uma produção musical impecável, onde procura enaltecer seus colegas cantores e compositores contemporâneos, contextualizando datas e acontecimentos sob o respaldo de um texto pesquisado e burilado, fato raro no rádio atual, onde tudo é improvisado ou chupado dos jornais. Sorteios, entrevistas e brincadeiras interagem com o ouvinte. É, existe vida inteligente no rádio AM sim. E é um contraste gritante com seus vizinhos no horário, onde reina a mais absoluta artificialidade, gritaria (eles acham que falar alto desperta o ouvinte) e uma alegria falsa. Sem falar no ranço careta e chegado á fofoca que os alimenta com selvageria...


“...Você é isso, uma nuvem calma, no céu de minh’alma, é ternura em mim...”

Eurídice Pereira
, companheira e mãe de Luizinho e Jorginho é a produtora de
“Minha terra, Nossa Gente”, desdobrando-se nas duas funções com dedicação e amor. Também na equipe aparecem Demétrio Costa, o locutor Divaldo Silva e Seu Francisco, pai de Eurídice.

O programa é patrocinado pela Petrobras.

“Quando estou nos braços teus, sinto o mundo bocejar"...



No espírito natalino deixo vocês com a inspiração maior de LUIZ VIEIRA, que sente o mundo bocejar e a vida descansar como o menino passarinho que habita sua alma elevada e terna. Em plena maturidade ele preserva a essencia da criança, a mesma que nos remete ao aniversariante do mês ao lado de Jorginho e Luizinho, e de sua Euridice. Ave, Poeta!

12 comentários:

  1. Olá Buka. Que beleza a materia com o sempre brilhante Luiz Vieira.Parabens. Um belo natal para v. e toda a prole do Vieira. Abraço do velho ator Emiliano Queiroz.

    ResponderExcluir
  2. Finalmente pude conhecer os famosos meninos passarinhos do Luiz Vieira. Parabéns ao grande artista e sua esposa. Sou ouvinte do programa maravilhoso que me desperta todo dia. Chorei quando escutei eles falando para o pai. Que bênção!
    Meu abraço e votos de um Feliz Natal.
    Leopoldo Medeiros

    ResponderExcluir
  3. OI, BUCA! HÔ TREM BÃO SÔ!!,é acordar de manhã e encontrar LUIZ VIEIRA abrindo o seu programa GENTE QUE BRILHA,homenageando os grandes expoentes da música brasileira,mas sem antes nos enriquecer com seus editoriais tão sábios e inteligentes.A sua sensibilidade faz aflorar em nossas almas verdadeiros jardins de emoções e reflexões.Luiz Vieira é lindo quando transfere o seu `chip´ à Euridice,mas acho que eles estão em um mesmo `chip, ÚNICO!! Vocês são lindos!Beijos nos POETINHAS PASSARINHOS e um FELIZ NATAL! Do NATAL LUIZ.

    ResponderExcluir
  4. É a lei do retorno porque a onda vai e vem quando uma pessoa derrama poesia como ele, ela volta para si essa beleza que mandou. Luiz Vieira é um artista realizado e um homem abençoado. Seus filhos, sua mulher e tudo mais tem a consistencia do belo e do que é harmonioso. Parabéns !
    Silvana Castilho Soares

    ResponderExcluir
  5. Meu caríssimo e fraternal amigo Luiz Sérgio, é incrível como a sua riqueza vocabulária, inteligente e tão bonita chega a me colocar em uma condição de pobreza com relação a adjetivos capazes de poder exprimir o meu encantamento e alegria desvanecida por tantas lisonjas vindas do seu coração de escritor, jornalista, poeta e amigo.
    Gratíssimo pela referência a mim e a minha família no Bucaneiro Prateado. Todos te agradecem muitíssimo, eu, Eurídice e os nossos filhos. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Poetas, namorados, correi, é chegada a hora de cantar, talvez as derradeiras noites de luar!! Aos poetas TUDO!Luiz Vieira é alicerce e um dos maiores representantes da classe.
    Parabéns,me emocionou a homenagem.
    Celso de Paula

    ResponderExcluir
  7. Nunca mais vi a Euridice!! Vejo o Demétrio Costa, vejo todo mundo, até o próprio Luiz Vieira mas a Euridice não. A conheci com o Luiz numa emissora de Rádio de 1996 para 1997. Ja mandei e-mail, já telefonei e só dá caixa postal, ja pintei e bordei e ninguém dá noticias,

    Edmar Correa.'.

    ResponderExcluir
  8. É maravilhoso conhecer melhor um artísta do nível de Luiz Vieira e perceber a felicidade plena que ele tem com a Vida....Parabéns Luíz sou uma fã incondicional, parabéns pela linda familia que voce tem....que Deus te conserve muito tempo ainda conosco....cantando lindamente e nos presenteando com a sua presença!!! Parabéns pelos Hinos "Canção para Ninar Gente Grande" e "Paz do Meu Amor", pelos casos ótimos que voce conta....e todas as suas composições...

    ResponderExcluir
  9. Prezado Luiz Sérgio.
    Parabéns, por esta sua página tão simpática, onde você esbanja, talento e carinho, ao escrever sobre os mais diversos assuntos, especialmente, sobre GENTE... gente linda, como este nosso poeta maravilhoso, o Luiz Vieira; que, além, de nos encantar com suas músicas, ainda, nos faz amanhecer mais esperançosos, a cada novo dia, com o seu programa de rádio, agora, na Manchete (AM).
    Muito linda, esta sua matéria... linda esta família, constituída da não menos, inteligente e sensivel produtora, a Eurídice, e estes seus dois menininhos; que, vieram ao mundo, para rejuvenescer e melhor inspirar, este homem abençoado por Deus, o nosso amado Luiz Vieira.
    Saúde e felicidades para todos vocês!
    Abraços,
    Paulo Alberto Ventura (Niterói-RJ)

    ResponderExcluir
  10. Luiz ,Eurídice e Jorginho e Luizinho ,que com o descuido do Papai do céu,de anjinhos se transformaram nestas jóias preciosas e vieram enriquecer a vida deste casal maravilhoso.Que este Natal seja perfeito e que o Ano que se inicia,venha enriquecer ainda mais a vida de vocês.Só me traz alegria esta companhia desde a Rádio Nacional,beijo em seus corações.

    ResponderExcluir
  11. Votos de muita Paz ,Harmonia e União.

    ResponderExcluir
  12. parabéns pela página, principalmente em abordar nosso querido Luiz Vieira, só assim fiquei sabendo um pouco mais desse cantor que amamos...(TB sou filha de um Luiz Vieira !!!) e desde cedo aprendi a admirar esse cantor que adoro. só sinto não vê-lo na midia com mais frequencia, ou melhor nunca vejo!gostaria de estar a par mais de suas atividades!....Felicidades à familia!...

    ResponderExcluir