quarta-feira, 18 de maio de 2011

OS DIREITOS CIVIS DOS HOMOSSEXUAIS




A Vitória da Cidadania Gay

Quando se fizer um balanço das grandes realizações do primeiro ano do governo da presidenta Dilma Rousseff, certamente estará dentre elas a decisão unânime dos ministros do Supremo Tribunal Federal na aprovação da Lei de Direitos Civis dos homossexuais. A notícia pegou o país de surpresa.

Em 5 de maio passado, os gays e bissexuais brasileiros conquistaram considerável parte de sua cidadania com a esmagadora maioria dos ministros, que lhe garantiram direitos iguais reconhecidos nos tribunais do país, contando casamento civil, herança, pensão previdenciária e alimentícia em caso de separação, licença médica, comunhão parcial de bens e futuramente a facilidade de adoção, entre outros benefícios.

Dos onze ministros, dez votaram a favor. O voto decisivo foi do ex-presidente do Supremo Gilmar Mendes. O relator Carlos Ayres de Britto colocou a questão em público com parecer pessoal digno e antenado. O ministro Luiz Fux foi o primeiro a se pronunciar, citando as “famílias espontâneas”. Declarou Fux: “O homossexualismo é um traço da personalidade. Não é crime. Então, porque o homossexual não pode constituir uma família? Por força de duas questões abominadas pela Constituição Federal: a intolerância e o preconceito.”

Desde o princípio da humanidade uniões de pessoas do mesmo sexo existiram em diversas culturas. Na Europa clássica: nas sociedades gregas e romanas. Hoje, em mais de 20 países já vigoram os direitos aos gays, entre os pioneiros: a Bélgica, Canadá, países da áfrica do Sul, Espanha, Suécia, Noruega, Islândia, Portugal, Argentina, México e em alguns estados da América do Norte.

A literatura, a pintura, o teatro e o cinema sempre abordaram a questão homossexual das mais diversas maneiras e inspirações.A televisão também, mas nesse veículo um aguardado beijo gay foi muitas vezes adiado. Dizem que por razões comerciais (medo da negativa dos anunciantes), e também das cabeças conservadoras dos empresários donos das redes de tv. Novelas têm cada vez mais focalizado personagens desse universo, mas... cadê coragem para mostrar em HD um beijo entre dois homens ou duas mulheres ?

A novela “Amor e revolução” do SBT, que está dando um banho de coragem ao contar a recente e arrepiante história da ditadura militar no Brasil, marcou mais um ponto, e apresentou o primeiro beijo de duas lésbicas na semana passada. Claro que a audiência subiu com tal audácia. Na seqüência, a jornalista Marcela (Luciana Vendramini) revela seu afeto por Marina (Giselle Tigre), chefe do jornal O Brasileiro onde trabalham, e tasca-lhe um beijo daqueles ! Não, não era o selinho da Hebe ou a bitoca do Gil, não... Foi um tremendo beijão tipo saca-rolha, quase 2 minutos no ar.

O autor Tiago Santiago teve o aval de Silvio Santos, que lhe deu total liberdade para criar a sua novela. Declarou Santiago: ...”É mais um tabu que se quebra, um passo adiante muito importante e uma força na luta contra a homofobia.”

A temática gay, perdão pelo cacófago, está na moda, essa é que é a verdade. Um desenho animado com humor ácido que abusa de estereótipos faz sucesso nos States através de canal a cabo da MTV dirigido ao público gay: “Rick & Steve”, em stop motion com bonecos que misturam lego com móbile.

No Brasil, além de “Amor e revolução”, recentemente a novela “Ti Ti Ti” saiu do armário com trama paralela sobre o assunto, e “Insensato coração” começa a desenvolver a questão homofóbica em sua história. Uma pergunta que não quer calar: será que Gilberto Braga e Ricardo Linhares escreverão cena de beijo gay masculino ? Ou ficará para mais tarde com “A fina estampa” de Aguinaldo Silva. Hein, hein??


Epílogay

A Lei dos Direitos Civis dos homossexuais surpreendeu não só aos mais ventilados, mas também os homofóbicos, católicos e evangélicos de plantão ficaram mexidos. Os desdobramentos estão cada vez mais evidentes, e prometem esquentar ainda mais os ânimos desse outono tropical. Tem que aturar. Demorô...


6 comentários:

  1. - Liberdade,liberdade abre as asas sobre nós-O ser humano é o unico animal na face da terra que sabe que vai morrer. A morte torna todos iguais, um monte de ossos ou cinzas porque então essa arrogancia em se sentir superior ou o eleito? Apesar da maxima -ama teu proximo como a você mesmo- as religiões e a sociedade insistem em viver no obscurantismo. Uma restea de luz cai sôbre o Brasil com a nova lei.Viver é ter o direito de tentar ser feliz.emiliano queiroz apenas um velho ator brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. É importante falar que a decisão da lei partiu do supremo tribunal e não do senado nem da câmara. E é para lá que vai agora a discussão, e o bate boca com os evangélicos estéricos está só começando. Foi um grande passo sim, mas a estrada é longa e turva. MAX (UnidosGLBT ONG)

    ResponderExcluir
  3. Sempre existiu muita hipocrisia nessa historia toda e ainda existe, mas é verdade já melhorou bastante. Vamos avançando porque de grão em grão a galinha enche opapo como dizia minha avó!O maioor fingimento é da igreja católica que perde fiéis todo dia pela posição retrógrada com relação aos gays..Mas não faz mal,o grande mestre Jesus protege a todos igualmente. Sonia Medeiros

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo comentário. Vamos comendo pelas beiradas!!!José Carneiro de Mendonça (Olinda, PE)

    ResponderExcluir
  5. O Jean Wyllys do Psol está vigilante, acompanho de perto a sua luta, estamos unidos e fortes!
    Téo Barros

    ResponderExcluir
  6. Eu também apoio irrestritamente ess aLei, mas o kitGay ficou mal feito. Até dona Dilma reconheceu o que aliás ela tinha mesmo obrigaç~çaode fazer. TANIA BOUÇAS

    ResponderExcluir