terça-feira, 31 de maio de 2011

G L O R I N H A AO VIVO !



Ela foi do tempo da tv ao vivo. Por isso mesmo viveu com urgencia e precisão, soltando um bom humor constante, e vivendo com independencia e questionamento o inesperado. Aperfeiçou-se na psicanálise, que levou a sério e a moldou.

MARIA DA GLÓRIA, a Glorinha da Tv Tupi, deixou essa dimensão na noite de sábado. Deixou marcada na vida do Bucaneiro 42 anos de convívio total e irrestrito. Ela me ajudou a crescer com
sua personalidade independente, doce e corajosa


Quantos momentos geniais vivemos: lembro das gravações do programa "Comunicação" do Gilson Amado, onde ela dizia poemas com aquele jeito que só ela sabia dizer. Ia buscá-la no estúdio do "Boa tarde", e era uma tourada atravessar a João Luiz Alves para levá-la até o grill, onde gravámos. Era assediada por tantos, "Glorinha, Glorinha, pra cá e pra lá"... Quando sentava no banquinho, saía do mundo, e soltava aquela voz rouquinha com olhar penetrante, dizendo com sensibilidade uma Clarice Lispector, um Felix Coucurul, uma Adalgisa Nery. Ficava um silencio...


Lembro também do momento barra pesada que viveu em 1972 quando perdeu sua filha Carla num acidente estúpido. Passei algumas noites sentado no chão segurando sua mão, e ela, dopada,
me olhando com um misto de tristeza e ternura.


Dedicou todo o resto de sua vida prioritariamente à sua filha Christiane, a radiosa Chris Grossi.
A cumplicidade foi recíproca, tornando as duas inseparáveis, focadas num mesmo temperamento e inquietação. E no fundo de tudo um amor profundo. E como era profunda, superficialidades com ela passavam ao largo.

Uma das maiores alegrias da minha vida foi ter escrito o livro "TV Tupi do Rio de Janeiro, uma viagem afetiva" para a Coleção Aplauso. Agora eu sei que foi por ter tido a oportunidade de conviver um pouco mais com ela que essa missão também se tornou especial. Acho que ajudei a resgatar não só a primeira emissora de tv carioca, mas também contar um pouco da sua vitoriosa trajetória profissional. Como ela me ajudou na feitura do livro ! Na noite de lançamento, na Livraria da Travessa, ela estava sob o domínio da emotividade total: revendo colegas, conhecendo a galera linda da Chris do Facebook, dando autógrafos, recebendo vivas de admiradores. Todos batiam cabeça pra ela: de Almeida Castro a José Wilker.

Gloria Pires, filha do grande Antonio Carlos, colega de emissora, e amicíssima de Chris, mesmo depois de ter dia pauleira de gravação da novela "Insensato coração", fez questão de comparecer para prestigiar MARIA DA GLÓRIA. Ela ficou encantada com a presena da xará, me disse.

Fica uma tremenda saudade. Guardo no meu abraço, como na foto, nossos momentos na vida terrena, com a certeza que o desdobramento na vida eterna, virá com a mesma intensidade.
Tudo é tão transitório, né querida ?

Creio que espíritos de luz antenados estão te cercando e dando as boas vindas: Carla, Ralf, Álvaro, Tania, Nádia, Justino, Edna, Rios, Gracinda, Gui, Lidia, Riva, Correa e Celmar, entre outros, saúdam e pedem espaço para Glorinha adentrar o panteão do amor.
Só quem partiu pode voltar. Ao vivo!


MISSA DE SÉTIMO DIA :
QUINTA FEIRA (DIA 2) ÀS 18H
IGREJA DE SÃO JOSÉ DA LAGOA.

Fotos: Acervo Chris Grossi
Fotos 5 e 6 : Júlio Pereira

18 comentários:

  1. A Glorinha foi minha cliente,, ela e a Riva Blanche eram sensacionais, eu ria muito com as conversas. Nunca esqueci dela.Mando meus sentimentos para a familia.
    Clara manicure do salão Jane's

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara,
      Sou a filha da Glorinha, a Chris.
      Obrigada pelo carinho....
      Beijos
      Chris Grosssi.

      Excluir
  2. O livro da TV Tupi trouxe a minha lembrança coisas que eu tinha esquecido eme fizeram bem relembrar. Eu melembro da Glorinha como uma tia que a gente nunca esquecwe. Obrigada e que ela descanse em paz.Ruth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruth!
      Super obrigada.
      Sou Chris a filha mais velha da Glorinha.
      Beijo carinhoso.

      Excluir
  3. NEM TENHO PALAVRAS DEPOIS DE UM LINDO TEXTO!
    AGRADEÇO A DEUS ELA TER SIDO MINHA MÃE, E QUE MÃE ELA FOI....
    SERÁ MINHA ETERNA SAUDADE, E UM DIA, EU SEI QUE VOU ESTAR COM ELA OUTRA VEZ.
    OBRIGADA SERGINHO!!!!!!!
    OBRIGADA MARIA DA GLORIA, A GLORINHA, MINHA MÃE.
    E QUE EU ESTEJA FAZENDO AS COISAS DO JEITO QUE VC GOSTARIA E DA FORMA QUE VC ME ENSINOU, QUE VC CONTINUE SEU ORGULHO POR MIM!!!!!!!
    BEIJOS CARINHOSOS, AONDE VC ESTIVER.
    CHRIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só agora tomei conhecimento dos fatos. Na época do programa da Glorinha eu era casada de pouco tempo, morava na Urca e assistia ao programa. Quantas liçoes me foram dadas por aquelas mulheres maravilhosas. Achava a Glorinha uma guerreira pela vida q levava, isso me encorajou a tomar decisões importantes em minha vida. Lemro como elaq falaa com carinho das filhas. Desejo muita sorte à voce e parabens pela mãe maravilhosa q vc teve.

      Excluir
    2. Olá Anonimo!!!!
      Sou Chris a filha da Glorinha.
      Agradeço de coração suas palavras.
      Bjs

      Excluir
    3. Olá Anonimo!!!!
      Sou Chris a filha da Glorinha.
      Agradeço de coração suas palavras.
      Bjs

      Excluir
  4. Uma é a Glória da Tupi e a outra é a Glória a Globo ,oque quer dizer que são duas glórias da TV!!Cláudio Pinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudio Pinheiro,

      Obrigada pelo carinho.
      Beijos.
      Chris ( filha da Glorinha)

      Excluir
  5. Foi uma guerreira, nunca me esqueci dos programas à tarde com a Edna savaget. As duas eram inteligentes e ajudaram as mulheres a cresder. Eu acho que fui ua desaas, Marlene Azeredo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marlene!!!!
      Sou Chris a filha da Glorinha.
      Beijo carinhoso.
      chris

      Excluir
  6. Dia 28 de maio, segunda feira, eu vou fazer a missa da minha mãe Maria da Gloria ( Glorinha ) de 1 ano.
    Vou tentar a Igreja Nossa Sra da Paz, em Ipanema, caso eu não consiga, vou tentar a da Ressureição na Francisco Otaviano, no Arpoador.
    Mas com certeza o grande amigo dela Serginho avisará no Bucaneiro Prateado.
    Beijo carinhoso.
    Chris Grossi.

    ResponderExcluir
  7. Eu não perdia o programa da Edna Savaget! Gostava da Glorinha e da Tania Scher. Há tempo desejava saber notícias delas. Ñ sabia q tinham morrido. Saudade

    ResponderExcluir
  8. Olá anonimo!
    Sou filha da Glorinha, infelizmente ela faleceu ano passado!
    Agradeço seu recado.
    Com carinho.
    Chris Grossi.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Aos fãs da Glorinha da TV TUPI, dia 28/05/2012,segunda feira, será realizada a missa de 1 ano do seu falecimento.
    Será na Igreja da Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, as 17:30hrs.
    Obrigada, com carinho!
    Chris Grossi.

    ResponderExcluir
  11. Fui criada vendo Glorinha na TV,moderna pra epoca,muito inteligente e a primeira coisa que fiz quando aprendi a mexer na Internet,foi procurar sobre ela.Ficou a saudade e a lembrança daquela risada gostosa.Bons ventos

    ResponderExcluir