sábado, 29 de outubro de 2011

ENCANTADO ! É UM PRAZER CONHECE-LO !

Será mesmo? Onde está a sinceridade, afinal ?

Quando somos apresentados a alguém não chegamos a nos expressar mais como nos 50’, tããão delicademente... As “aparências” contavam ponto, aliás, ainda contam nos dias de hoje, mas o comportamento é muito diferente daqueles anos de cortesia, de refinamento e até de certa hipocrisia em alguns casos.

O “tempo da delicadeza” linkou nos tempos atuais quando Chico Buarque o citou na sua bela “Todo o sentimento”, parece que o poeta deu um alerta geral em todo mundo: “Depois de te perder, te encontro com certeza, num tempo da delicadeza...”

“Delicadeza” é título de diversas canções assinadas por compositores de prestígio, tais como Joyce, Dori Caymmi, Leoni e Jorge Vercilo. Mas o foxtrote de Pedro Rogério e Lombardi Filho, lançado por Ivon Cúri em 1955, é um clássico, sem dúvida.

Ivon Cúri (1928-1995), cantor, compositor e ator, foi Rei do Rádio, pioneiro da TV e excelente comediante de cinema. Uma lenda. Chanssonier consagrado, ele trouxe para o Brasil sucessos de Trenet e Jean Sablon, com elegância, refinamento e uma voz aveludada inconfundível. É um dos mais belos timbres da história da música brasileira.

Tenho ainda vivo em minha memória, ele cantando na TV Rio, este fox “Delicadeza”. Garoto, eu vibrei com a sua ironia, bom humor e elegância.

No filme “Depois eu conto” (1956), dirigido por Watson Macedo, um estouro de bilheteria do cinema neste ano, ele canta e interage com os personagens da burguesia da época, representados na cena por figurantes e os próprios personagens da excelente trama: Eliana, Anselmo Duarte, Wilson Vianna, Heloisa Helena, Ilka Soares, e devidamente avacalhados pela hilariante Dercy Gonçalves, bem acompanhada por Catalano.

É cena antológica de crítica social e bom humor. Saquem, só:

Video



8 comentários:

  1. Perolas do bucaneiro sempre dão um toque de alegria nostalgica. Do velho ator emiliano queiroz

    ResponderExcluir
  2. A etiqueta social é uma grande falsidade mesmo. Já era assim naqueles tempos. Paulo Fortunato

    ResponderExcluir
  3. Já tinha me esquecido como o Ivon Curi é bom demais. Sempre teve domínio de cena de um grande astro. Vale lembrar que ele fez Escuta que é uma das mais bonitas canções do cancioneiro brasileiro. um grande artista completo.
    Um grande abraço: Sobral

    ResponderExcluir
  4. Quando menina, fui me apresentar no programa infantil de calouros da TV Rio, cantando Delicadeza... rss s paguei um mico, pois ensaiei, todo mundo ficou esperando em casa eu aparecer na TV e nada... o programa terminou antes que todos se apresentassem... gostava mesmo dessa música e do Ivon Cúri.

    ResponderExcluir
  5. Me lembro do epísódio, Maninha,era uma excitação incrivel no Jardim Botanico,a gente esperando vc cantar,era o programa do titio Hélio? Depois, lembro de vcs (e o Ruy)contando como tudo aconteceu e do tempo estourado. Legal lembrar!
    "Se lembra do futuro q a gente combinou?" bj

    ResponderExcluir
  6. Que beleza e delicadeza esse post. Amei. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Os tempos mudaram muito e ninguem aperta mais a mão quando é apresentado e se preocupa em abri a porta do carro, as regras de etiqueta sumiram do mapa na globalisaçãoque todos n[ós estamos envolvidos. Valores que se perderam no tempo.
    Um abraço: Sobral

    ResponderExcluir