sábado, 9 de junho de 2012

DEPOIS DAS SEIS QUEM ILUMINA O SEU CÉREBRO É A M E L A T O N I N A !




                          

É nessa hora que começa a nascer o hormônio turbinador do sono, a melatonina. A glândula pineal, localizada no centro do cérebro, produz a melatonina para auxiliar o nosso organismo a regular o ciclo do sono, ou o ciclo circadiano.


A melatonina nos ajuda a melhorar a qualidade do sono e facilita a adaptação ao jet-lag (fuso horário), participando na organização temporal dos ritmos biológicos e atuando como mediadora entre o ciclo claro/escuro ambiental.Dos tres ciclos do sono, o primeiro é o mais importante, o mais profundo.

                       
 Médicos e cientistas de todas as partes do mundo estão ligados no assunto. Dr Tércio Rocha, endocrinologista do Rio de Janeiro e consultor da revista  Men’s Health e da  Academia Real de Medicina Estética da França, afirma que a produção de melatonina depende ainda do triptofano, que é um dos responsáveis pela produção de serotonina, aquela sensação de bem-estar e zona confortável que tanto almejamos: “O aminoácido está em alimentos como massa, chocolate e batatas. O suco de cereja é rico em triptofano que, no organismo, se converte em serotonina, hormônio do bem-estar, que, por sua vez, se transforma em melatonina.”


                              
Nosso relógio biológico deve ser sagrado. É que nem hora de fazer cocô, de se alimentar, de sentir prazer e ...de dormir. No caso do ciclo natural do sono ele também vem da disciplina. Dr W.Christopher, diretor médico do centro de sono do Hospital Martha Jefferson (EUA), indica: “Desligue os aparelhos ao menos duas horas antes de ir pra cama.” Para dormir bem, ele explica que é essencial manter as luzes apagadas e o silencio. No escurinho mesmo. Notebook, iPad e gadgets prejudicam a qualidade do sono. Até o bobo Programa do Jô... Mas se for imprescindível, dê um espaço para o tchibum fatal...

                          
 Agora, a parte que eu mais gosto: segundo pesquisa espanhola, a cerveja aumenta os níveis da melatonina no sangue. O estudo também descobriu que quanto mais álcool a loura gelada tem, mais melatonina você produz! Hehehehe... bons sonhos, meus camaradas!

 

9 comentários:

  1. Quando baixa o estimulo ou aparece sintomas da depressão a melatonina pode salvar. Minha medica dra. Marta já levantou amigos meus com o produto. Boa informação. Abraço do velhos ator emiliano q.

    ResponderExcluir
  2. É o Cristiano Ronaldo da foto? Vi logo pelo triptofano e pela melatoninaKKKKKKKKKKK!!!

    ResponderExcluir
  3. O assunto é sério de uma maneira geral mas muito importante para os que sofrem de insônia e recorrem a remédios tarja preta.Ficam viciadas e com risco de morte, acho que se seguirem as orientações sobre melatonina podem se salvar.Tenho exemplos na minha família infelizmente. Sei como é dificil ajudar quando se negam ser ajudados, obrigada.
    Lita Paes Leme

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Emiliano,na depressão a melatonina ajuda muito, através dos suplementos alimentares, para quem produz menos.Valeu!
    Aí, Anônimo, é o Cristiano Ronaldo, sim.Quando pinçei a foto era pequena, não vi direito q ele tava dormiiiindo e... arregaçando.KKKKKK
    abrç
    do BUKA

    ResponderExcluir
  5. Tenho que tentar esse tratamento com Melatonina...Já ouvi dizer maravilhas. Tô mesmo precisando! Sempre com boas informações Buka.
    Bjs Vera Vianna

    ResponderExcluir
  6. VIVA A MELATONINA! SERGIO FONTA

    ResponderExcluir
  7. O jeito é beber muita cerveja na companhia do Cristiano Ronaldo.Aí que eu vou melar toda
    uiuiui!! Sol

    ResponderExcluir
  8. Já tem tratamnento em cremes hidratantes que eu uso e adoro.Selena Pires (Guaratiba)

    ResponderExcluir