domingo, 3 de junho de 2012

"SGT PEPPER'S", OS BEATLES PSICODÉLICOS


                            
Foi há 45 anos - 1 de junho de 1967 - que  foi lançado o oitavo (e o mais cultuado) disco dos Beatles: 
“Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, ou  “A banda do Clube dos Solitários do Sargento Pimenta”. Em época de psicodelismo e experimentações, os 4 cabeludos de Liverpool estavam consagrados e estressados de tantas turnês. Foi o tempo de dar uma parada e criar um trabalho mais elaborado e com conceito. Nos estúdios da Abbey Road, e sob a batuta do produtor George Martin, inovações sonoras foram criadas muito além das guitarras, utilizando cordas clássicas  harpas, órgãos, violinos, clarinetes e até um sitar hindu.

Naquela década lisérgica  tudo era viagem às portas da percepção, com o ácido agindo no sensorial da criação musical e das descobertas científicas. Timothy Leary foi o grande incentivador do uso irrestrito do LSD, cuja descoberta da estrutura do dna lhe foi atribuído, através do cientista Francis Crick, Premio Nobel por seu feito.

                             

“Imagine-se consigo mesmo em um barco no rio com árvores de tangerina e céus de marmelada”... inicia assim uma das mais viajantes faixas, “Lucy in the skies with Diamonds”, cujas iniciais são LSD justamente. 

O ousado e pouco comercial álbum não tocou tanto nas rádios, mas vendeu 11 milhões de cópias só nos Estados Unidos. Inovador também por sua técnica de gravação, ele foi classificado pela revista Rolling Stone com o primeiro lugar de uma lista de 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame.


A capa antológica também causou. Reunindo celebridades do show bussiness, da ciência e da espiritualidade, entre eles: Marylin Monroe, Einstein, Lewis Carroll, T.E.Lawrence, Shirley Temple, Marlon Brando, William S.Burroughs, Karl Marx,
Freud, Tyrone Power e Oscar Wilde, a criação de Jann Harworth e Peter Blake venceu o Grammy do ano. E o álbum também abiscoitou outros 4 Grammys, entre eles o álbum do ano.

Das treze músicas gravadas, algumas estouraram, como “With a little help from my Friends” (primeiro lugar absoluto), “Sgt Pepper’s”, “Lovely Rita”, “Getting Better”, “Good morning Good morning”, “A Day in Life” e “When I’m Sixty-four”.

“Quando eu estiver com sessenta e quatro”,composta por Paul Mc Cartney na adolescência, reflete com certa doçura uma preocupação ingênua de diferença de idades, um tempo que a velhice tinha atingido os sessenta anos de uma vida...Hoje, os tempos são outros.


“Você ainda irá precisar de mim,  ainda irá me alimentar
Quando eu estiver com sessenta e quatro ?”

WHO COULD ASK FOR MORE?


8 comentários:

  1. Muito legal recordar! Os Beatles serão unicos, forever...Adorei. bjs
    Vera Vianna

    ResponderExcluir
  2. Estou de olho nesse Bucaneiro maravilhoso. Não perco por nada e adoro as informaçoes que vcoe da sobre a melhor banda de todos tempos.Eleseram muito loucos e foi por isso que eles entraram para a historia do rock. Adoro tudo deles mas Revolver eu acho o melhor de todos.Beijinhos// Lita Peas Leme

    ResponderExcluir
  3. Legal, muito legal essa materia publicada no Bucaneiro; me faz recordar uma parte do meu passado que é muito difícil de voltar; apenas com a ajuda destas histórias é que consigo, voltar no tempo....valeu....GUSTAVO.

    ResponderExcluir
  4. Deu muita confusão a capa do disco. Até descobriram Hitler num canto, não sei onde mas me lembro que houve protestos e afirmaram que foi removido depois de tanta polêmica. A miscelania é bem variada mesmo e um tanto o quanto sinistra com ar funebre de enterro para um disco tão pra cima com essas musicas leves demais, não é mesmo /João Marcos

    ResponderExcluir
  5. Tambem está no primeiro lugar da minha CDTECA...dos Beatles é o que mais gosto no conjunto por que é um album criativo e epistolar. Helio Amadio

    ResponderExcluir
  6. BEATLES FOREVER!! TAO b.

    ResponderExcluir
  7. Das centenas de músicas lindas deles "Witch a litle help from my friends" é uma dass minhas favoritas. Me lembra um tempo maravilhoso com meus amigos Elzinha, Paulo Augusto,Mila, Zeza e Carlinhos. Um tempo que não volta mais.só quando ouço Ringo cantando ela. Saudade não tem idade!!! Elisa Cavalcanti

    ResponderExcluir
  8. Valeu querido!!! Sou viciada em Beatles, desde quando os conheci. Para mim, como a Elis, eles serão eternos!!! Beatles 4 ever!!!!

    ResponderExcluir