sábado, 27 de outubro de 2012

CAFOFO DA POESIA - 16 -



Poeta, filósofo, escritor e compositor nascido no Rio de Janeiro, ANTONIO CÍCERO é mais conhecido pelas parcerias com a irmã Marina Lima, coisas genias tipo “Fullgás”, “Pra começar” e “À francesa”, marcas registradas da carreira da mana. Sua veia poética está sempre afiada  a serviço de um novo poema, uma nova reflexão...

Dez anos sem lançar um livro (“Guardar”/1997 e “A cidade os os livros/2002), chega agora às livrarias novo livro de poemas, “Porventura” (Editora Record), coletânea de 35 poemas em que dialoga com elementos da cultura clássica e do cotidiano, envolvendo o leitor pela leveza coloquial no tratamento de sérios temas. Papa-fina.


APARENCIAS
Antonio Cícero

não sou mais tolo não mais me queixo:

enganassem-me mais desenganassem-me  mais

mais rápidas mais vorazes e arrebatadoras

mais volúveis mais voláteis

mais aparecessem para mim e desaparecessem

mais velassem mais desvelassem mais revelassem mais revelassem

mais eu viveria tantas mortes

morreria tantas vidas

jamais me queixaria

jamais.

6 comentários:

  1. Caro Bucaneiro Prateado,

    eu faria apenas uma pequena correção na bio do Antônio Cícero. É que, conforme li em entrevistas dele, seus pais são do Piaui, mas se conheceram no Rio, onde nasceram todos os seus filhos, inclusive ele.

    Arnaldo

    ResponderExcluir
  2. Cicero é um letrista dos maiores da nossa música,parceiro tambem de Wally, João Bosco, Lulu e Adriana Calcanhoto, cuja "Inverno" é uma obra-prima. Das musicas com Marina adoro"Virgem" e "Fullgas"aquela maravilha que diz"voce me abre em seus braços e a gente faz um país ".. isso é lindo!Tao

    ResponderExcluir
  3. Quando ouvimos uma música"...não sei o que em mim só quer me lembrar que o céu reuniu-se a terra um instante por nós dois pouco antes do ocidente se asssombrar " queremos saber quem é que chegou nesse ápice de expressar tão bonito sua emoção. descobri que o autor é ele e então passei a ´procurar a poesia dele.Vou desvendar mais e mais!!
    Chris Malta

    ResponderExcluir
  4. Antonio Cicero é a pessoa do intelectual sem pejorativos, diga-se de passagem.Ele é sério, discreto,na dele, e só deixa a persona vir a público através do seu ofício.O tempo de serviço que ele tem e com a qualidade literária que imprime
    faz dele um poeta contemporâneo dos mais importantes que nós temos. Sou um admirador distante que acompanha com atenção a trajetória de Cicero. Fraternalmente, Elísio de Lima Albuquerque (Guaratinguetá-SP)

    ResponderExcluir
  5. Considero Fullgás uma das melhores letras da MPB! Cássio Barreto

    ResponderExcluir