sábado, 6 de outubro de 2012

IMPROVISANDO COM MARIA CLARA MACHADO



Amigos,  neste outubro que segue estarei a partir do dia 18  pilotando o Curso Livre “Improvisando com Maria Clara Machado”, inspirado na escritora, diretora e professora Maria Clara Machado (1921-2001), com quem tive a honra de estudar teatro e ser seu assistente de direção.

A CAL, Casa das Artes de Laranjeiras, a mais respeitada escola de teatro carioca da atualidade, abrigou nossa ideia, abrindo espaço na programação de cursos livres de outubro. Dirigida por Eric Nielsen e Gustavo Ariani, coordenada por Hermes Frederico e administrada por Luis Oliveira, a CAL há 30 anos  é referencia absoluta no curso profissionalizante de ator em nível médio, e agora também em nível superior com a  criação da Faculdade CAL de Artes Cênicas.

De 18 de outubro até 13 de dezembro, nas tardes das quintas feiras, vamos mergulhar no método de ensino desenvolvido por uma das mais importantes figuras do teatro brasileiro, em especial do teatro infantil.


Mineira de BH, Clara conviveu desde cedo com intelectuais como Bandeira, Drummond, Pagu, Vinicius, Rubem Braga, Oswald de Andrade e Di Cavalcanti, amigos de seu pai o escritor Aníbal Machado e freqüentadores dos saraus em sua casa em Ipanema. Começou com teatro de bonecos, contando com a ajuda de Cecília Meirelles e com a amiga Virginia Valli. Em 1949 ganhou bolsa de estudos da Unesco e foi estudar teatro em Paris com Jean-Louis Barrault, o coreógrafo Rudolf Laban e o mímico Decroux. De volta ao Brasil, quando trabalhava como enfermeira no Patronato da Gávea, teve a ideia de criar um grupo amador, nascendo assim o Teatro Tablado.


- “Alô, Prima Bolha, é Mãe-Fantasma, vai começar o curso do Serginho. Avisa pra galera!”

Formou mais de cinco mil atores, entre os quais, Cláudio Correa e Castro, Rubens Correa, Ivan de Albuquerque, Fernanda Torres,  Louise Cardoso, Malu Mader, Miguel Falabella, Hildegard Angel,  Ivan Setta, Jacqueline Laurence, Cininha de Paula, Claudia Abreu, Tadeu Mello e tantos e tantos outros.

                       
Montagem de “Maria Minhoca” (1969). Clara ao centro e seus pupilos. No alto, Cininha de Paula, estreando  como a Minhoca, e mais: Marcus Aníbal, Sonny Albertson, Paulo Iório, René Reis Braga, Lionel Fischer, Jack Philosophe, a artista plástica Ana Letycia, entre outros, e eu tirando onda de oclinhos agachado.

Eu tinha 17 anos quando a professora Lilia Nunes indicou o Tablado a meu pai, e assim começei as aulas de improvisação com Clara. Incrível e determinante experiência que me seduziu direto ao mundo mágico do teatro. Que pessoa encantadora! Durante os dois anos de aulas com ela, me convidou para ser seu assistente de direção (“O diamante de Grão-Mogol”, “Farsas Medievais” e “Maria Minhoca”). Em 1969, minha turma, turbinada pelo teatro, resolveu colocá-la na parede para profissionalizar o Tablado, mas ela: ”Não, nunca, o Tablado será sempre teatro amador!”, nos cortou no ato.


 A dinâmica da improvisação está presente no dia a dia de nossas vidas. A qualquer lance do inesperado somos levados a reagir a qualquer situação independente do
programado em nossas cabeças... Maria Clara Machado criou uma técnica para dar suas aulas de teatro: soltar as amarras e proporcionar a oportunidade  de voar no imaginário, toques profundos para a formação do ator. E do ser humano. Ela vai fundo na essência do ator.

Através de jogos dramáticos e exercícios que dinamizam a imaginação e a espontaneidade, vamos beber um pouco da sabedoria da grande mestra, como também, no laboratório de experimentações, estudar cenas de algumas de suas mais conhecidas peças: “Pluft, o fantasminha”, “O cavalinho azul”, “Maroquinhas Fru-Fru” e “Maria Minhoca”.


Quem se interessar, chega mais! E quem puder indicar para amigos, parentes e conhecidos, gratíssimo pela força. Estarei a espera de vocês, com o assistencia do Zé Henrique Ferreira.
As inscrições estão abertas para uma faixa etária bem elástica: de adolescentes, jovens a adultos até 90 anos!!É só ligar para a secretaria da CAL: fone (21) 2225.2384.

*Cartaz-banner é apoio cultural do STUDIO PRADO - criação de Márcio Prado
 Av Joaquim da Costa Lima 2111 - Duque de Caxias / Fone (21) 3134.3419

8 comentários:

  1. Pena eu não estar no Rio nesse mês para poder participar. Já fiz um curso com a Sura e foi sensacional. Não que eu tenha pretensões artísticas mas o teatro ajuda no convivência social e também na desinibição para vida. Me ajudou bastante.Desejo sucesso, bucaneiro! Lita Paes Leme

    ResponderExcluir
  2. Assisti uma aula que a Maria Clara dava para pessoas da terceira idade porque levei minha tia Heloisa pra fazer. Fiquei impressionado com ela, e o seu conhecimento.Era brilhante!! Rogério Palma

    ResponderExcluir
  3. Nunca me esqueci do Pluf fantasminha. Tinha medo de gente como eu hoje também prefiro os fantasmas!São mais confiaveis camarada.rsrs... Cadu

    ResponderExcluir
  4. Nossa!!Que maravilha!!Maria Clara Machado merece ser lembrada sempre.Ela é o Walt Disney das Minas gerais.Parabéns pela idéia!
    Celina Monteiro

    ResponderExcluir
  5. Bravo Luiz Sergio!!Ouvi a sua entrevista no programa do Luiz Vieira e gostei muito.Fiquei com vontade de fazer o curso. Voce disse que aulas de teatro não é só pra qyuem quer ser atriz mas sim é uma maneira de se comunicar com as pessoas e perder a timidez e os bloqueios da gente.Foi fofo!!Betina

    ResponderExcluir
  6. MUITA SORTE!! DESCE E ARRASA AMIGO!!bjssssssssss
    Vera Vianna

    ResponderExcluir
  7. Fine way of describing, and nice article to obtain facts regarding
    my presentation subject matter, which i am going to deliver in academy.


    Also visit my web page how to get lot of followers on instagram

    ResponderExcluir
  8. Lindo. Tive o imenso prazer de conhecer o Tablado junto com os alunos do projeto social de teatro No Palco da Vida. Recepcionado pela Kaká. Muita gratidão, para sempre Maria Clara Machado.

    ResponderExcluir