quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

STUART, UM ANJO NA EDUCAÇÃO



O militante político Stuart Angel, morto em 1971 pela ditadura militar após ter sido preso e torturado nas dependências da Aeronáutica no Rio de Janeiro, tem a sua memória recordada e homenageada, quando acaba de dar nome a uma escola da rede estadual em plena zona oeste, Senador Camará: o Colégio Estadual Stuart Edgar Angel Jones. 1.200 alunos já estudam lá em três turnos.

Quem sabe faz a hora e ela é exata para o merecido tributo, aqui e agora, no momento da instalação da  Comissão da Verdade no Rio de Janeiro, que investiga violações de direitos humanos na ditadura militar, sob o comando do dr Wadih Damous, ex-presidente da OAB.


Dia 1 de abril próximo, data do Golpe, está programada na sede do Dops, Praça Quinze, a solenidade de abertura da Comissão. Na ocasião, acontecerá um desfile de roupas da estilista Zuzu Angel, mãe de Stuart, a primeira estilista a realizar protesto político através da moda em coleção emblemática que retrata a luta corajosa de Zuzu para encontrar o corpo de seu filho, e que será mostrada: estampas e silhuetas bélicas, pássaros engaiolados, balas disparadas contra anjos e anjinhos amordaçados...


A inauguração do Colégio Stuart Angel aconteceu na  ensolarada manhã de segunda feira, dia 25. A jornalista e atriz Hildegard Angel, a maior guerreira pela memória de seu irmão e de sua mãe, comandou as homenagens bastante emocionada, ao lado de Nelson Rodrigues Filho, ativista político e companheiro de Stuart, do secretário municipal de Meio Ambiente Carlos Alberto Muniz e do secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia.


Descerrando a placa no auditório lotado de convidados, aparecem o deputado Glauber Braga, a diretora Kátia Isabel de Lima Costa, o secretário Wilson Risolia,  Hildegard Angel e Cidinha Campos emoldurados pelo banner do inspirado quadro de Glauco Rodrigues: Stuart flexado em tons suaves e pastéis da paz.


Uma caravana de cem convidados partiu do Porcão da Gávea, no Jóckey Clube, para o evento, a bordo de três ônibus munidos de picolés, esperança, solidariedade e de um possante ar refrigerado. Os caminhos estavam livres para Stuart, pois tudo foi leve e suave na nave... Entre as presenças luminosas, a jornalista Liliana Rodriguez, a  deputada Alice Tamborindeguy e a secretária estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.


O ator Bemvindo Sequeira, contemporâneo de Stuart, o ator e ex-vereador Antonio Pitanga, que propôs o nome do Túnel Zuzu Angel, e o polivalente Haroldo Costa, o eterno Orfeu Negro, prestigiaram.


A atriz e escritora Neila Tavares, autora do elogiado espetáculo “Oh, Nelson Rodrigues, que adoráveis criaturas”, de volta no Sesc-Tijuca, não parou um só minuto de conversar com Nelsinho, seu velho amigo, no link zona sul-zona oeste. Neila foi amiga de Nelson Rodrigues que para ela escreveu uma de suas últimas peças: "O Anti-Nelson Rodrigues".


Maria Lucia Dahl, cronista e  atriz atuante no Cinema Novo e no teatro engajado, foi casada com o líder estudantil Marcos Medeiros, com quem teve sua única filha, a também atriz Joana Medeiros. Eliana Pitman emplacou “Viola Enluarada” nos brabos anos de chumbo: “a mão que toca um violão se for preciso faz a guerra, mata o mundo, fere a terra...”


O jornalista Miro Lopes é irmão do inesquecível Tim Lopes e de Tânia Lopes, uma nova força política que promete decolar neste ano. O blog do Miro foi um dos mais acessados no ano passado  e é prestigiado em peso pela ala jovem da web.


O dinâmico Anselmo Silva distribuiu picolés nos ônibus. Haroldo Costa aderiu.


Mary Carvalho, secretária de Hildegard Angel, cuidando de tudo com esmero de grande profissional.

           
 Hildegard fez um discurso emocionante e emocionado. E contextualizou a homenagem com brilho: “...Essa inauguração  tem um significado especial porque ele era um estudante, a História do Brasil ainda não está contada nas escolas. Eu fiz questão de estampar as camisetas com o rosto dele porque não vejo sentido em ver os jornais brasileiros recorrendo a rostos de mártires estrangeiros, como Martin Luther King e Che Guevara, quando temos o Stuart e tantos outros mártires recentes, que nossa juventude não conhece o rosto.”


Nas primeiras filas, Luiz Carlos Lourenço, Celina Farias, Dino Trappetti, Beth Winston,
Maísa Vasconcelos, Miriam Gagliard, Gabriela Itagiba, Vera Donato e Antonio Pitanga.
As presenças ilustres se misturavam a representantes da UNE, da CUT, do Partido da Juventude da Pátria Livre, integrantes da Ong ComCausa, jornalistas, paparazzi, autoridades e estudantes do Colégio Stuart Angel, além das personalidades citadas acima.

Outras presenças ilustres que abrilhantaram a festa: Pedro Grossi, Mário Priolli, Dalal Aschar, José Ricardo Tostes, Tininha e Gilda Tostes, Fátima Raggio, Elcio Hime, Lucília Lopes, Márcia Veríssimo, Vera Bocayuva, Kátia Leite Barbosa e...
José Carlos Jesus Abreu, o companheiro de Stuart na UFRJ, que através da associação de moradores sugeriu o seu nome para a homenagem.


Hildegard Angel  teve em seu marido Francis Bogossian, presente o tempo todo ao seu lado, apoio incondicional no alicerce do evento.                


Stuart Angel,  anjo que pousa na zona oeste para iluminar  jovens estudantes.
Mártir como Sebastião e Tiradentes, 
dez vidas tivesse, dez vidas daria... Ave!
 

9 comentários:

  1. Merecido, merecidíssimo!!!
    Rubens Araújo

    ResponderExcluir
  2. Finalmente vamos saber às claras o obscurantismo a que fomos submetidos e ninguém melhor do que Stuart Angel para inaugurar as investigações. Bravos!! Lita Paes Leme

    ResponderExcluir
  3. anselmo silva de Andrad28 de fevereiro de 2013 às 16:09

    A demonstração de carinho e respeito dos parentes artistas, socialites, autoridades, políticos e grupos contra a ditadura, amigos de toda a vida de Zuzu Angel, que estiveram presente na solenidade em Senador Camará, Zona Oeste do Rio de Janeiro, grande homenagem justa ao militante político que lutou contra a ditadura Stuart Edgar Angel Jones, que agora é nome também de um bonito colégio. A comunidade local orgulhosa com o colégio e seu ilustre nome “Colégio Estadual Stuart Edgar Angel Jones”. No auditório do colégio muito emocionada. sua irmã Hildegard Angel, comovidíssima, agradeceu a todos os presentes, que aplaudiram de pé. É uma justa homenagem à memória e à História do Brasil, a quem sempre lutou por dias melhores e pagou com a vida por isso.

    ANSELMO SILVA DE ANDRADE(COPACABANA-RJ).

    ResponderExcluir
  4. " Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis" (Bertold Brecht)- Cássio (9ML Nova Iguaçu)

    ResponderExcluir
  5. O Bucaneiro nos mostra o belo momento de Hildegard em ato pela educação, mantendo viva a memoria do inesquecivel Stuart e da guerreira ZUZU.A familia Angel o carinho do velho ator emiliano queiroz.

    ResponderExcluir
  6. parabens a todos que contribuiram para a homenagem. precisa exibir lá o filme Zuzu Angel. Tetê Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oi, Luis Sérgio!

    Vi a inauguração da escola na TV e, o tempo todo, pensei na luta da Zuzu para conseguir informação sobre o Stuart e denunciar as torturas e mortes que vivíamos. Fiquei imaginando o tamanho de sua angústia e solidão rodeada de cegos, surdos e mudos que devem tê-la desestimulado ou se afastado. Lembrei de sua coragem extraordinária e barulho que fazia furando bloqueios para entregar sua denúncia ao Kissinger, da audácia do desfile em NY. Na época eu não entendia muito bem a Hildegard.

    bj,
    Tania Loes

    ResponderExcluir
  8. Mais que merecida homenagem amado Serginho!Voce é a memória que acende nossas recordações.Não sei se vc. recebeu um e. mail que te mandei ontem, aonde coloquei o link de uma cronica no meu site, que tb. homenageia ZUZU." Essas mulheres..."
    Saudades.... bjssss um grande p/ Hilde.

    ResponderExcluir
  9. A Comissão daVerdade vai dar moral nessa história... Cadu

    ResponderExcluir