sábado, 22 de junho de 2013

O POVO NAS RUAS



Apenas 20 centavos. Foi o que bastou para deflagrar um movimento social a nível nacional, que contextualizam como ‘o gigante adormecido que despertou’... Jovens do Movimento Passe Livre, que há dez anos batalham pela melhoria de transporte em São Paulo, colocaram o cidadão brasileiro no centro das políticas públicas reivindicando uma qualidade de vida mais humana e justa, entre muitas outras coisas. Rompendo com o circuito tradicional da mídia, o movimento nasceu na internet, comandado pelas redes sociais. A polícia paulista inicialmente foi truculenta, o que fez a panela ferver.


Depois de uma semana de protestos, as prefeituras baixaram os preços das passagens conforme a reivindicação principal dos jovens. Um ponto que chama a atenção recai sobre a concessão das empresas de ônibus com as prefeituras. Uma CPI está em andamento para analisar as planilhas de custo das empresas, que não são divulgadas pelas prefeituras. Querem abrir essa caixa-preta.


No último Roda Viva da TV Cultura, foram entrevistados dois integrantes do Passe Livre: a estudante de direito Nina Cappello e o professor de História Lucas Monteiro de Oliveira. Transparente, bem informada e focada, a dupla mandou bem, e deixou bem claro que a luta do Movimento, desde 2005, visa a Tarifa Zero. Já foram chamados de malucos quando levantaram a bandeira pela primeira vez, mas hoje acreditam estarem no caminho certo. Lights e articulados, os dois jovens deram um banho de sinceridade e ausência de ego.


Quem pode controlar a multidão? As passeatas em todo o país refletem uma grande insatisfação geral, e a catarse tem horas que parecia estar fora do controle. Em todas as capitais e cidades interioranas ou não, a chaleira está fervendo. Mesmo acontecendo na maior parte de maneira pacífica, a manifestação tem uma contramão perigosa: os arruaceiros. O quebra-quebra gabiroba tá solto.

Invasões, vandalismos, saques e enfrentamentos atordoam e desviam o objetivo do movimento.É legítima a nossa cidadania. Fala-se nas redes sociais tratar-se de pessoas plantadas.


A imprensa ficou no fogo cruzado e não foi poupada, com repórteres e cinegrafistas machucados e carros de reportagem incendiados. A Globo, visada pelos manifestantes, foi obrigada a trabalhar com microfone sem o símbolo da emissora em diversos flashs, assim como o ético repórter Caco Barcellos, autor de “Rota 66”, foi desrespeitado no ar em pleno exercício de seu ofício.

 FLAGRAS DO FACES


Desperta gigante!

A Saúde, um foco crucial

A cura gay do Feliciano...


"A juventude não permite que ninguém desconfie dela" (J.Bucknner)


Yasmin Brunet na passeata

Aviso aos navegantes: o Brasil não está à deriva. ‘Apesar de você, amanhã há de ser um outro dia...’ Já vimos esse filme. Temos que estar atentos e fortes, é momento de reflexão. Não existe uma revolução, é um movimento social que reflete mudança, e ela é sempre bem-vinda. Os modelos políticos esvaziaram-se. Os partidos estão partidos. Os 3 Poderes, um saco de gatos e gasto$...O povo tá indignado.


A presidenta Dilma fez pronunciamento, e saudou o poder do cidadão -“...A voz da rua precisa ser ouvida e respeitada” – prometendo receber os líderes da manifestação e também fazer um pacto com governadores e prefeitos, focado na área dos transportes, saúde e educação. Falou com ênfase na reforma política e no combate à corrupção.


No blog Terra Magazine de Bob Fernandes (terramagazine.terra.com.br), Lucas Monteiro do MPL confirmou que, para evitar a apropriação do movimento pela extrema direita e a violência nas ruas, não convocará mais protestos em São Paulo a partir de agora. 

10 comentários:

  1. Os arruaceiros que vandalizam o movimento se apresentam de cara coberta... tão simples identificá-los! por que a polícia não os retira antes do quebra-quebra? eles chegam em pequenos grupos... cadê a revista? nada... e a polícia se coloca formando paredões... em Petrópolis o povo fez a passeata na boa, até aplaudiu a polícia e vice versa!

    ResponderExcluir
  2. Refletir é o verbo do momento, voce está certo Bucaneiro!!Já enfrentamos muitas revoltas e entraves e uma ditadura militar que nos deixa sequelas até os dias de hoje.Esses garotos do Passe livre estão dando uma lição de renovação Eu estou com eles, Lita Paes Leme

    ResponderExcluir
  3. Bucaneiro, vc. conheço de mts. vidas....temos uma história entrelaçada, temos o DNA de Guerreiros, temos mts. passeatas, protestos, ditadura, e luta para viver no país que sonhamos. E aqui estamos mais uma vez, lutando agora com um clic, colocando não 100 mil, mas 300 mil nas ruas, usando a arma que agora temos em maõs: A REDE. Orientando essa gente bronzeada , que finalmente acordou, até pelo que devem lutar. Informando e incentivando, para que eles percebam que merecem um País do qual se orgulhem....Tamujunto amigo, mesmo que discordemos, q. pertençamos a partidos diferentes, que tenhamos idéias outras, a verdade é uma só: gente que se preza, discute, e luta com idéias!!!! TE amo! te respeito e te sigo, persigo e jamais vamos nos dispersar.... bjssss vera vianna

    ResponderExcluir
  4. Eu não via manifestação pública ha tanto tempo que nem me lembrava mais como era direito, mas essa atual me parece atípica principalmente por não ter líder e nem discursos. E a UNE não aparece?No máximo tem uma placa e uma frase de efeito. Parece que virou um evento o protesto. Mas é melhor que nada a essas alturas. Paulo Mendonça de Barros

    ResponderExcluir
  5. Há muito o povo está sufocando pelos mandos e desmandos. Os jovens tiveram a coragem de colocar a cara a tapa e mostrar que ainda tem gente preocupada com o amanhã do Brasil.

    ResponderExcluir
  6. A Dilma falou de líder mas não te,m lider potrrra. Lider é a massa!!!!Cadu

    ResponderExcluir
  7. Ainda pasma com o tamanho do movimento que só mostra a força das redes sociais..., eu não conhecia o Passe Livre, de qq forma apesar de feliz com o despertar do povo, confesso que estou apreensiva com o rumo que as coisas estão tomando e espero que o resultado compense tanta arruaça. Aqui em Araruama foi calmo, poucas tentativas de baderna mas muitos excessos foram cometidos, de ambos os lados!!! Agora, fuçando tudo e lendo tudo descobri coisas alarmantes, como por exemplo um Movimento Comunista 2014 que pede/prega coisas absurdas... isso me assusta. Espero que tenhamos um resultado positivo para o povo e o país. Ouvi também que o Lucas já srá candidato pelo PT e não achei legal... enfim, estamos buscando o necessário caminho da mudança e acho que chegaremos lá. Mais uma vez, parabéns pela abordagem!!! bjbjbj

    ResponderExcluir
  8. Bom resumo Bucaneiro.Abrçs,Rogerio Palma

    ResponderExcluir
  9. Estamos na véspera de ano eleitoral. Quero vê como vai desenrolar esse carretel porque pelo andar da carruagem o animo vai esquentar muiuto! O povo que sempre foi pacato, sangue de barata parece que agora mudou e vai lutar até o fim por uma mudança na estrutura política que está mesmo caduca. Já foi longe demais tanta roubalheira, chega!!"!Selena

    ResponderExcluir
  10. Nasceu um novo Brasil em junho. Doa quem doer-
    Tao

    ResponderExcluir