terça-feira, 9 de julho de 2013

BETTY FARIA INTENSAMENTE

 

Determinação, teu nome é BETTY FARIA. Faria, não, fez e faz... Na adolescência conseguiu do pai militar autorização para dançar nos shows de boate de Carlos Machado, começando assim uma carreira de luta e de coragem. Vai encarar o que? Todas  elas encarou, focada, descolada, rebelde, moderna e carioquíssima.

“Ela é carioca, ela é carioca, basta o jeitinho dela andar”... os versos de Vinicius parecem ter sido feitos sob medida para ela. Já viu a BETTY andando? A cara do Rio, da garota de Ipanema, do Leblon, do Leme ao Pontal.


Libertária, rebelde e contestadora, o temperamento quente apimentou a sua beleza de traços finos e delicados, uma bonequinha linda, corpo perfeito, pernas que o balé aperfeiçoou,  e que a transformaram na tremenda gata que marcou toda uma geração. Tanta beleza assim foi parar na Playboy por duas vezes em ensaios fotográficos tão belos quanto artísticos.
Ela nunca teve vergonha do seu corpo, pudores ou caretices.


BETTY FARIA e Leila Diniz viraram ícones da beleza e da transgressão do final dos 60’ e início da década de 1970. Arrasaram o quarteirão. Quando ela fazia um show na boate Sucata (Lagoa) e Leila estrelava “Tem banana na banda” em Ipanema, as duas amigas tinham namorados motoqueiros. Não é que ambas queimaram as panturrilhas no mesmo lugar quando atracadas na moto? A turma do Pasquim e a patota de Ipanema zoaram direto, e logo espalharam no balneário: é castigo de moça que diz palavrão!

Na foto emblemática de Antonio Guerreiro, o selinho das duas, uma comunhão de irmãs que sintonizavam o mesmo grito de liberdade de então. Leila era muito querida mas foi muito perseguida pela ditadura militar. Do meio artístico teve como amigas fiéis, Marieta Severo, Vera Vianna e Ana Maria Magalhães, além de BETTY.


Agora, em pleno século 21, BETTY FARIA, aos 72 anos, defende o direito de usar o inseparável biquíni na praia do Leblon, quando os paparazzi publicam em revistas e nas redes sociais os flagras de seus momentos ao mar, provocando comentários e críticas pela atitude. Sem querer fazer história, mas fazendo, a carioca Elisabeth Maria Silva de Faria está sendo tão revolucionária quanto a mana Leila Roque Diniz quando chocou os caretas de então exibindo a barriga de grávida vestindo  biquini. E mudou comportamento.



- “Queriam que eu fosse à praia de burca?”, indaga ela. Entrevistada recentemente pela revista O Globo, declarou sua raiva inicial com o bombardeio que recebeu, e que foi amortizado de certa maneira pela reação de muitas mulheres que não só a apoiaram mas se inspiraram na sua atitude: “Teve até uma que me escreveu dizendo que foi libertador para ela, que ela passou a se aceitar mais.”


A determinada BETTY FARIA que ralou pra caramba pela carreira de atriz, que correu grávida até oito meses nas passeatas contra a ditadura, e que encarou tudo e todos com muito humor e rebeldia vive um momento histórico para as mulheres maduras contemporâneas. Não tira de letra não, por que sempre foi lúcida e analisada, e hoje, budista, mulher de fé, assume a condição da velhice com a coragem que marcou a sua juventude.


“...Negocio para sobreviver, porque sou uma pessoa que gosta da vida. Como vivi intensamente todas as minhas fases, fui me preparando para o terceiro tempo da vida.”
Sem o condicional do sobrenome, BETTY faz e ainda fará a cabeça de muita mulher por aí... Salve ela!
 

11 comentários:

  1. Betty Faria mulher bela inteligente sensível e carismática. Atriz brilhante e amiga inesquecível........ a ela meus aplausos...do velho ator emiliano queiroz

    ResponderExcluir
  2. Luís Sergio: O BUCANEIRO continua, como sempre arrebentando; muito bom, excelente , obrigado por continuar com a publicação e também lembrando de enviar-me.Valeu muito obrigado,continuo torcendo para o seu sucesso.
    Abraço
    Gustavo Ribeiro
    -via email-

    ResponderExcluir
  3. Na ditadura da juventude que vivemos a atitude dela adquire uma força admirável e de coragem tambem.Ela tem personalidade e um nome. A repercussão vai longe.Parabens Bety! Selena

    ResponderExcluir
  4. Para mim a Betty Faria será sempre a mesma da reportagem do O Cruzeiro, "BEM QUE BETTY BATE BEM BATERIA!" aonde aparece linda!
    Alda Bagno

    ResponderExcluir
  5. Putz, q lembrança fantástica essa da Alda! me surpreendeu, pensava q só eu lembrava dessa reportagem.Ela foi publicada nos anos 60, e Betty era uma bailarina e 'vedete' dos shows do Machado, tinha feito um programa lindo do Miele-Bóscolli na Globo inaugural:"Dick&Betty 17" ao lado do Dick Farney; e estreado como atriz no "Sabiá 67" do Grisolli. A reportagem despertou para aquela moça talentosa e super moderna q não tinha nada a ver com as mocinhas comportadas. Era uma Betty radiosa em 4 páginas, batendo na bateria, explosiva, meio desaforada e sensaualíssima. Causou. E deu um toque de rebeldia nas gatinhas adolescentes de então. Show!

    ResponderExcluir
  6. Sempre admirei o nariz em pé dela, realmente fugia os padrões das atrizes com carinha de boas moças...ar petulante, gostosa e como diz o Bucaneiro descolada!!Agora coroa continua a gostosa de sempre.Cadu

    ResponderExcluir
  7. Ela é GATOSA a gata idosa!!!!
    Xuxu

    ResponderExcluir
  8. Excelente atriz. Continua linda!!!! Urbano Loes Junior

    ResponderExcluir
  9. Isso é uma patrulha, uma tirania de juventude que não tem o menor sentido. Muito bom que aconteça com uma pessoa famosa corajosa como ela. Isso me faz até pensar em botar um biquini com os meus 74 anos!! Crystal Chaves

    ResponderExcluir
  10. Símbolo sexual é para sempre.Ela é um emblema. Pedro Caldas (BH)

    ResponderExcluir