domingo, 18 de agosto de 2013

PEPE MUJICA DESPERTA A AMERICA DO SUL



Os refletores estão acesos para o minúsculo Uruguai, um dos países economicamente  mais desenvolvidos da América do Sul  com um dos maiores PIB per capita, o primeiro em qualidade de vida e desenvolvimento humano na América Latina, e  classificado como o segundo menos corrupto (perde só para o Chile). Mas o foco principal é o seu presidente, o peculiar ex-guerrilheiro JOSÉ ALBERTO MUJICA CORDANO, o PEPE MUJICA, que está imprimindo uma agenda progressista em seu país.

Algo inédito está acontecendo com algumas medidas tomadas. Por exemplo, depois da  descriminalização do aborto no país, desde dezembro do ano passado, nenhuma mulher faleceu vítima do procedimento.  O Uruguai é o primeiro  a legalizar uniões civis do mesmo sexo, a adoção gay e a testar o cultivo do cânhamo. É também o primeiro país do mundo a oferecer um laptop e internet grátis para cada criança do ensino primário.
    

O mais surpreendente, no entanto, que está mexendo com a opinião mundial, é o projeto de lei que acaba de ser aprovado na Câmara para a legalização da Cannabis, a marijuana, que não é outra senão  a popular maconha. No próximo mês o Senado deve concluir a votação do projeto de lei que libera o plantio e a venda da erva, tudo controlado pelo  Estado.

A causa é nobre, não se trata de ‘liberar geral’ em nome do barato e da curtição... Não.
A principal constatação vem do fracasso da política contra as drogas em todo o mundo.
E o objetivo é acabar com o tráfico que tem feito estragos bárbaros.

“- Há um convencimento de  que a melhor forma de se lutar contra o tráfico é no plano econômico. O que essa lei busca é tirar o usuário do comércio ilegal. A única forma de matar o tráfico é tirar sua sustentação econômica. Essas organizações se utilizam da estrutura das drogas para cometer outros crimes, como o tráfico de armas ou de pessoas. A atual política gera mais danos que benefícios”, diz PEPE MUJICA.


A questão é delicada e polêmica. Se aprovado, o Uruguai será o primeiro país do mundo a legalizar a maconha. Nos EUA, alguns estados aprovam o uso ‘recreativo’, assim como na Holanda e Espanha a lei de tolerância permite o consumo em pequenas quantidades e em lugares fechados.

MUJICA entregou ao sociólogo Júlio Calzada a coordenação da nova política nacional sobre o tema. A legislação prevê a criação de um Instituto Nacional da Cannabis para controlar a distribuição, impor sanções aos infratores e formular políticas educacionais para alertar sobre os riscos do seu uso.


A originalidade como ser humano do presidente MUJICA começa na postura que assume em plena era capitalista e de crise dos valores morais e éticos da América do Sul. Recusando-se a residir no palácio Suarez Y Reyes, que só é usado para reuniões de trabalho, PEPE mora em uma simples chácara – “A casinha de teto de zinco é suficiente” – ao lado da mulher, a senadora Lucía Topolansky e um cão de três patas...Doa 90% do seu salário entre pequenas empresas e ONGS que trabalham com habitação. O único patrimônio é um velho Fusca cor celeste, e como transporte oficial usa apenas um Chevrolet Corsa.


- `Este dinheiro me basta, e tem que bastar por que há outros uruguaios que vivem com menos...`
Aos 77 anos, está sendo cogitado por uma ONG holandesa para sua indicação ao Premio Nobel da Paz. Mas, rebate firme:

- “Estão loucos.Que premio da paz, nem premio de nada... A paz se leva interiormente. E o premio eu já tenho. O premio está nas ruas do meu país. No abraço dos meus companheiros, nas casas humildes, nos bares, nas pessoas comuns”.

Desperta America do Sul.

12 comentários:

  1. Briga de cachorro grande.Estou com ele!! Rogerio Palma

    ResponderExcluir
  2. O Mujica é uma GRANDE figura mesmo! Cara de coragem, coerente e sábio! Uma inspiração para continuar na luta por um outro mundo possível. Ana Cristina

    ResponderExcluir
  3. Mujica está fazendo história, no Uruguai, sem a fanfarronice dos outros governantes latino-americanos.
    João Victorino

    ResponderExcluir
  4. Lendo essa explanação acredito que Mujica esteja fazendo uma revolução silenciosa que vai atingir os seus propósitos sociais.No olhar dele vemos uma força incrível.Estou na torcida, Lita Paes Leme

    ResponderExcluir
  5. Olha eu aqui, fuxicando vc. Buca!!!!Parabéns Sempre, por todas essas incriveis matérias.
    bjssss Vera vianna

    ResponderExcluir
  6. A nobreza de um homem está nos gestos que tem.Bravíssimo!
    Paulo Mendonça de Barros

    ResponderExcluir
  7. Enfrentar o tráfico de droga dessa maneira alem de ser um ato de coragem é grande respeito pela individualidade das pessoas. Isso atinge os direitos humanos dos que aceitam e tambem dos que pensam o contrario. Não sou usuaria de maconha mas aprendi respeitar e conviver com a diversidade humana.
    Selena

    ResponderExcluir
  8. O critério para o Premio Nobel me parece que é muito elástico. Mujica parece ser um politico sério daqueles raros hoje em dia mas daí ser indicado para o Nobel, eu acho que tem uma distancia grande, é honraria para cientistas e médicos acho eu, Rogerio Palma

    ResponderExcluir
  9. ÉL ES UN HOMBRE BRILLANTE,, VALIENTE!!! CALIXTO

    ResponderExcluir
  10. Belo exemplo a seguir! Clóvis Albuquerque (Caxambu)

    ResponderExcluir
  11. Fiquei perpelexo de saber que o Uruguai é um dos países mais desenvolvidos da América Latina e o menos corrupto junto com o Chile. Vivendo e aprendo senhores, Hélio Cardoso

    ResponderExcluir
  12. ...de boca aberta e sem palavras...que grande NOBREZA

    ResponderExcluir