segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A SINTONIA DE JOANNA DE ÂNGELIS



Pelo menos quatro encarnações são atribuídas à JOANNA DE ÂNGELIS, guia espiritual do médium DIVALDO FRANCO: Joana de Cusa, Juana Inés de La Cruz, Santa Clara de Assis e Joanna Angélica de Jesus. Mas pelo farto conteúdo de seus livros psicografados por DIVALDO FRANCO, acredito que elas sejam muito mais...

Os ricos ensinamentos que a entidade aborda nos palpitantes temas  que atingem e afligem a todos nós, são verdadeiros tratados filosóficos e estudos profundos que passeiam pela psicologia e a psicanálise. Não foi à toa que dr Carl Jung atraiu-se por esse manancial de luz.


Segundo o professor,  escritor, filantropo e orador espírita DIVALDO PEREIRA FRANCO, o DIVALDO FRANCO “, em sua primeira manifestação, em 5 de dezembro de 1945, JOANNA se apresentou com o epíteto ”um Espírito amigo”. Dentre as suas dezenas de obras guiadas pela entidade, destaca-se a Série Psicológica, composta por mais de uma dezena de livros nos quais a entidade estabelece uma ponte entre a Doutrina Espírita e as modernas correntes da Psicologia, em especial a transpessoal e junguiana.


DIVALDO FRANCO defende que este Espírito teria sido Joana de Cusa (Século 1), uma das mulheres que acompanhavam Jesus no momento da crucificação.
O psicólogo e escritor Cezar Braga Said em seu livro “Joanna e Jesus: uma história de amor”, atribui a ela ter sido também Santa Clara de Assis (1194-1253), seguidora de São Francisco de Assis e fundadora da Ordem das Clarissas.No México foi Juana Inés de La Cruz (1651-1695), pseudônimo religioso da poetisa Juana de Asbaje. Em 1761 nascia na Bahia Joanna Angélica de Jesus, também sóror e depois abadessa, que viveu no início do século XIX.
   

Na obra Plenitude, o tema do sofrimento é tratado literalmente em sua plenitude como uma ocorrência normal, “o sofrimento faz parte da vida, por ser mecanismo da natureza,  através do qual o progresso intelecto-moral se expressa e consolida”. Aprofundando-se em uma análise transcendental em que procura auxiliar a superação do sofrimento, ela diz:”O rio cava o próprio leito por onde corre. Igualmente, o espírito necessita lapidar as arestas que lhe encobrem a luminosidade...”

 Caminhos para a Saúde

O sofrimento é via de redenção espiritual, face ao incompleto desenvolvimento moral do indivíduo. Opção pessoal, é roteiro destituído de qualquer ação punitiva, educando ou reeducando através dos mesmos mecanismos , graças aos quais houve comprometimento, desvio de rota, desrespeito às leis da vida. A sua presença vige, enquanto se faz necessária a depuração...A saúde integral, a paz, a alegria interior resultam da lucidez mental, que elege os atos corretos para a existência modeladora da ascensão.


Altruísmo

O altruísmo, que é lição viva de caridade, expressão superior do sentimento de amor enobrecido, abre as portas à ação, sem a qual não teria sentido a sua existência...é o próprio amor ensinado por Jesus, que esquece-se de si mesmo para concentrar-se no bem do seu próximo. Antítese do egoísmo, cicatriza as lesões da alma...A sabedoria faz que o amor seja prudente e um sentimento generoso, doador, altruístico, evitando que se entorpeça com as  manifestações do pieguismo, que disfarça os esquemas do ego enfermo...


Terapia desobsessiva

No estudo dos sofrimentos humanos destaca-se um capítulo que, pelas suas graves injunções, merece estudo à parte. Chaga moral do espírito, a obsessão tem uma generalização muito mais ampla do que se pode imaginar, tornando-se, periodicamente, uma virose de contágio célere, face às circunstâncias que exige como decorrência do processo evolutivo das criaturas e do planeta, que a impõem como necessidade saneadora...A obsessão pode influenciar maleficamente também a organização física, produzindo patologias complexas quão danosas. ..Toda forma de obsessão resulta de um inter-relacionamento pessoal interrompido pelas forças negativas da agressividade, do ódio, da traição, do crime ou das expressões do amor em desalinho, que destrambelham os sentimentos... Dissolver os grilhões do mal com as energias poderosas do amor, eis no que consiste a terapia desobsessiva...


No livro O Homem integral, JOANNA/DIVALDO fala com profundidade do espírito livre.

Liberdade

...A liberdade é um direito que se consolida, na razão direta em que o homem se autodescobre e se conscientiza, podendo identificar os próprios valores, que deve aplicar de forma edificante, respeitando a natureza e tudo quanto nela existe... A liberdade começa no pensamento, como forma de aspiração do bom, do belo, do ideal que são tudo quanto fomenta a vida e a sustenta, dá vida e a mantém...Examinando o magno problema da liberdade, Jesus sintetizou os meios de consegui-la, na busca da verdade, única opção para tornar o homem realmente livre...Não há liberdade quando se mente, engana, impõe e atraiçoa. A liberdade  é uma atitude perante a vida.


JOANNA DE ÂNGELIS é Espírito de Luz nobre. O conteúdo de sua obra é tão vasto e consistente que nos instiga um estudo minucioso e permanente.
A mim tem esclarecido e enriquecido minhas múltiplas esquinas, sem laços exatos, em busca  de um ser melhor. Desejo que algo novo desperte em vocês. Ave!


Colaboração de Ilustração: Paulo Borzino
Agradecimento: Nilza Alonso Ribeiro
                        Biblioteca Casa Espírita RENASCER (Araruama,RJ)

10 comentários:

  1. Grande Joana, minha madrinha Joaninha.
    Um dos livros que mais gosto é o momentos de saúde.
    Você tem como mandar a última foto?
    Bj, Tania Lóes

    ResponderExcluir
  2. No limiar do infinito é o meu livro de cabeceira.Ele faz parte dos meus estudos ,eusempre consulto. Ela é sábia demais!Obrigada,Lita Paes leme

    ResponderExcluir
  3. Oi Serginho, adorei, pq. nada sabia sobre ela.
    E me interesso sobre todas as formas de manifestações de Fé.bjssss
    Vera Vianna

    ResponderExcluir
  4. Isso é transcrição exata do que ela transmite?Pelo que eu entendi sim e portanto concluo que alem de dizer com segurança completa as verdades em que ela acredita, também sabe transmiti-las com juma gramatica impecavel d e escritora e pessoa culta. Confesso que eu nunca tinha ouvido falar sobre ela mas achei muito bem esplanado os temas, até vou me informar mais porque me pegou.
    Selena

    ResponderExcluir
  5. Divaldo Franco está vindo ao Rio no fim do mês para palestras em vários lugares. Ouvi falar mas não sei onde serão?Alguém sabe?
    Jayme Vieira de Lima

    ResponderExcluir
  6. Voce está fortalecendo a minha fé! Esta Joanna é uma poliglota da alma. Gosto de tudo e aprendo muito co m ela. Como ela diz que a criatura terrena está em viagem pela Terra e todo transito por mais demorado sempre termina. Ninguem se engane ou engane os outros!
    Pitty K.

    ResponderExcluir
  7. Me pareceu que ela impõe conceitos. Não gosto. Pedro Caldas (BH)

    ResponderExcluir
  8. Ela traduz muito bem o kardecismo. Rogerio Palma

    ResponderExcluir
  9. Joanna de Angelis é Espírito elevado.Creio nela.
    Henrique Loredo de Lima

    ResponderExcluir
  10. A Venranda Mentora Joanna de Ângelis sendo colocada com tapa olho, por favor!

    ResponderExcluir