domingo, 16 de março de 2014

ESMERALDA, A MULATA JOIA


Altamente apreciada como gema valiosa, a esmeralda era chamada pelos gregos como “a deusa verde  de todas as pedras” e entre os romanos considerada “a pedra do amor”, da confiabilidade e fidelidade. Cleópatra acreditava que nela residia a beleza de Vênus e enfeitava-se com as mais belas... 


ESMERALDA BARROS é baiana de Ilhéus (nascida em 4 de setembro de 1945) e carioca por adoção. Foi no Rio de Janeiro que ela  começou sua carreira de atriz, ficou conhecida internacionalmente e vive até os dias hoje. Ela foi chamada por Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta, de ‘mulata-banquete’, exaltando as formas esculturais de um dos corpos mais perfeitos da raça-negra.O corpo chamou atenção mas o seu carisma pessoal falou mais alto.


Na Itália, onde viveu por vários anos, rodou diversos spaghetti-westerns, e chegou a ser cogitada para um longa mexicano com Marlon Brando, vivendo Ramona,  a mulher de Che Guevara; e até filmar com Fellini, A Odisséia de Ulisses, como Penélope, mas os dois projetos não vingaram.


Quando trabalhava num consultório dentário em Copacabana, ela foi convidada a participar do concurso do Miss Renascença, o clube tijucano fundado em 1951 por negros que lutavam por seu espaço; clube esse que teve presença marcante no concursos de beleza, especialmente no Miss Brasil. Considerada ‘barbada’, chegou a vice em 1964, perdendo para a também bela Vera Lucia Couto, apesar da torcida confiante.


No livro “Fala, Crioulo” (Editora Record), de Haroldo Costa, Vera Lucia Couto, a vencedora, e posteriormente o quarto lugar do Miss Guanabara, declarou:
“A minha  principal competidora era a ESMERALDA BARROS, que tinha uma enorme presença, um corpo belíssimo e grande traquejo de palco porque já tinha trabalhado em shows, etc. Mas eu terminei ganhando.E acho que foi muito mais na passarela do que em termos de plástica, beleza e tudo mais, sabe? Porque a ESMERALDA tinha uma plástica respeitável, acontece que ela entrou na base do “já ganhei”, “eu sou boa mesmo”, “não tem pra mais ninguém”...e o público notou isso, o júri também, aí ela perdeu.”
    

Mas o concurso foi um divisor de águas em sua vida. Tanta projeção, reportagens e capas de revista foram o trampolim para a carreira de atriz, começando com uma participação no filme “Histórias de um crápula” com Jece Valadão em 1965. Na novela “Eu compro esta mulher” (TV Globo, 1966), da saga capa-espada de Glória Magadan, destacou-se como uma escrava muda. Na alta dos musicais-humorísticos da TV, foi parar na Tupi (“A,E,I,O,Urca”, “Rua do Ri-Ri-Ri”) fazendo sucesso em “Pandegolândia” ao lado de Carlos Koppa.
  

Eduardo Sidney (na foto), um dos mais competentes diretores de televisão da época e uma pessoa suuuper zen, dirigiu e compôs as ótimas músicas do charmoso “Pandegolândia”. No quadro “Pouco João e muita Maria”, casais estrangeiros brincavam com suas nacionalidades, Marie e Jean, Mary e John, Mariêla e Giovani, mas no final chegava o descolado casal brasileiro, Maria e João, cantando, sambando e tomando conta do pedaço: ESMERALDA brilhava empolgada ao lado de um Koppa  malandríssimo. 


ESMERALDA BARROS  esteve por anos seguidos na famosa lista das Certinhas do Lalau, no jornal Última Hora, eleita e reeleita por Stanislaw; e quando ele  estreou sua coluna na revista O Cruzeiro, em 12 de fevereiro de 1966, ESMERALDA foi capa, destacada como a Certinha mais certinha em reportagem de quatro páginas...sendo fotografada por Indalécio Wanderely  com  reportagem de Ubiratan Lemos.

Disse Lemos: “A escolha de ESMERALDA não foi só pelo fato de fazer parte das Certinhas oficiais, mas ela era a mulata brasileira com a maior evidencia na mídia por trabalhar na televisão e fazer filmes nacionais e  internacionais...Seu corpo é um best-seller para o bom gosto internacional. Diziam os experts que os seios de ESMERALDA – assim também diziam os de Ima Sumac – estão entre os mais belos do mundo”.


Quando ela apareceu no show “O teu cabelo não nega” do Rei da Noite Carlos Machado, um assistente do produtor Dino de Laurentis a convidou para um filme na Itália. Afivelou as malas e mudou-se para Roma, onde residiu e assinou contrato de um ano para uma série de filmes, os chamados spaghetti-westerns.

Em 1976 foi clicada por Trípoli para a Revista Homem, a versão brasileira da Playboy americana, ainda assim chamada na época.


Instalada numa cinematográfica casa em Roma, decorada com imenso painel da baía de Guanabara e munida de saquinhos de café e quilos de feijão, assim como discos de samba, adaptou-se bem à nova vida, mas fez uma exigência contratual: uma cláusula permitia que viesse no carnaval, onde se esbaldava nos bailes do Flamengo e na avenida, como no flagrante ao lado Nuno Leal e Teresinha Sodré.

“Os italianos são bem parecidos com os brasileiros. Uma vez, na rua, fui abordada por um sujeito que pensou que eu tivesse pintado o corpo. Estranharam a  cor da minha pele. Gozado, né?”, declarou na época.


ESMERALDA BARROS rodou dez filmes italianos: “Se tutte Le done Del mondo”, “W Django”, “Le Colt era il suo Dio”, “Il Plenilunio delle Vergini”, “Quelle sporche anime dannate”, entre os principais, sendo três com o diretor Luigi Batzella.


Seu primeiro grande papel de protagonista aconteceu no filme de aventura “Eva Venus Selvagem” (“Eva La Venere Selvaggia”, 1968), uma aventura fantástica que envolve ladrões de banco, gorilas escravos e seqüestros.Eva é uma garota da selva criada por macacos que é capturada por um cientista louco para experimentos de controle da mente. rsrs

Com Nuno Leal Maia em "O Bem Dotado - o homem de Itú"

Com Cristina Pereira em "Elas são do baralho"

No Brasil fez dez filmes, entre eles duas participações com Roberto Santos: “As cariocas”(1966) e “O homem nu”(1968); e no boom dos filmes eróticos, apareceu em dois clássicos: “O Bem dotado, o homem de Itu” (1978) de José Miziara  e “Elas são do baralho” (1977) dirigido por Silvio de Abreu, antes de se tornar autor consagrado de novelas.
  

A super produção “O Caçador de Esmeraldas” (1979), conta a saga de Fernão Dias Paes Leme  e sua obsessão por esmeraldas. Foi a última produção do lendário Oswaldo Massaini, dirigida por Osvaldo Oliveira com roteiro de Anselmo Duarte, e reuniu elenco estelar: Jofre Soares, Tarcísio Meira, Gloria Menezes, Arduíno Colassanti, Mauricio do Valle e ESMERALDA BARROS como Indaiá, uma índia. Mas a peruca que lhe deram era tão artificial que comprometia seu belo visual, mas não a sua sincera interpretação.    

E P I L O G O             


Faz um tempão que ninguém ouve falar de ESMERALDA...Há uns três anos, soube que estava casada com um italiano e residia na subida de Petrópolis. Agora, fico sabendo que além de viúva e descapitalizada, ela está sob tratamento da doença de Parkinson a que foi acometida. Eugênio Fernandes, homem experiente de televisão e eterno namorado, acolheu-a e instalou-a em Sepetiba, zona oeste, onde está se tratando e reagindo muito bem ao tratamento. Um verdadeiro Anjo de Guarda á altura da sua querida “Mulata”. 

Para os romanos, a esmeralda é a Pedra do amor. Diz a lenda que trata-se da pedra milagrosa do amor, do rejuvenecimento, da inteligência e da comunicação.

Força para a Mulata Joia. Ave !

16 comentários:

  1. Que bom saber que ela responde bem ao tratamento. Afinal, Esmeralda é, também, a pedra símbolo da medicina (possivelmente, por representar tratamentos com plantas). Gostei desse final feliz e solidário com o acolhimento de seu eterno namorado. Viva ela, viva ele!!!! Tania Lóes

    ResponderExcluir
  2. Tem tempo que não sabia dessa mulher maravilhosa que se tornou símbolo do Rio naqueles tempos quentes, livres e soltos da nossa maravilhosa cidade. Me lembro que um dia estava andando no aterro e a Esmeralda estava fazendo fotografias de biquini.Me chamou atenção alem do corpaço a alegria dela.Aí eu fiquei ali em horas admirando, nunca esqueci daquele dia. Desejo que ela se recupere logo, viva a Mulata!!
    Paulo Mendonça de Barros

    ResponderExcluir
  3. Que lembrança boa! Ela tem uma altivez tão grande quanto a beleza e a alegria que transmite. Palmas para Esmeralda! Selena

    ResponderExcluir
  4. Negra india india negra!!! um colosso!!CADU

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma inclinação especial para a medicina Hiperbárica que oxigena o cérebro em sessões individuais.Talvez possa ajudar no caso de um tratamento de apoio a ela. Votos de boa recuperação a esta garnde artista. Lita Paes Leme

    ResponderExcluir
  6. Bravos Bucaneiro!!Agora sim deu para matar um pouco a saudade da Esmeralda Barros. Bastante abrangente e correta a reportagem.Não entendo como ficou sem posses depois de trabalhar tanto. Alguma coisa estranha nisso tudo. Mas no momento o maior tesouro é a saúde e ela vai conseguir sair dessa, Deus quer!. Agenor Pimenta ((Caxambú)

    ResponderExcluir
  7. bato punheta até hoje pra playboy esmeralda barros a mulher mais seyy de todos os tempos

    ResponderExcluir
  8. eu sei que gozei muito com a playboy dela e c fosse em 76 ela tava na minha mansão era loko por ela

    ResponderExcluir
  9. CARACA MANO, ESSA DELICIA AÍ NAQUELES TEMPOS IDOS DE 1980... NUUUSSSS AF, ERA SÓ PUNHETA QUE SE ESCUTAVA LÁ NO "PULEIRO" DO CINE POPULAR EM DIVINÓPOLIS-MG...
    QUEM AÍ SE LEMBRA DESSE TEMPO??? DIZ AÍ NOS COMENTÁRIOS, MANO!!!

    ResponderExcluir
  10. Michael Carvalho Silva7 de abril de 2021 às 10:17

    Lembro-me muito bem dessa belíssima atriz que foi a saudosa Esmeralda Barros interpretando a personagem Vanda na clássica pornochanchada setentista Elas São Do Baralho. Esmeralda foi realmente uma linda mulher de corpo escultural esbelto e sinuoso, longos cabelos negros, um semblante fotogênico e um sorriso contagiante e junto com a igualmente maravilhosa e deslumbrante Djenane Machado foi um dos principais símbolos sexuais e ícones de beleza e moda femininos e brasileiros da década de setenta do século vinte pois se Djenane é a Susan Dey brasileira, Esmeralda por sua vez foi a Chelo Alonso tupiniquim.

    ResponderExcluir
  11. Michael Carvalho Silva7 de abril de 2021 às 10:30

    E além de Esmeralda Barros, Djenane Machado, Susan Dey e Chelo Alonso, outras belíssimas atrizes famosas que marcaram a década de setenta do século vinte com sua beleza física e glamour estonteantes foram Laura Gemser, Lindsay Wagner, Carla Gravina, Anita Strindberg, Selma Egrei e Linda Cristal enquanto que quem reinou absoluta nos anos oitenta foi a loura, belíssima, exuberante e angelical deusa cinematográfica italiana Antonella Giacomini que fez vários com a estonteante e irresistível Laura Gemser naquela mesma época e que também foi o maior e o mais espetacular símbolo sexual do cinema italiano e europeu oitentista.

    ResponderExcluir
  12. Michael Carvalho Silva3 de outubro de 2021 às 14:29

    E além de Esmeralda Barros, outra atriz exuberante que também marcou o Brasil e o mundo inteiro foi a belíssima morena brasileira Izabella Bicalho enquanto que a beldade mais linda do Brasil na atualidade é a igualmente morena e belíssima e também atriz Yasmin Gomlevsky.

    ResponderExcluir
  13. Michael Carvalho Silva3 de outubro de 2021 às 15:39

    Outra morena belíssima que vem dando o que falar atualmente é a atriz canadense de origem paquistanesa Iman Vellani que é a intérprete oficial da super-heroína da Marvel Miss Marvel no Universo Cinematográfico Marvel. Eu sou um marvete de carteirinha e portanto amo demais a Marvel.

    ResponderExcluir
  14. Michael Carvalho Silva12 de outubro de 2021 às 15:53

    Outra atriz morena e belíssima que também foi um enorme sucesso mundial recentemente é a ex-modelo americana Krysten Ritter que interpretou a super-heroína da Marvel Jessica Jones no Universo Cinematográfico Marvel.

    ResponderExcluir
  15. Michael Carvalho Silva12 de outubro de 2021 às 15:56

    Sem contar também que a viúva do autor Dias Gomes que é a morena e belíssima Bernadeth Lyzio é a atriz mais bonita do Brasil.

    ResponderExcluir