quarta-feira, 26 de março de 2014

VARIETY PIRATA


O Brasil está temático e replica a ferida exposta da ditadura militar (1964-1985) na marca dos 50 anos do Golpe de 64. Não se trata de uma ferida cicatrizada, não, ainda sangra a cada revisão histórica que é levantada desse tempo negro...e também não é uma celebração.

EM BUSCA DE IARA


O documentário “Em busca de Iara” de Flavio Frederico e Mariana Pamplona estreia nesta sexta, dia 28, em dez capitais brasileiras,  focando a história da militante e guerrilheira IARA IAVELBERG (1944-1971), psicóloga e professora que ao integrar o MR8 tornou-se a companheira do ex-capitão do exército Carlos Lamarca (1937-1971), um dos maiores combatentes da luta armada.

Uma das figuras emblemáticas da história da guerrilha, ela tornou-se marxista depois da separação do primeiro casamento, quando  envolveu-se  com o líder estudantil José Dirceu. Ao se apaixonar por Lamarca, dois meses depois  dele  deixar o exército, “Clara” passou dez meses vivendo em “aparelhos” com o parceiro, sempre em companhia de “Vanda”, codinome de Dilma Rousseff, a nossa Presidenta.

VEJO UM VULTO NA JANELA, É PRIMEIRO DE ABRIL


O filme “Primeiro de Abril, Brasil”de MARIA LETICIA, é baseado em “Vejo um vulto na janela, me acudam que eu sou Donzela” de Leilah Assumpção, peça escrita em 1964 que foi proibida pela censura, e só foi montada em 1979  por Emilio Di Biasi. O longa foi rodado em 1988 e percorreu festivais e mostras internacionais saudado com boas críticas. No Festival de Gramado daquele ano, Rosamaria Murtinho abiscoitou o Kikito de Melhor atriz.

O livro, com storyboard do artista plástico MIXEL sobre o roteiro assinado por Leticia e Emiliano Queiroz, será lançado no dia 31 de março na Casa de Cultura Laura Alvim às 19h. O formato criado por MIXEL virou modelo e foi elogiado por cineastas.  A peça enfoca a tomada do poder pelos militares  sob o  prisma de “donzelas” de um pensionato para moças. No elenco, também atuam, além de MARIA LETICIA, Tessy Callado, Ticiana Studart, Melise Maia, Ida Gomes e Ricardo Blat, entre outros.

DARCY,  DO TAMANHO DO BRASIL


Uma das maiores unanimidades brasileiras, o antropólogo, escritor e político DARCY RIBEIRO (1922-1997) foi um dos maiores pensadores brasileiros. Duas questões primordiais ocuparam sua vida pública: os Índios e a Educação. Este personagem desbravador e inesquecível será o tema de uma série televisiva que estreia na próxima quinta feira, dia 2 de abril, às 20hs na TV Brasil (ex TV-E) sob a direção de ANA MARIA MAGALHÃES: “O Brasil de Darcy Ribeiro”.

Chefe da Casa Civil do Presidente João Goulart (1919-1976), DARCY  teve seus direitos políticos cassados no Golpe e se exilou no Uruguai.Vice-governador de Leonel Brizola (1922-2004) no Rio de 1983 a 1987, ele criou os Centros Integrados de Ensino Público – os CIEPS.  Agora, sua história fascinante de vida, tem a sensibilidade de Aninha Magalhães, autora do elogiado doc “Reidy, a Construção da Utopia” sobre o arquiteto Affonso Eduardo Reidy (1909-1964), na narrativa de sua vida e obra. O primeiro episódio é “O paraíso perdido”.

6 comentários:

  1. show de jornalismo criativo e autoral parabéns Luiz Sergio Lima e Silva bjs catitosos

    ResponderExcluir
  2. É triste porque sabemos que muito sangue foi derramado no nosso país e muita injustiça cometida mas ao longo desses anos sinto orgulho de de ter vivido esse tempo e ter testemunhado muito disso tudo, porque aprendemos com a ditadura na carne.Não desejo nunca mais que se repita tanta barbaridade.
    Paulo Mendonça de Barros

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Luiz Sergio. Obrigada por divulgar o trabalho. Beijos, Ana
    - Ana Maria Magalhães via e-mail

    ResponderExcluir
  4. Voce tem razão, dói a gente ver as atrocidades que foram feitas no periodo. Acompanho os programas na Tv Brasil todos os dias e também nos jornais.Importante a nova geração tomar conhecimento. Será que eles estão vendo??Não se chega a lugar nenhum sem a história do nosso passado. Lita Paes Leme

    ResponderExcluir
  5. Serginho vc. continua sendo nossa memória, nosso baú de bonitas e importantes memórias. Obrigada por tantas crônicas carinhosas!
    Vbjsss Vera Vianna

    ResponderExcluir