sábado, 20 de junho de 2009

MARCELO LIVRE PARA VOAR


Ele viveu intensamente seus 34 anos. Assim, o advogado, professor e parapentista MARCELO BORZINO passou pela vida terrena com livre-arbítrio, nobreza de sentimentos e uma capacidade física e mental muito especial. Neste 21 de junho, data do aniversário de nascimento dele, o Bucaneiro tira o tapa-olho, e de olhos abertos e coração quente, saúda a memória do sobrinho querido, falando apenas como tio Luis.

“Meu sobrinho faaaavorito”, dizia eu apertando as bochechas dele, provocando seu humor infantil. Elétrico, era difícil conter a intensidade de um temperamento forte e doce , estava sempre aprontando alguma, maquinando uma brincadeira, uma maneira nova de criar situações vivas e muito engraçadas. Eu o incentivava nas grandes molecagens (assim como tio Paulinho), herança genética da mãe, minha irmã Celinha de Lima e Silva Borzino, que foi uma grande moleque também. Essa vivacidade toda ele transformou em liderança, na escola, entre os amigos, na adolescência, até a idade adulta. Aí entra a célula-pater, Paulo César Borzino, uma influencia decisiva na seriedade que modelou um caráter firme, responsável e íntegro. Amadureceu rápido.

Formou-se em 1997 com louvor na Faculdade de Direito Candido Mendes,
sendo imediatamente convidado pela UCAM para lecionar Direito Tributário, sua especialização. Muito querido pelos alunos e pelo corpo docente da Faculdade, paralelamente, abriu escritório de advocacia. Estimulado na infância para o esporte, quando foi campeão de Bici-Cross ao lado da irmã Catarina, apaixonou-se na idade adulta pelo Vôo livre. Especializou-se como piloto de acrobacia de parapente, estudando e treinando com a mesma seriedade que encarava a profissão de advogado e professor universitário. Vôou em diversos países da Europa e Américas, deixando todos admirados com tamanha habilidade e audácia. Venceu campeonatos, e tornou-se um piloto respeitado pela turma do Vôo. No Google, várias páginas o identificam.


Em 2007, tentando executar a manobra Infinity numa represa do interior paulista, mergulhou em seu rito de passagem, sendo acolhido por generosas águas do infinito. Bailarino dos céus, ele desenhou coreografias mágicas, com a criatividade que acompanhou sua trajetória de vida tão rica e intensa. E nos deixou a todos, Célia, Paulo César, Catarina, Márcio, dona Lucy, Margarida, Alda, Paulo, Ruy, Ana Cristina, Duda, Ana Cláudia, Alice, Miles, Luiza, Leonardo, Valéria, sua companheira Lívia, Bebete, Roberto Mário, demais sobrinhos, parentes, amigos e alunos, imenso vazio de sua presença física. Ele é muito querido.

Certa vez, já adepto da Meditação e da filosofia de Osho, me disse que o momento que estava no ar era quando se sentia mais pleno, onde vivia uma sensação de gozo indescritível. Nada se comparava para ele.

Fica aqui a homenagem a este inesquecível menino passarinho, apresentando alguns de seus momentos, o melhor piloto de acro que jamais foi visto nos céus do Brasil e do mundo.


“As andorinhas são verdadeiras acro-birds! Elas voam nervosas, fazem mil piruetas”, disse ele uma vez a um amigo.





Que bom te-lo tão próximo, Marcelo, perto dos olhos e do coração!

15 comentários:

  1. Pensando bem, os espaços terrenos ficaram restritos demais para ele. Experimentou várias modalidades de esportes: karatê, surf, windsurf, bicicross...até chegar ao parapente. Mas desde menino, a dimensão da biosfera o atraía. As montanhas de Petrópolis despertavam novas dimensões. Escalou o Açu muitas vezes e entre tantas aventuras, aprontava sempre inventando brincadeiras inusitadas: dar nó nas pontas de uma folha de jornal, suspendendo e ateando fogo, fazia um parapente reverso... jogando um cordão de prata no bocal do abajour, criava raio laser...
    Mente inquieta e criativa , teve a infância compartilhada com o meu Duda, minhas filhas, primos, em Petrópolis e Araruama; sempre um sobrinho notavelmente admirado e querido. Saudades eternas.

    ResponderExcluir
  2. Que linda homenagem! Quantas saudades! Hoje e sempre! Tia Aldinha

    ResponderExcluir
  3. Pois é, mãe...vc disse tudo. O que me acalenta é que em pouco tempo de vida, realizou e viveu uma imensidão. Marcelo não era primo...é irmão: tantos momentos compartilhamos! Minhas saudades também são eternas.

    Cris

    ResponderExcluir
  4. VOA PRIMO...BEM ALTO!NO INFINITO.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Quando cheguei em casa do hospital com ele nos braços, senti o peso da enorme responsabilidade que começava , tinha 18 anos e não sabia nada da vida, e me vinha à cabeça como ia fazer para educá- lo? Que conceitos passar para ele se nem mesmo eu tinha ainda muitos deles formados?
    Foi o nosso primeiro filho homem, Paulo Cesar e eu vivemos então muito empenhados na sua criação. Sete anos depois e ele ganhou uma irmãzinha.Telefonei para ele:- Alô, Marcelo,nasceu sua irmãzinha, a Catarina.Humm,sei,mas ela é preta ou é branca? Catarina é branca que nem o seu pai, eu e voce Marcelo; Nada parecida com a dedicada empregada negra da Vovó Lucy. Estávamos todos muito orgulhosos da princesa que agora nos tres tinhamos em casa. Ela adorava o quarto do irmão,Ah!...quantas risadas demos com as escapadas que Catarina dava no quarto do irmão para pegar seus carrinhos, helicópteros e play mobil, nave espacial e bonecos, jogo de botões e levar para o quarto dela. Seis anos mais tarde nasceu o Márcio, o bebezão de todos nos. Tios,primos,avós, empregados ajudaram a cuidar e curtiram muito do caçula da familia. Cesar e eu somos muito gratos às todos.
    Catarina, então, dividia o quarto com o Márcio, que muito dorminhoco era sempre acordado com os pulos que o Marcelo dava na cama dele aos beijos e abraços gritando: "Acooorda gordinho!" Guardo com admiração as palavras da escritora Lya Luft, que em seu livro Perdas e Ganhos escreveu: "A Vida não está aí apenas para ser suportada, ou vivida ,mas elaborada. Eventualmente reprogramada. Conscientemente executada. Não é preciso realisar nada de espetacular. Mas que no mínimo seja o máximo que a gente conseguiu fazer consigo mesmo."

    Obrigada, irmão, por essa homenagem, que deixa nossas almas ainda mais próximas da dele.

    Beijos,
    Celinha.

    ResponderExcluir
  7. Que maneira linda de ser lembrado! Carinho a todos os Lima e Silva. Catito

    ResponderExcluir
  8. Oi Tio querido e família, deixo aqui o link do que escrevi quando soube da viagem astral do nosso querido Marcelo.
    um beijo
    alice
    http://nobaudaalice.blogspot.com/2007/09/como-esta-sendo-difcil-escrever-agora.html

    ResponderExcluir
  9. Marcelo, que dia lindo você nasceu, 21 sempre foi o meu preferido.
    Sou uma tia que te ama pelo amor que foi você na vida dessa família que tanto sonhei pertencer. Celinha, Lia estão super certas e iluminadas... "que no mínimo seja a vida o máximo que a gente conseguiu fazer consigo mesmo". Acredito que todas as pessoas que te amam, sentem uma baita honra, que elas são mais felizes e repletas, pelo tempo que te tiveram,só por isso. Obrigada ao Criador por tua existência.
    Tia Márcia

    ResponderExcluir
  10. Nosso Marcelo, para sempre querido e com um lugar reservado em nossos corações...
    Homem que admirei e que me conquistou, o que não foi difícil, já que era uma pessoa de um caráter sem igual, carinhoso e encantador. Adorado por todos. Uma pessoa de coragem e personalidade forte. Fomos apaixonados um pelo outro durante todo o tempo em que estivemos juntos (mais de sete anos)...
    Com ele aprendi tantas coisas boas e como foi maravilhoso viver ao seu lado... Posso dizer que sou uma mulher realizada no amor, vivi com o Marcelo momentos maravilhosos, nos amávamos muito e tive a honra de partilhar com ele o sentimento mais sublime. Cheguei a dizer algumas vezes que a sensação que eu tinha era a de que vivíamos um sonho (e que sonho bom!!!!!!!!!!). Acordei desse sonho, mas o que eu levo dele é a experiência maravilhosa que vivi, pedaços do Marcelo que guardo comigo.
    Obrigada pela carinhosa homenagem, Tio Luiz! Um beijo enorme
    Livia

    ResponderExcluir
  11. viveu movido de sonhos e incansável vontade de buscar o infinito. Teve que partir, mas deixou com a gente o exemplo do homem que era. Caráter nobre, determinado, esforçado. Sabia o que fazia. Sabia como fazer. Além de ter deixado seus princípios e atitudes vivos em nossas mentes, deixou um saldo mais do que positivo de boas lembranças, e saudades dolorosas.
    Um beijo da sua princesinha hoje e sempre, carol.

    ResponderExcluir
  12. Me lembro que tio Marcelo queria que eu e minha irmã voasse com ele no parapente...minha mãe não tinha deixado.Mas eu e Carol queríamos muito sentir aquele momento de voar com ele,pois eu chorei.Me lembro também quando eu,Carol e tio Marcelo fomos no shopping.Marcelo tinha dado R$50.00 pra mim e R$50.00 para Carol e tinha dado 30 minutos para a gente gastar o dinheiro todo em blusas ou sapato.eu comprei uma sandália faltando 3 minutos e Carol 5 minutos.Nesse mesmo dia a gente fomos tomar sorvete na Parmalat,ele só gostava dessa sorveteria do shopping.Ele fez a gente tomar três sorvetes.Esse dia ficou gravado no meu coração,foi inesquecível!
    No dia que eu recebi a notícia que tio Marcelo tinha falecido,chorei.E como eu chorei.Aquele homem era o meu tio mais querido e predileto da minha vida.E nesse mesmo dia peguei a única foto que eu tinha com ele e colei no meu diário,e pequei um papel e desenhei ele voando e escrevi:
    "TIO MARCELO VOA BEM ALTO.BEIJOS DA SUA PRINCESA BIA." Ele chamava eu e minha irmã de princesas.
    Tio Luiz adorei essa homenagem.Um beijo Bia!♥

    ResponderExcluir
  13. Continuo sem condições de escrever qualquer coisa sobre meu filho Marcelo, porem ,faço minhas as palavras postadas pela Celia.
    Agradeço a todos, esta homenagem.
    Muito obrigado e um beijo a todos vcs.
    Paulo Cesar

    ResponderExcluir
  14. Oi buca!! Divido com todos que postaram seus comentarios a dor e saudades deste jovem que tão cedo DEUS o chamou.Um beijo a todos!! NATAL LUIZ.

    ResponderExcluir