terça-feira, 9 de junho de 2009

V A R I E T Y TAPA-OLHO

- DESDOBRAMENTOS DE TEMAS PUBLICADOS -


BARRADAS NO BAILE

Dando prosseguimento às comemorações dos 50 anos de carreira de Roberto Carlos, aconteceu o show “Elas Cantam Roberto”, como todos sabem. A TV Globo exibiu 1 hora e seis minutos do mega-show gravado com vinte cantoras de peso da MPB no Teatro Municipal de São Paulo, no fim da noite do domingo dia 31 de maio último. Alegando “questões artísticas”(?) a Globo cortou 6 cantoras da exibição. Ou seja: cortou o barato delas, e de todo o público brasileiro que não pôde assistir as performances de Marina Lima (“Como Dois e Dois”), Paula Toller (“As Curvas da Estrada de Santos”), R o s e m a r y ( “Nossa Canção”), Adriana Calcanhotto (“Do Fundo do Meu Coração”), Celine Imbert (“À Distancia”) e “Mart’nália (“Só Você não sabe”).


Amarrada à grade de programação, onde se engradou e está algemada, a Globo não quer perder sua audiência inercial, que “englobaliza” a massa de manobra. Marcado para ser exibido no horário depois do “Fantástico”, o show começou às 23.15h. É evidente que estas “questões artísticas” estão, na verdade, a serviço de interesses comerciais e de uma postura inflexível em relação à programação da emissora, porque ninguém acredita que estas maravilhosas intérpretes, biscoitos fííínissimos, não arrasaram o tal do quarteirão. Tanto Toller cantando com sua afinação deliciosa “A Estrada de Santos”, ou Marina fazendo nova leitura de “Como Dois e Dois”, ou Rosemary dando recado delicado na linda balada “Nossa Canção”, acabaram por atrair uma atenção inesperada, e que poderá ser conferida quando sair o disco e o DVD. Até o homenageado Brasa não gostou do ocorrido. Pegou mal mesmo.

Na crônica semanal de Artur Xexéo no jornal O Globo (3/junho) ele considerou a atitude da emissora no mínimo deselegante. Trecho: “...Afinal, não era um simples especial de televisão. Era parte do primeiro time de vozes femininas do país reunida no mesmo palco para cantar o repertório do maior cantor popular da História do Brasil.”


O ESTILOSO CRISTIANO RONALDO

Estão aí nos blogs, sites e revistas, as fotos do jogador Cristiano Ronaldo com visual pouco, digamos, másculo, segundo os mais radicais, devidamente alimentados pela voraciade dos paparazis. Em férias na Sardenha, Itália, o Daily Mail clicou o Tigre de shortinho micro, camisa pólo azul bebê, terço de pérolas ao pescoço, boné de beisebol rosa com uma florrrzinha atrás da orelha.
O look floral de Cristiano bate de frente com o machismo que freqüenta a cabeça dos mais reacionários deste novo século 21.
Muito oportuna essa democratização da cor rosa para o homem, a essa altura do campeonato. Homem que é homem não usa. Desde os berçários que diferenciam o sexo dos bebês, até a flor que dá nome a essa matiz, o feminino está evocado e carimbado. Séculos de ranço.
Uma pergunta que não quer calar: e mulher que usa azul, não deveria ser considerada masculinizada, hein, hein, hein?

Tem que ser muito centrado pra encarar uma dessas, né não? Talvez se Cristiano Ronaldo não fosse Cristiano Ronaldo, o fato seria corriqueiro, banal, mas sendo um celeb de plantão e um bibelô taludo, o lance mexeu com o inconsciente coletivo: o cara chuta o balde do tabu, e ainda faz cara de bofe. Audácia do bofe!
Até o carecão não se segurou, e foi conferir o tanquinho do gajo.


Postagens mais antigas:
“O Tigre Cristiano Ronaldo”- Março
“Cinqüentenário do Brasa”- Abril
Foto 1: Site dos Famosos
Fotos 2 e 3: Daily Mail On Line

5 comentários:

  1. Em tempos passados um homem de camisa vermelha corria o risco de ser linchado. Hoje em dias do meu Flamengo,o Rio mergulha numa onda de vermelho e preto (outra côr que já foi tabù para os machos). AS modas incomodam...O rebolado de Elvis Presley (só podia ser visto na tv da cintura para cima)oS PRIMEIROS cabelos compridos(corta a cabeleira do Zezé)Até o famigerado delegado de Copacabana que liberava marginais mas botava em cana garotos com calça de "boca justa". Quando as calças apareceram os homens por volta do seculo IX, acharam coisa de efeminado.O nosso jovem Cris é belo talentosoe disposto a criar moda.A VIDA É ROSA já dizia PIAF.Segue em frente Bukaneiro. Do velho Emiliano.

    ResponderExcluir
  2. As pérolas da Globo continuam à todo vapor! Cortar as interpretações de Marina Lima, Paula Toller. Rosemary, Mart'nália... é um tanto quanto BIZZARRO não é Buka?! Não só a Globo perde com audiência, mas perde com culturas de timbres de variados tipos e quem gosta de boa música deve ter ficado, no mínimo, decepcionado.
    Pra cima deles Buka! Saudacões Alvinegras!
    Raphael Seraphini.

    ResponderExcluir
  3. Cristiano Ronaldo é o cara! Amei sua atitude. Chutou o balde com a maior "catiguria". Isso é coisa de macho !!!! hehehehehehehehehehehehehhe
    Valeu o post BUka! Mandando bem, como sempre.
    Vida longa ao Bucaneiro Prateado Luiz Sergio Lima e Silva!

    ResponderExcluir
  4. No dia que o Sarney colocar um terninho rosa shoking, o Bonner apresentar o Jornal Nacional de paletó roséo e o Zé do caixão aparecer de capa rosada, aí tenho a certeza que acabou esse preconceito de homem vestir rosa. isso é mais antigo qwue andar pra frente.
    Chininha do Leme

    ResponderExcluir
  5. Você mexe comigo, Bucaneiro...antes, comentei o quanto gostei de seu post sobre B.B.,porque hoje em dia isso é politicamente incorrecto, agora amei sobre meu compatriota Cristiano Ronaldo, sem tabus...olhe, até já tenho um link pró seu blog!Abração da sua admiradora portuguesa.Milucha2

    ResponderExcluir