terça-feira, 7 de julho de 2009

O ANIVERSÁRIO DE ISABEL


ISABEL RIBEIRO (1941-1990) nasceu dia 8 de julho em São Paulo. Canceriana, filha de uma polenesa e
um político paulista, cresceu menina tímida e sozinha. Aos 22 anos seu destino mudou por completo ao assumir a identidade/persona da Atriz, que atuou com brilho em 27 filmes, 21 peças de teatro e 15 novelas. Incensada pelos colegas, admirada pela mídia especializada e querida pelo público que conquistou, foi premiada algumas vezes, com reconhecimento popular na televisão, respeito da platéia de teatro e status de dama do cinema brasileiro. Escrevi sua biografia para a Coleção Aplauso (Imprensa Oficial do Estado), lançada no final do ano passado em Sampa e Rio de Janeiro.

ISABEL RIBEIRO ILUMINADA foi escrita com a colaboração de 15 amigos do peito: Joana Fomm, Telma Reston, Zezé Motta, Hildegard Angel, Leila Ribeiro, Zelito Vianna, Luiz Carlos Lacerda, José Wilker, Nildo Parente, Kleber Santos, Arnaldo Jabor, Carlos Diegues, Stepan Nercessian, Augusto Boal e Eduardo Coutinho; e mais sua irmã, Maria José Oliveira Leite, seus filhos Flávio Ribeiro, Luiz Paulo e José Clovis Ribeiro Pinto.



Recebido bem pela imprensa, colegas e público, ele vai sendo absorvido discreto e docemente, como a musa inspiradora. Pode ser encontrado nas livrarias virtuais e sob encomenda no site da Imprensa Oficial. No RJ, a Livraria Dona Laura, da Casa de Cultura Laura Alvim, tem edições à venda.

O livro possibilitou a oportunidade de assinar meu primeiro trabalho como escritor. Por causa dele fui procurado pela atriz Isolda Cresta (1929-2009), que me escolheu para fazer sua bio. Mas não deu tempo que o fizesse com sua presença física. Isolda voou recentemente ao encontro da querida colega, que tanto admirava. Assim, repetindo o mesmo processo de apuração, pesquisa, entrevistas, me encontro no momento escrevendo seu livro para a mesma Coleção Aplauso do Rubens Ewald Filho e Hubert Alqueres, um oásis no resgate dos grandes nomes do teatro, cinema e televisão.

Frederica Isabel Iat Ribeiro, ou simplesmente ISABEL RIBEIRO, deixa em todos nós que tivemos o privilégio de amá-la na vida terrena, a delicadeza de sua presença tatuada na vida eterna. Gueixa de corpo e alma, encantou a todos que não se cansam de evocá-la e saudá-la.

O Bucaneiro publica poema escrito por Joana Fomm, que está no livro, em homenagem à super querida Frederica no dia de seu aniversário de nascimento.


C A N Ç Ã O D E I S A B E L

Ai, Isabel é tão doce

tem asas em vez de braço

e voa suavemente

por dentro da gente.


Ai, Isabel é tão doce

que não zanga se magoa

nunca ri se enternece.


Isabel envelheceu

no dia em que foi parida

e sua alma cresceu

como uma linda ferida

que ela usa como broche no vestido.

Ah, que tempo perdido

ah, minha doce Isabel

broche saiu de moda

e alma nunca foi nada.




Foto 1 : Sérgio Fonta
Foto Capa: Fred Confalonieri

3 comentários:

  1. Oi, Buca!!! Vamos cantar o parabéns prá ela. PARABÈNS PRÀ VOCÊ, NESTA DATA QUERIDA....... QUE LINDA!!!! LUZ,LUZ,MUITA LUZ PRÁ ELA!!! LINDA A LEMBRANÇA. Do amigo Natal Luiz.

    ResponderExcluir
  2. Dia de aniversário é sempre muito bem vindo. Recordar é viver! Parabéns a todos os amigos da ilumindada Isabel! Sharon Stone do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti a peça Getulio Vargas com ela e Paulo Gracindo e estava maravilhosa. Também vi na novela Duas Vidas. Que bela homenagem Buca. Vou ler o livro da vida dela, sempre a admirei porque é uma atriz de verdade!
    Maria Helena Cordeiro de Caxambú

    ResponderExcluir