quinta-feira, 1 de outubro de 2009

GALERIA LETRA E MÚSICA



A dupla LUIS REIS-HAROLDO BARBOSA celebra o encontro de dois inspirados compositores da mpb: LUIS REIS (1926-1980), maranhense que adotou o Rio de Janeiro como sua cidade, e onde pontificou como um dos criadores do Sambalanço na noite carioca dos anos 60. É o “Cabeleira”, como era chamado, e que também compôs belíssimas melodias do cancioneiro contemporâneo. HAROLDO BARBOSA (1915-1979), carioca de Laranjeiras, é patrimonio do rádio, da música e da televisão, por onde passou deixou rastro de talento, originalidade e, por que não, de genialidade.

A parceria rendeu títulos memoráveis, como “Nossos momentos” (momentos são iguais aqueles em que eu te amei...) “Devagar com a louça”, “Palhaçada”, “Canção da manhã feliz” (luminosa manhã, porque tanta luz?) , “Tudo é magnífíco”, “Só vou de mulher” e “Meu nome é ninguém”, entre outros. Eles produziram canções que alavancaram o repertório de grandes cantores como Eliseth Cardoso, Altemar Dutra, Doris Monteiro e Miltinho.

“Meu nome é ninguém” (1962), virou sucesso de vendagem e recorde de listar a parada de sucessos da época, na criação inconfundível de MILTINHO.
A letra narra o encontro de um casal apaixonado, aquele que se encaixa muito bem, quando a lâmpada apaga e “vem a ânsia louca incontida do amor”... No imaginário de quem viaja na maionese fica a sujesta do momento do gozo pleno quando se fica numa zona confortável e deliciosa, e onde alguém vira... ninguém. Saquem só:

Meu nome é ninguém
de Luis Reis e Haroldo Barbosa

Foi assim
A lâmpada apagou
A vista escureceu
Um beijo então se deu
E veio a ânsia louca
Incontida do amor

E depois
Daquele beijo então
Foi tanto querer bem
Alguém dizendo a alguém
Meu bem, só meu bem, meu bem...


Nosso céu onde estrelas cantavam
De repente ficou mudo
Foi-se o encanto de tudo
Quem sou eu, quem é você ?

Foi assim
E só Deus sabe quem
Não somos mais alguém
O meu nome é ninguém
E o teu nome também, ninguém!


O GALERIA LETRA E MÚSICA apresenta o clipe da música, dirigido por Ayrton Rocha para o projeto Casa de Samba, e que une duas gerações: ED MOTTA e MILTINHO. E ainda com participação do genial RILDO HORA na gaita (no solo ele brinca com "As times goes by").

MILTINHO, o criador do sucesso, está inteiraço aos oitentinha, cantando com classe, elegância e força de intérprete que o consagraram, e dividindo a música como só ele sabe fazer. Além do gogó de ouro, sua postura em cena é perfeita, até no agradecimento final mostra o verdadeiro artista que é. Ele contracena com um ED MOTTA sensível, aveludado e sincero. É momento romântico e muito especial da nossa Galeria. Deliciem-se.





7 comentários:

  1. Buka, o texto, as informações ficaram ótimas e o video é, sem dúvida, um luxo só.
    Erico de Freitas

    ResponderExcluir
  2. OI,BUCA!! Adorei esse LITTE SHOW no Bucaneiro. Que vozes!!! Miltinho em total plenitude na sua terceira adolescência e Ed Motta é único,são maravilhosos!! Parabéns a dupla e a você Buca. Abraço do Natal Luiz.

    ResponderExcluir
  3. É aquele cheiro de saudade!!!!! Maravilha!! Miltinho é tudo, junto com Ed Motta, dispensa qualquer comentário. Voltei à adolescência, foi bom demais... Miltinho AINDA É O CARA!!! Obrigada por esta maravilha. Vou aguadar ansiosamente o DVD. Mil beijos, querido!!!
    Marlene(Sec. Cultura)

    ResponderExcluir
  4. Dei muito beijo na boca ouvindo o Miltinho cantar essa música.Ai, quantas saudades! Eu era feliz e sabia!!
    Verônica

    ResponderExcluir
  5. Oi Luís Sergio,
    Você tem uma personalidade muito otimista mesmo ! Ou budista.
    Na época em que se cantava essa música (lembro da mamãe cantando ), essa parte "nosso céu, onde estrelas cantavam, de repente ficou mudo...foi-se o encanto de tudo, quem sou eu, quem é você..." era uma tragédia, um final tristíssimo de um amor...e aí você interpreta como uma dissolução budista no nada orgástico...só você mesmo!
    beijos!
    Ana Cristina de Andrade

    ResponderExcluir
  6. Olá Buka. Rildo Hora, Ed Motta e
    Miltinho juntos... uma beleza. Não tem o que falar...Melhor voltar ao SHOW... Do velho ator Emiliano Queiroz.

    ResponderExcluir
  7. Maria Carmem Barbosa5 de outubro de 2009 às 16:53

    Buka a família encantada agradece esse momento único da MPB.

    ResponderExcluir