terça-feira, 21 de junho de 2011

WILZA CARLA, VEDETE PARA MIL TALHERES




...E partiu WILZA CARLA (1934-2011), vedete, atriz, desfilante de fantasias do carnaval, jurada de calouros e uma das maiores personalidades da crônica carioca das décadas de 50 a 70.

Foi Rainha do Carnaval duas vezes, 1957 e 1958, e na década seguinte, campeoníssima dos Desfiles de Fantasias, sempre abiscoitando os primeiros lugares no quesito originalidade. Quando o ator Rock Hudson esteve no Rio, ela foi sua acompanhante em diversos eventos carnavalescos.

Apareceu em diversas revistas, como “Tutu à Mineira”, “Rei Momo em Baby-doll”, “Entrou de gaiato” e “Carnaval na Ilha do Fogo”, entre outras. Suas formas avantajadas foram dando corpo à uma obesidade inesperada, que se espalhou na década de 60. Quando filmou “Minha sogra é da polícia”, a comediante Violeta Ferraz deu um toque importante para Wilza: partir para se tornar comediante caricata, o que seguiu fielmente.

Trocou as escadarias pelos papéis em comédias no cinema e na televisão com talento e brilho próprio. Em 1976 gravou a novela “Saramandaia”, de Dias Gomes, na Globo, imortalizando uma das mais importantes personagens da inesquecível novela, a primeira e única que abordou o realismo fantástico, a dona Redonda, que explodia de tanto comer.

A imprensa não diz nada de consistente sobre ela, o noticiário geral é pífio, óbvio. O Bucaneiro recomenda, mais uma vez, o livro “As Grandes vedetes do Brasil” de Neyde Veneziano (Imprensa Oficial do Estado), onde ela está homenageada em dez páginas, com caprichado perfil biográfico e fotos muito boas. E de onde apuramos o conteúdo.

Brilhou mais uma estrela no céu!



7 comentários:

  1. Sempre achei Wilza Carla de uma pureza infantil. Nunca perdeu a menininha de vista. Uma vez vi ela chorando descontrolada, revoltada porque n]ão tirou o primeiro lugar no concurso do Glória e ninguém conseguia acalmar ela por nada, então foi arrancando a fantasia no meio da rua e ficou quase nua. Nunca esqueci daquela cena. Wla parecia um bebê chorando por terem tirado seu brinquedo e parecia que o mundo tinha se acabado para ela.Muito emotiva a Gordinha mais sexy do mundo. Saudades
    Vera Fragoso

    ResponderExcluir
  2. A melhor definição para ela é AUTENTICA.
    Parabéns pela homenagem bucaneiro, ela não será esquecida XUXU

    ResponderExcluir
  3. Que delicia Wilza Carla ! Soube uma vez que quase fez filme com Felini. Soube que ele ficou doido com ela. Por que será que não deu ? Não importa. Ela foi a nossa estrela das comédias, do show debaixo dos trópicos mesmo. Unforgettable
    Chris Aroeira

    ResponderExcluir
  4. Beleza sua homenagem a Wilza Carla primeira e unica. O comentario da Vera Fragoso delicado e sincero me remeteu ao incidente do Gloria. Contracenei com Wilza no programa da Vicunha onde em um trem se encontravam todos os personagens de Dias Gomes (o Borboleta tremendo todo com a tentativa de sedução de D.Redonda).Com carinho do velho ator emiliano queiroz.

    ResponderExcluir
  5. ME LEMBRO DO BALANÇA MAIS NÃO CAI. ELA SENTAVA NUMA REVISTA E O MAGRINHO TIRANDO SARRO DA BUNDA DELA. BROW BETO

    ResponderExcluir
  6. Putz, já comi uma mulher com a bunda parecida com a dela. Era bom demais.

    ResponderExcluir