quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

M A R I V A L D A, SORVETE DE VEDETE



O corpo escultural da vedete MARIVALDA abriu-lhe as portas para uma carreira fulgurante nos palcos e na televisão, assim como presença obrigatória no animado meio artístico de então.

Surgida nos 50’, passou pelo teatro de revista, cinema e televisão, desabrochando na década seguinte como uma vedete moderninha e super prafrentex. Provocativa  e sensual, tinha um jeito descolado e debochado que temperava bem o seu humor afiado. Era deliciosa em cena, e o público masculino vibrava!


E tirava partido das performances com malícia, gritinhos e frescuras, em esquetes e quadros nos programas humorísticos da época. No cinema também esteve com algum destaque, desde  comédias carnavalescas até comédias de costumes. Mas foi na TV que firmou seu nome de vedete e  atriz comediante.

Entre os programas de TV em que atuou, destacam-se "My fair Show", "Times Square", "A Grande Revista", "O riso é o limite", ""Estamos aqui", "Black and White" e "Moacyr Franco Show".


Dona de um sorriso e de alegria contagiantes, foi figura de destaque no carnaval carioca em diversos anos, desde 1965 quando foi eleita Rainha das Atrizes. Na foto, Fred Villar, partner de Carequinha e presidente do Retiro dos Artistas,  passa-lhe a faixa ao lado da última soberana Judite Barbosa.


Foi no cinema  que deu seus primeiros rebolados, ainda como dançarina de números musicais. Em “Mulheres à vista” (1959) de J.B.Tanko, participa em diversos quadros ao lado de Zé Trindade. Na foto, ela é a de chapéu na porta, ainda morena. Foi ao lado do famoso astro que ela fez sua estreia na telona, em “Espírito de porco” de Victor Lima (1957).


Viadíssima, era amada pelos gays e travestis, um público fiel ao teatro rebolado. O gênero ‘vedete viada’ foi criado por Renata Fronzi , Rose Rondelli e Carmen Verônica. Eram vedetes frescas, que falavam mole, gírias e bordões sacanas...E isso as levou para o campo da comédia, pois atuaram como atrizes comediantes poderosas.

Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta, criou uma lista inspirada no maior colunista social dos anos 50, Jacinto de Thormes,  o Maneco Muller, que publicava na revista O Cruzeiro as mais bem vestidas do ano. Stanislaw criou no jornal Última Hora, as Certinhas do Ano, perfilando as mais gostosas vedetes e atrizes da temporada. MARIVALDA, listada em diversos anos seguidos, aparece na foto ao lado Sonia Dutra, Aizita Nascimento, Célia Azevedo e Eloína.


Vedete hoje em dia é uma profissão em extinção já que o Teatro de Revista morreu como cultura popular.Oh, dor. Mas nos ‘tempos de Marivalda’, elas eram capas de revistas e manchetes de jornais, uma presença constante dos noticiários e do comportamento da época, além de acender a testosterona geral. Elas enfeitavam qualquer publicação, dando um colorido especial na crônica da cidade. MARIVALDA foi capa diversas vezes das principais revistas brasileiras e, principalmente, de O Cruzeiro, a mais famosa. Em 1966, foi doublé de corpo da atriz americana Jayne Mansfield, sexy-símbol platinada como ela, que se recusou a mostrar o seu em filme rodado no Rio. 


 Jayne, ainda voluptuosa mas não tão ‘certinha’, ganhou na edição do filme o corpaço que pediu a Deus...


Casada com o escritor Mário Meira Guimarães, fez parte do elenco da TV Rio, TV Excelsior e TV Tupi na era do Telecentro (1966), quando Boni repaginou a Tupi e levou a emissora para o primeiro lugar em audiência. Além do luxuoso musical “Black and White”, onde arrasava em quadro montado (“...junta loura com crioulo, vamos fazer degradée...”)ao lado de Carla Miranda e Zélia Hoffman,  ela apresentou “A Grande Parada” com Jerry Adriani, Neyde Aparecida, Maria da Glória e Betty Faria.


Atuando em comédias carnavalescas e pornochanchadas, tipo “Nem as enfermeiras escapam”, “Elas são do baralho”, “A árvore dos sexos”, “O homem que roubou a Copa do Mundo” e “007 e meio no carnaval”, contracenou com Costinha, com quem fazia dupla impagável. Depois na TV repetiu a vitoriosa parceria. Nitroglicerina pura!


Em 1965, participou do filme “Crônica da cidade amada” de Carlos Hugo Christensen, super produção rodada para celebrar o quarto centenário do Rio, estrelado por Oscarito, Procópio Ferreira, Jardel Filho, Vagareza e Jayme Costa. São onze crônicas assinadas por Millor Fernandes, Carlos Drummond, Fernando Sabino e Manuel Bandeira, entre outros. MARIVALDA aparece ao lado de Jardel Filho no episódio “Iniciada a peleja” com a exuberância da foto.


 Afastada da  carreira há tempos, reside atualmente na Alemanha com a família, e mantém contato com os fans através de seu blog : http://marivaldavedete.blogspot.com

Em tempos de Rio 40 graus, é muito bom matar saudades deliciando MARIVALDA, o sorvete de vedete! Diliiicia...

15 comentários:

  1. Ótimo, Luis Sergio. Um 2013 maravilhoso. Beijos Pompeu
    - Enviado via e-mail por Maria Pompeu -

    ResponderExcluir
  2. Que surpresa rever Marivalda!Nunca me esqueci de um carnaval no Canecão que ela cantou uma música e miava feito gata... Fiquei de boca aberta, eu e todos barbados do baile...Booooa!!
    Paulo Mendonça de Barros

    ResponderExcluir
  3. Querido Luiz Sergio,
    recebi, tantíssimos Presentes de Natal, mas este seu , foi realmente estupendo!! Nao mereco tanto!!!! Visitei sua Página, linda, informativa, que até eu do meio Artistico,desconhecia certos fatos importantes, Históricos, isto é, Culturaes! Parabens!!!! Muito obrigada!! Saúde ! Paz! Amor!! Amém!! Marivalda Dasser
    - Enviado via Facebook por Marivalda -

    ResponderExcluir
  4. Sempre achei Marivalda linda e uma exelente comediante, tinha um tempo ~surpreendente- Um presente´para seus seguidores. Para v. e ela o carinho amigo do velho ator emiliano queiroz. Grato pela divulgação que v.está dando a minha peça Na sobremesa da vida em seus dois ultimos dias no Teatro dos 4..... as 19 hs. Marivalda onde v. estiver saiba que é nossa convidada no sabado 29. Saude e paz a todos no 2013

    ResponderExcluir
  5. Marivalda é a prova do que a nossa TV era muito melhor do que é hoje.Infinitamente melhor diga-se...os programas de humor ajudaram a construir uma televisão com a cara do brasileiro e do carioca que tira tudo pro engraçado e sarro, como a revista fez no teatro.Marivalda brilhou e brilhará sempre na memória de quem tem!!Abraços,Enio Fernandes

    ResponderExcluir
  6. MULHERÃO DESSES É FODA!VOU PEDIR AO PAPAI NOEL. CADU

    ResponderExcluir
  7. Linda homenagem! parabéns amigo por sempre estar lembrando os simbolos de nossa cena.bjssss
    vera vianna

    ResponderExcluir
  8. Que gostosura, parece um sorvete de caramellloooo!!!!! Maravilha de resgate!
    Paulo Cesar Soares
    (Via Facebook)

    ResponderExcluir
  9. BELO RESGATE! VALEU BUCANERO!
    ANTONIO DOS SANTOS
    (Via Facebook)

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    procurei um contato teu, mas não achei nada, então resolvi escrever por aqui.
    Acredito que você pode me ajudar de alguma forma, nem que seja com lembranças.
    Sou pesquisador e estou escrevendo um livro sobre a vedete Suzy King, nome usado entre os anos 50 e 60 por Georgina Pires Sampaio, que era dançarina (dançava com cobras, seguindo a escola de Luz del Fuego), cantora, atriz e faquiresa.
    Sobre ela, inclusive, criei um blog - o blog Suzy King, com todo o material levantado até o momento.
    O blog pretende chamar atenção sobre a pesquisa e dessa forma conseguir novas informações sobre ela - lembranças, fotografias, matérias de jornais e revistas e principalmente seu paradeiro.
    Pois é... Desde 1964 não se ouve falar dela. Uma coisa assim - o que terá acontecido a Suzy King?

    Suzy morava em Copacabana, no apartamento 1003 do Edifício Tunísia, localizado na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 80, com várias cobras e em 1959 jejuou na Galeria Ritz.
    Até agora não encontrei ninguém que se lembrasse dela, mas você tem o perfil exato de quem pode saber algo...

    É de Copacabana, sabe bastante sobre vedetes e sobre os primórdios da TV no Brasil - e Suzy trabalhou na TV Tupi e na TV Rio nos anos 50.

    Enfim... Gostaria de falar mais com você sobre ela.Você pode me mandar um e-mail p´ra iniciarmos contato?

    betodec30@yahoo.com.br

    No blog Suzy King tem várias fotos dela e matérias de jornais e revistas que colhi, além de listas de bordo de navios nos quais ela viajou, e é possível até ouvir uma gravação que Suzy fez de uma marchinha em 1962.
    Enfim... Dê uma olhada e vê se lembra da moça.

    Aguardo retorno, obrigado.
    Alberto de Oliveira

    ResponderExcluir
  11. Que espetáculo de mulher!!!lekBilly

    ResponderExcluir
  12. Eu me lembro dessa música de carnaval que ela cantava; se não me engano é do João Roberto Kelly.Tanto rebolava como miava!!Era fantástica!Tércio

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Conheci pessoalmente a Marivalda e o Meira Guimarães, em 1962 amigos de meu querido Tio Murilo.
    Na época eu um garoto de 13 anos, fiquei deslumbrado pela pessoa da Marivalda.
    Divertida, simples, muito bonita, de um charme irresistível e principalmente INESQUECÍVEL!!!
    Mando um grande beijo para ela
    Arthur

    ResponderExcluir