terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O BOI E O BURRO REAGEM: O PAPA PIROU!





Símbolo inconteste do Natal, o Presépio não é presepada...
Ele é uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus numa gruta de Belém, na companhia de São José e da Santíssima Virgem Maria. Conta a Bíblia que, depois de muito tempo à procura de um lugar para albergar o casal, que se encontrava em viagem por motivo de recenseamento de toda a Galileia, São José e a Virgem Maria tiveram que pernoitar numa gruta ou cabana nas imediações de Belém. De acordo com a mesma fonte, Jesus nasceu numa manjedoura destinada a animais (no presépio, uma vaca e um burro) e foi reconhecido, no momento do nascimento, por pastores da região, avisados por um anjo, e, uns dois anos mais tarde, não na manjedoura, mas na casa de Jesus, por magos (ou reis ou astrólogos, a bíblia não diz se eram três) vindos do oriente, guiados por uma estrela, que teriam oferecido ouro, incenso e mirra à criança.
Segundo a história, estes acontecimentos ocorreram no tempo do Rei Herodes, que teria mandado matar todas as crianças por medo de perder o seu trono para o futuro rei dos judeus.
                              
O papa Bento XVI afirma em seu novo livro “L’Infanza di Gesù” – A infância de Jesus –que não haviam animais no nascimento  do aniversariante do mês. Ora, afinal de onde ele tirou essa máxima ninguém sabe, mas como o próprio nome diz, presépio é o lugar onde se recolhe o gado, o curral, o estábulo. E além do que, ele está mal informado, pois Maria Clara Machado, maga da magia, escreveu em 1953 sua primeira peça: a farsa-mistério de natal “O boi e o burro a caminho de Belém”.
E o singelo auto de natal foi encenado pela primeira vez no mesmo ano pelo grupo O Tablado, recém fundado por Clara e seus amigos. A peça conta o nascimento do Menino Jesus sob o ponto de vista do boi e do burro.
Quando o pastor anuncia que a estrela parou bem em cima do estábulo...

BOI -   Estou muito desconfiado.
BURRO – De que, boi ?
BOI  -    (cheio de mistério) De que Ele vai nascer aqui.
BURRO – (escandalizado) Nem diga isto, boi. Numa estrebaria tão suja, tão pobre...
BOI – Então por que tudo isto? Por que a estrela parou bem em cima?
Na foto acima, flagrante da montagem original do Tablado (1953)com Emílio de Mattos (o Boi), Paulo Padilha (o Burro) e Napoleão Moniz Freire (pastor).

Conta-se que em 1223, São Francisco, tentando reviver o nascimento de Jesus, festejou com seus irmãos e cidadãos de Assis a ideia de criar figuras em barro que representassem o ambiente. É dele a ideia.
Minha mãe Alda todo ano montava este Presépio, eu continuo...uma vez lhe sugeri mudarmos para novas figuras, mas ela não quiz. "Tem que ser de barro"...

Presépio no Santuário de Fátima
Tem árvore na Lagoa e trilhões de presentes nos shoppings, mas o Presépio de Natal é a imagem mais perfeita do celebrado evento cristão. Acredito também que é a que mais emociona a todos.
‘...Dizem que, ao chegar a época em que se comemora a Natividade do Nosso Salvador, o pássaro matinal se põe a cantar a noite inteira: nenhum espírito então se atreve a adejar pelo espaço; as noites são saudáveis, os planetas se acalmam ; as fadas não atuam; nem as feiticeiras usam o seu poder de encantamento.
Como esse tempo é feliz e cheio de graça!’
                                                               (Shakespeare, Hamlet)

8 comentários:

  1. O papa passou batido no capítulo do grande mistério.../Cadu

    ResponderExcluir
  2. Boas tardes:

    Legal o blog!
    O encontrei ao procurar pela SONIA MAMEDE...
    Se não me engano - parece que ela morava no mesmo prédio que eu; no RJ. Minha mãe uma vez contou que ela tinha um filho grande e eu era recem nascido... E elas conversavam (algo assim) em tal edifício (Lagoa!).
    Mencionas que passa um tempo em ARARUAMA; ia por tal região quando tinha uma casa perto - balneário SÃO PEDRO DA ALDEIA. Recordo e como de tal local_ainda tenho fotos.
    Resido no sul há tempos_gosto muito da daqui.
    E em relação às postagens natalinas acima: bem bonitas, o NATAL passa um ar de paz/harmonia/tranquilidade... Antes TUDO NA VIDA FOSSE ASSIM!
    É isso.

    Saudaçõs cariúchas,
    Rodrigo Rosa

    ResponderExcluir
  3. Alô Rodrigo! muito bom q vc apareceu, chega +! Araruama é um canto de paz com qualidade de vida e um sol...q nunca + vai se por! Aqui embiquei minha fragata na Praia dos Amores e vivo assim assim mirando a luneta prateado no q passa na minha cabeça de pirata! Grande de abraço e um 2013 daqueles!

    ResponderExcluir
  4. Que Deus me perdoe mas este Papa é esquisito, ele não chega aos pés de alguns de antecessores. Feliz Natal!Lita Paes Leme

    ResponderExcluir
  5. Ele não pirou, ja é pirado!nazista!!!Cadu

    ResponderExcluir
  6. Realmente o mundo está acabando! Até o Papa pirado???? Adorei a matéria. Bjsss
    Vera Vianna

    ResponderExcluir
  7. Muito me emocionei,me fortaleci,nas mensagens do ARCANJO.Delicia de poesia ,nos versos certeiros de Caetano,e meu bom olhar na foto de Louisi.Parabens o Bucanero,mas uma vez falou ao coração.Grande, Luis.

    ResponderExcluir