quinta-feira, 16 de abril de 2009

CAFOFO DA POESIA - 5 -


ELVIRA HELENA, atriz, cantora, compositora e poeta, nasceu no frescor de Teresópolis. Por isso é tão brisa, tão leve e oxigenada da cabeça aos pés. Participou de festivais estudantis e integrou a banda de Paula Morelenbaum como back-vocal. Foi presença marcante no boom dos poetas, anos 80, quando apareceu em diversos recitais ao lado de Gloria Horta, Elisa Lucinda, Mano Mello e Os Camaleões, entre outros.
Depois adentrou a noite carioca cantando, e fez shows solo em diversas casas. Em 2005 gravou seu primeiro CD independente, apresentando parcerias musicais com Mimi Lessa.
Em seu momento atriz, está no elenco de “Dona Flor e Seus Dois Maridos” desde a estreia, e agora em turnê pelo Brasil.


Segura a barra
de Elvira Helena

Segura a barra,
Filhinho,
Que a mamãe
Tá mal comida

Me produzi toda
Para encontrar
Um tal gatinho.
Fui à festa
Muita gente
E eu à enxergar
No escurinho.
Atores, astrólogos,
Novos poetas.
E eu ?
Onde está o tal
Gatinho ?

Segura a barra,
Filhinho,
Que a mamãe
Tá mal comida

Muitos gatos
Bem mocinhos
Eu nos trinta
De mansinho.
Não foi falta
De tentativa
Simpatia não faltou
Até fumei unzinho.
Papo manso
Papo brabo.
E eu ?
Onde está o tal
Gatinho ?

Segura a barra,
Filhinho,
Que a mamãe
Ta mal comida

“Tô cum sono”
Fui precisa.
Fui saindo,
Fui saindo,
E cheguei.
Que saudade!
Que quentinho
Chega pra lá
Tá friozinho.
Vamos dormir juntinhos ?
Édipo, meu filho
Quem sabe se você
Não é o tal gatinho ?!...

Boa noite
Até amanhã
Quando você crescer
Mamãe paga
O analista
.

Um comentário:

  1. eu acho esses poetas que apareceram nos anos 80 todos espetaculares. Assisti muito show deles no Botanic inclusive a Elvira que é uma fofa.Onde andam elas e eles que nunca mais soube? Só se sabe do Chacal, da Lucinda mas tinha uma turma muito boa que sumiu.
    Guilherme Castro, GÁVEA

    ResponderExcluir