segunda-feira, 11 de março de 2013

A SUSTENTÁVEL LEVEZA DE ANDRE

Enquanto isso, nos mares de 18 de setembro de 2009...



Desconfio que tanta serenidade e confiança que transmite, vêm de um planeta sustentável longe daqui, aqui mesmo. O carisma de ANDRE TRIGUEIRO é conhecido de todos através da apresentação do Jornal das Dez, Globo News, desde 1996. Ali ele criou sua identidade.

Foi na Eco-92 que caiu a ficha do jornalista, professor de jornalismo da PUC (RJ) e escritor, quando se apaixonou pela causa ambiental. Segundo relata em seu Site, quando se viu cercado por ongs de todo mundo, Dalai Lama ao vivo e questões primordiais do meio ambiente sendo discutidas, achou que era o momento de discutir um projeto de civilização e um modelo de desenvolvimento. E vestiu a camisa mesmo.



ANDRE foi mediador do Fórum Brasil e as Mudanças Climáticas, realizado recentemente em São Paulo, e organizado pela Globo News, o Valor Econômico e a Vale, que reuniu parte expressiva do PIB nacional e representantes do governo. Considerou o encontro histórico, “o primeiro movimento de grandes empresas do setor privado brasileiro – empreiteiras, mineradoras, papel e celulose, petroquímica, cosméticos, distribuidores de energia, etc – em favor de uma economia de baixo carbono, ou seja: uma nova realidade econômica onde a queima de florestas ou combustíveis fósseis podem inviabilizar o projeto”. Ficou animadão, mas está de tocaia para as promessas.

Acaba de lançar na Bienal do Livro (RJ): Espiritismo e Ecologia (Editora Federação Espírita Brasileira), provocando a pergunta que não quer calar: mas o que têm em comum ? ANDRE, kardecista convicto, afirma que o leitor se surpreenderá com tantas afinidades existentes entre essas duas áreas de conhecimento, que segundo ele, “surgiram na mesma região do planeta há aproximadamente 150 anos, e hoje despertam interesse e curiosidade crescentes. Espíritas e ecologistas utilizam a visão sistêmica para defender a biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais, o consumo consciente, a primazia dos projetos coletivos em detrimento do individualismo. São tantas afinidades, que estas obras espíritas poderiam perfeitamente embasar alguns postulados ecológicos”.


HORA DE ACORDAR & DIA MUNDIAL SEM CARRO 2009

A chegada da primavera inspirou ecologistas de todo o planeta. Assim, segunda e terça, dias 21 e 22 próximos, acontecerão dois eventos de peso, criados para mexerem com governantes e cidadãos de todas as partes do mundo: HORA DE ACORDAR na segunda feira, reunirá 1500 eventos em 88 países, em mobilização inédita com bicicletadas e plantio de árvores para sensibilizarem o encontro dos poderosos da ONU, o último antes da esperada reunião de dezembro em Copenhague. No Brasil rolará 153 eventos. A campanha demanda que os líderes globais assumam um tratado climático ambicioso, justo e vinculante, capaz de impedir uma catástrofe climática.


Na terça, acontecerá o DIA MUNDIAL SEM CARRO 2009, quando 1500 cidades em todo o mundo vão se unir no esforço de reduzir as emissões de gás carbônico no trânsito. Vale tudo, metrô, bicicleta e até andar a pé. No Site de ANDRE TRIGUEIRO ( www.mundosustentavel.com.br) todos poderão se atualizar do megaevento. É boa a oportunidade de pressionar os governantes a tomar providencias para ampliar o uso de transportes coletivos. Vamos engrossar fileiras, hein, hein, hein ??

E você, vai de que ? O Ciclista Fanático do Portal de Humor inventou sua bike. Faça o seu sonho, ou melhor: crie o seu camelo. (Tadeu: bota seu Cadilac na garagem, pô !)



Trigueiro de carteirinha, ele é o grão que inspira este recorte, rico em amido e proteína, da cor do trigo maduro. “Ele é moreno, da cor trigueira dos meridionais. E tem olhar nostálgico e sereno. De um sonhador de ideais.” (Mário Pederneiras)


Fotos: Site http://www.mundosustentavel.com.br/
Foto Ciclista Fanático: Portal de Humor


9 comentários:

  1. Assim falou Lorca:-Verde que te queroverde- Buka, inspirada sua materia falando do André e de sua importancia para o planeta.Salve o Andre.....Fada, duende, gnomo, sacy pererê, mãe dagua. todos eles tentaram falar de uma vida situada no limbo em que o homem colocou o

    existente entre o nosso mundo e o encantado mundo das florestas.Do velho ator Emiliano Queiroz.

    ResponderExcluir
  2. Ele é um principe, eu já era tiete dele há muito tempo, estou curiosa pra ler o livro, espero que seja um precinho BOM.
    ELEONORA VIDAL DE SAQUAREMA

    ResponderExcluir
  3. Ele é um carinha sério, me amarro muito na maneira doce que ele fala. Com ele eu ia até pra lá de Maraketchi!! Me convida???
    Silvana Manga

    ResponderExcluir
  4. OI BUCA !!Precisamos de gerações de ANDRÉS TRIGUEIROS prá comemorarmos O verdadeiro dia Mundial sem carro, literalmente sem carro!!! Saudades NATAL LUIZ.

    ResponderExcluir
  5. André Trigueiro e Brigitte Bardot, uma dupla que não se acomoda e luta por uma melhor qualidade de vida para todos, coisa rara nos tempos modernos.

    ResponderExcluir
  6. É o cara! Cadê meus florais??? Lita Paes Leme

    ResponderExcluir
  7. Ele é um jornalista sério que admiro muito. Parabéns pela matéria! Rogerio Palma

    ResponderExcluir
  8. Caro Luiz, obrigado pela mensagem.
    Todos os meus artigos estão previamente autorizados para re-publicação, desde que sejam creditadas as fontes. No caso do texto alusivo ao pontificado de Francisco, credita-se o G1 e a data da publicação.
    Um grande abraço e parabéns!
    André Trigueiro

    ResponderExcluir
  9. Não tenho a menor dúvida tratar-se de um Principe! Sou fã. Selena

    ResponderExcluir