segunda-feira, 25 de março de 2013

COMISSÃO DA VERDADE NAS ASAS DA PANAIR


Documentos considerados sigilosos que comprovam a suspeita de perseguição política e financeira à empresa por parte do governo militar serão agora investigados. Segundo Rocha Miranda, filho de um dos sócios da empresa, Celso da Rocha Miranda, seu pai e o sócio Mario Wallace Simonsen foram identificados com os governos de Juscelino Kubitshek e João Goulart, o que motivou a perseguição e o fechamento da  Panair.
 Com 100% de capital nacional, a Panair era a maior companhia aérea brasileira na época, concessionária da maior parte dos vôos internacionais e rede nacional igualmente poderosa, com uma estrutura em terra que nenhuma companhia alcançou até hoje. O governo militar pressionou para que fosse decretada a falência, ocorrida em 10 de fevereiro de 1965.
  ...E O FECHAMENTO DAS TVS EXCELSIOR E TUPI  ?
A linha de investigação à empresas perseguidas dá o start com a Panair, mas uma pergunta que não quer calar, fica no ar: E as emissoras de televisão Excelsior e Tupi, que também foram cassadas pelo governo militar?
Mario Wallace Simonsen, além de sócio da Panair, era proprietário da TV Excelsior e amigo pessoal de João Goulart, o presidente deposto pelos militares. Ele sofreu pressão das empresas americanas de café, orquestrada por Herbert Levy, e por não ter transmitido os acontecimentos de 1964, foi inquirido e teve a então poderosa Excelsior imediatamente fechada, em 23 de abril de 1964, no mesmo mês do Golpe. A Excelsior foi a primeira emissora de televisão a ser administrada com visão empresarial. Nem o pedido de Bibi Ferreira (então contratada da emissora) ao Marechal Castelo Branco  adiantou.
A Tupi, a primeira emissora brasileira e quarta da América Latina,  mergulhada em dívidas, também teve seus transmissores lacrados pelo Governo Figueiredo sem dó e piedade. Uma vigília de 18 horas na Urca comandada pelo apresentador Jorge Perlingeiro transmitiu a agonia de funcionários da emissora em espetáculo dramático que comoveu o país.
Fernando Chateaubriand, filho de Chatô, esteve presente no palco do grill, e fez apelo  ao vivo ao general Figueiredo que deixasse a emissora prosseguir aos cuidados de uma cooperativa administrada pelos funcionários e técnicos sob o seu comando. No YouTube, este vídeo está postado. Nem a amizade que uniu o seu pai com o General Euclides Figueiredo,  pai de João Batista Figueiredo falou mais alto.(sabe-se que Chatô ajudou muito o então comandante da Revolução Constitucionalista de 1932). No dia 18 de julho de 1980, a dois meses de completar 30 anos de pioneirismo, a maior rede de emissoras brasileiras, as Emissoras Associadas, fechou as portas.
A intervenção do regime militar à estas importantes empresas de comunicação também merece investigação.
A Comissão da Verdade com a palavra.

5 comentários:

  1. Fui muito amigo da família Simonsen. Acompanhei esse período próximo e realmente foi uma perseguição covarde.Mario era amigo de Jango e tudo foi por agua abaixo. Um ano depois ele morreu pobre e deprimido em Paris. Concordo que em sua memória essa investigação deve ocorrer. Paulo Mendonça de Barros

    ResponderExcluir
  2. A tramoia contra a Panair desmontou o Brasil de JK. Tudo aconteceu rápido e quando a aeronáutica levou o despacho do fechamento ja estavam na pista do Galeão os aviões da Varig e da Cruzeiro do sul para abocanhar o mercado. Meninos eu vi!! Túlio Miranda

    ResponderExcluir
  3. O estrago do golpe militar foi bem maior como constatamos. Além das mortes, torturas e censuras houve também perseguições a empresas dignas. Tudo dominado como falam hoje...Tudo se sabe um dia mas agora é hora de dar nomes aos bois. Lita Paes Leme

    ResponderExcluir
  4. O ex-presidente João Goulart foi o estopim de tudo porque fez a campanha presidencial pela PanAir. Quando os militares assumiram abriram caminho para Ruben Berta da Varig que diziam na época ter armado espionagem em cima da concorrente Espero que a Comissão vá fundo e que investigue tudo porque ficaram muitas suspeitas no ar.
    Rogerio Palma

    ResponderExcluir
  5. Aqui "tudo gente fina e sincera" Adorei.
    Efusivos parabens ao Bucaneiro pelos quatro anos de blogagem.
    Já estou voltando à ativa depois do tombo (literal) rs fratura de coluna, inativa quasi quatro mêses.. nisso .perdi os direitos de Beckett, enfim c"est la vie rien de rose...
    mas sou teimosa insisto e não desisto e estou partindo para outro trabalho. Je revien Bucaneiro for ever!

    ResponderExcluir